A alegria de receber um filhote de cachorro em casa é enorme. Quando olhamos eles tão pequenos, nem chegamos a pensar que eles dão um pouquinho de trabalho. Mas claro que sempre vale a pena, confira algumas dicas de adestramento! E é por isso que o adestramento nos cachorros é tão importante, e o ideal, é que seja realizado desde que são filhotes. Na fase que são pequenos eles absorvem tudo, e neste sentido, não deixe de ensinar truques e adestrá-lo.
Qual a idade para começar o adestramento de cães?
Essa é uma das primeiras perguntas de quem quer saber como se realizar o adestramento.
Algumas palavras são bem importantes os filhotes escutarem e saberem do que se trata: não, muito bem, aqui!
Digamos que essas três palavras devem ser adotadas pelo tutor desde que ensina um filhote.
Vale sempre lembrar que a repetição é a chave de um bom adestramento. E claro, muita paciência. Dependendo do cachorro, indica-se chamar um adestrador profissional, mas se isso não for possível. alguém da família e com o apoio de todos podem fazer este serviço.
Outra questão é fazer o uso de recompensas diante de ações positivas. Eles irão entender muito bem e para ganhar aquilo que querem vão ter ações positivas.
E é válido lembrar que adestramento inteligente não combina com violência. Isso deixa-o mais irritado e até traumatizado!
Truques importantes
Quando late demais
O cachorro late muito quando está entediado e agitado. Por isso, recomenda-se levar para passeios, comprar brinquedos e quando possível se entreter com ele. Claro que um latido diário é normal, até porque é uma forma de ele se expressar. Ele só não pode ficar latindo pra qualquer coisa, isso demonstra que não teve um bom adestramento.
Pular nas pessoas
Algumas pessoas não gostam, e dependendo da situação pode assustar e até sujar a roupa da pessoa. Nesta hora, uma dica é quando o cachorro tentar pular em alguém, você pode borrifar com água o seu rosto.
Xixi no lugar certo
Uma das queixas de muitas pessoas é o filhote não fazer o xixi no lugar certo. E dependendo do adestramento, ou falta dele, isso pode se prolongar para a vida adulta. Primeiro, não se pode esfregar o focinho na sua necessidades como xixi e cocô, ou, utilizar o jornal para fazer barulho. Então, deixe claro onde você quer que ele faça, e evite assimilações complexas. Lembre-se: os cachorros demoram pra aprender. E depois, seja claro com o que você quer incentivar. Qualquer adestramento deve ser guiado com respeito, paciência e dedicação. Assim, como as crianças os cães também levam um tempo para aprender. Neste vídeo abaixo há dicas bem interessantes. Assista! https://youtu.be/6I-ga88mdoI
Atender Seu Chamado
Na coleira, chame o nome dele tendo um biscoito escondido na mão. Quando ele atender e vier para seu lado, dê a ele o biscoito. Ele não pode entender que está indo receber um biscoito, mas sim que está recebendo um biscoito por ter ido ao seu lado. Faça isso várias vezes ao longo dos passeios que fizer com seu cachorro.
Depois de um tempo, solte-o e teste para ele vir mesmo sem coleira.
Fazer Xixi no Lugar Certo
Sempre que ele fizer no lugar certo, elogie e faça um agrado.
Quando seu cachorro fizer xixi no lugar errado, reclame verbalmente, interrompa-o e coloque-no no lugar certo de fazer xixi. Faça questão de mudar a expressão quando colocar ele no lugar certo. Entenda que ele precisará entender, a partir de você, o que está certo e o que está errado quando ele fizer xixi no lugar errado . Lembre-se que não há como adestrar um cachorro se você não estiver presente no momento do erro.
Não Encoxar Visitas
Lembra da questão da dominância? Sua visita não tem poder sobre o cachorro.
Logo, o papel e responsabilidade é sua de proibir esse comportamento. Existe um papel duplo também. Sua visita pode ficar constrangida com seu constrangimento e tentar aliviar a situação fazendo um carinho no dog. Aqui é até engraçado, mas você precisará repreender sua visita a não fazer carinho nele para não incentivar e explicar a ela que você está descobrindo como adestrar um cachorro. Enquanto isso, seja firme, reclame e até prenda o cachorro se for preciso.
Quando ele se acalmar, pode soltar. Se repetir, prenda novamente.
Parar de Cavar Buracos
Cachorros que cavam muitos buracos podem ter muita energia presa.
Uma boa solução é deixar eles usarem mais a energia, como passeando mais ou deixando eles correrem em um lugar apropriado. Porém, caso o problema persista ou caso você realmente não possa descarregar essa energia, você pode simplesmente pegar o cocô do animal e colocar onde ele faz os buracos. Essa é uma forma bem eficaz de como adestrar um cachorro cavador de buracos. De repente, ele cessará.
Não Subir Na Cama/Sofá
Se seu dog sobe quando você não autoriza (afinal, a casa é sua), você deve imediatamente colocar ele no chão. Não ache bonitinho nem faça carinho. Mesmo que você aceite que ele suba no sofá ou na cama, esse é um modo bem firme de entender como adestrar um cachorro. Quando ele subir, reclame e coloque no chão.
Quando ele descer e se acalmar, chame com tapinhas no sofá ou assobio. Recompense quando ele subir com elogio ou carinho. Isso, com o tempo, fará ele entender que só pode subir depois que estiver propriamente autorizado.
Evitar Choros ao Deixá-lo Sozinho
Quando você começa a se arrumar, o dog começa a desesperar?
A solução aqui pode ser um pouco complexa, mas vai ajustar facilmente o comportamento deles. O primeiro passo é não se despedir dele. Sim, talvez você se sinta mal com isso e queira ignorar, mas vai salvar o problema de ter que ver o dog desesperado arranhando a porta. Além disso, caso ele já tenha esse comportamento, o recomendado é se vestir para sair da mesma forma que você faz mas, simplesmente, não sair.
O cachorro não vai mais entender que se arrumar significa sair.
Regra de Ouro Obrigatória
Muitos donos de cachorros tem receio de saber como adestrar um cachorro pensando que removerão a personalidade dele e o farão escravos. Na verdade, adestrar um dog é algo bem similar a como criamos nossos filhos. Precisamos educar e fazer com que eles nos respeitem para que cresçam felizes e em harmonia.
Após entender as regras de ouro, você poderá entender os principais erros que comete ao conviver com seu cachorro e os vários motivos de porquê ele nem sempre respeita você. É algo bem simples depois que você entender, mas tudo que seu companheiro canino faz que você desaprova é, na verdade, culpa sua. Mas calma, você não sabia que cometia esses erros até agora! Após esse artigo, adeus aos erros e olá a um cão sadio e adestrado.
Assim como humanos, cães também funcionam através do condicionamento.
Primeiro te convido a pensar em você mesmo. Vamos supor que você tem um sobrinho com 10 anos de idade que vai à sua casa todo fim de semana e você resolve dar um Serenata (chocolate) para ele sempre. Você repete esse comportamento por meses e meses. Em um certo dia, quando ele chega, ansioso pelo Serenata, você não tem para dar. Consegue entender o que acontecerá?
Ele estará aguardando a recompensa do comportamento.
E qual o comportamento? Aqui que entra a questão que você não tinha conhecimento sobre como adestrar um cachorro. Você condicionou seu sobrinho a entender que ganhará um Serenata sempre que for à sua casa. Então ele irá esperar essa recompensa sempre que for. Porém, podemos usar isto muito mais facilmente com nossos dogs para poder gerar comportamentos mais firmes e contínuos.
São duas bases do comportamento: positivo e negativo.
Se seu cachorro fizer algo que você quer incentivar, basta recompensar ele. Se seu cachorro fizer algo que você considera ruim e quer que ele pare, então você precisa punir ele. E não, você não precisa (nem deve) espancar seu cachorro não importa o quanto você queira entender como adestrar um cachorro. No entanto, é preciso saber o que significa estímulo positivo e estímulo negativo e ser firme na decisão.
Caso contrário, até um Shih Tzu pode desrespeitar você.
Já entendeu a base, certo? Agora vamos para a parte prática de como adestrar um cachorro de forma fácil, rápida e diária. Entendendo isso, você poderá treinar seu cachorro para respeitar você e fazer, exatamente, o que você pedir.
Seu cachorro será ou dominante ou dominado. Não existe meio termo.
Seu papel é fazer com que ele seja dominado. E não entenda isso como algo ruim, significa apenas que ele respeita você e seguirá o que você pedir. Caso contrário, ele entenderá que quem manda é ele e que você deverá fazer o que ele pedir. Você não quer isso, correto? Então vamos à regra de ouro do treinamento positivo para como adestrar um cachorro.
Incentive comportamentos positivos imediatamente.
Você precisará ter um comportamento que estimule seu dog e que diga para ele que o comportamento dele é bom. Isso significa tom de voz, biscoitos, carinhos e o que deixar seu dog feliz. Algo importante a frisar é que você não pode intercalar os dois se quiser saber como adestrar um cachorro. Se seu cão fez algo negativo, você precisará punir ele (já falo sobre isso). Se, depois de punir, você der um abraço nele, então ele não entenderá a mensagem e você poderá reforçar o comportamento negativo.
Puna comportamentos negativos imediatamente.
Sim, eu repeti a expressão do positivo para garantir que você entenda que não pode nem punir e nem recompensar por algo que aconteceu no passado. Você precisa agir imediatamente após seu cão realizar o comportamento, seja ele positivo ou negativo. Caso você veja, por exemplo, algo que ele fez em um cômodo e vá reclamar com ele em outro cômodo, não há como adestrar um cachorro dessa forma.
O estímulo, positivo ou negativo, precisa ser imediato ao comportamento.
Para punição, na tática de como adestrar um cachorro, você pode usar um tom de voz diferenciado e olhar mais firme enquanto reclama com ele. Nunca use o mesmo tom de voz para reprimir seu cachorro que você usa para elogiar ou incentivar. Ele precisará entender a diferença. Imediatamente após o comportamento, você deve dar uma punição. No próximo tópico vou te dar dicas rápidas para os problemas mais comuns de adestramento.
Viu como é fácil? Você só precisa decorar três questões.
- Comportamento positivo? Biscoito ou carinho imediatamente.
- Comportamento negativo? Firmeza e carão imediatamente.
- Nunca misture os dois e sempre responda imediatamente.
O que estou fazendo de errado com meu cachorro? Erros mais comuns que os donos cometem
Começar o adestramento depois que o filhote tem mais de seis meses: a fase que o animal de estimação ainda é filhote, costuma ser mal interpretada por muitos donos. Como acreditam serem filhotes, acabam deixando passar essa fase para então daí começar a ensinar algo. Mas dependendo do temperamento do filhote, pode ser tarde demais. Por isso, é tão importante o adestramento começar quando o filhote ainda é pequeno.
Só dar bronca e não ensinar: os cachorros não sabem tudo e por isso é tão importante o dono ensinar. Não adianta apenas dar bronca e bater, se o dono não ensina nada para o animal.
Esfregar o focinho do cachorro nas suas necessidades: este é um dos erros bem comuns por donos de cachorros. Não se deve esfregar o focinho do cachorro em suas necessidades. Isso apenas reforça o ato. Neste caso, muita paciência para mostrar o local que ele deve fazer as necessidades e quando fazer, deve-se dar um agrado, para reforçar o ato positivo feito anteriormente.
Passar a insegurança aos cachorros: ás vezes os animais de estimação são tão medrosos que os donos acreditam ser da personalidade do animal. Claro, isso até pode acontecer. Mas em alguns casos, animais que tem medo de veterinário, chuva, banho, tem medo porque o dono assustou ou reforçou este ato, deixando assim o animal inseguro.
Não sair com o cão: Antes de se perguntar sobre “o que estou fazendo de errado com meu cachorro”, não pense que ele é um enfeite e pode ficar trancado na sua casinha ou outro local, sem sair ou brincar. Principalmente cães que moram em apartamentos, é fundamental que o dono saia pra passear com ele.
Alimentar mal o cachorro: isso demonstra que o dono não esta nem aí para o animal. É importante o dono também cuidar e alimentar bem o seu bichinho. Isso vai ajudar na longevidade do animal.
Não dar atenção suficiente: e claro, não dar atenção o suficiente. Não basta apenas comprar, ou adotar e não interagir com o animal de estimação. Brincadeiras, passeios são muito importantes para o bom desenvolvimento do animal.
E você, chegou a cometer alguns destes erros? Divida aqui a sua opinião e experiência. Nós vamos gostar de saber.
Uma resposta