BLOG

Trissulfin: para que serve esse medicamento?

As doenças infecciosas são bastante comuns, principalmente em cães e gatos, mas também em animais exóticos. Os agentes que causam essas doenças são chamados patógenos e assumem muitas formas diferentes.

Os mais difundidos são os organismos microscópicos: vírus, bactérias e protozoários, etc.

 Para que é indicado o Trissulfin?

O Trissulfin é um medicamento indicado para tratamento de todas as doenças sensíveis à ação do Sulfametoxazol e do Trimetoprim, como: DCR, colibacilose, pasteurelose, tifo aviário, pulorose, coriza infecciosa, infecções primárias e secundárias, purulentas ou não.

Para que serve Trissulfin para cães?

Trissulfin é indicado na prevenção e no tratamento das enfermidades que acometem aves causadas pelos agentes Escherichia coli, Salmonellaenteritidis, Salmonellagallinarum e Pasteurellamultocida.

dog 1210559 1920

Como usar Trissulfin?

Trissulfin deverá ser administrado na dose de 33,33 mg/kg de peso vivo para o sulfametoxazol e 6,67 mg/kg de peso vivo para o trimetoprim, o que corresponde a 333,34 mg do produto final/kg de peso vivo. Desta maneira, pode-se fornecer Trissulfin aos animais considerando-se 1 g de produto para cada 3 kg de peso do animal.

A inclusão do produto poderá ser calculada a partir da dose do Trissulfin considerando o peso vivo dos animais a receberem o tratamento e seu consumo médio de ração, de acordo com o cálculo abaixo:

Dose:

333,34 mg de produto/kg de PV x Peso médio dos animais a serem tratados (kg) x 1000

Outra forma para inclusão do produto na ração é a seguir como base as relações entre o peso dos animais a serem tratados e a quantidade de produto (mg) a ser adicionado por kg de ração, como descrito no quadro abaixo:

                    Sugestão de uso para inclusão  doTrissulfin na ração de aves
       Variáveis Aves            Quantidade de Produto (mg/kg de Ração)
Peso (Kg) Mínima Máxima
0,04-0,8 260 5.040
0,8-2,02 1770 4460
2,02-2,67 3680 4870
1,4-2,7 4060 11540
3,4-5,0 3180 13130

Salienta-se que como forma de uso principal do produto, o médico veterinário deverá considerar o tratamento na dose de 40 mg de sulfametoxazol + trimetoprim/kg de peso vivo/dia, ou seja, 333,34 mg de Trissulfin/kg de peso vivo.

A dose calculada deve ser totalmente fornecida diariamente durante o período de tratamento, que poderá ser realizado por até 03 dias consecutivos ou a critério do Médico Veterinário. A ração contendo Trissulfin pode ser fornecida aos animais por até 10 dias após sua mistura.

Para que serve Trissulfin injetável?

Trissulfin Injetável é indicado para o tratamento das doenças infecciosas bacterianas, causadas por agentes Gram-positivos e Gram-negativos, sensíveis a associação sulfa e Trimetoprim.

Para bovinos os agentes etiológicos susceptíveis ao produto são: Clostridium perfringensEscherichia coliPasteurellamultocidaSalmonella DublinStreptococcusagalactiae e Staphylococcus aureus.

Para ovinos os agentes etiológicos susceptíveis ao produto são: Clostridium perfringensSalmonella DublinStreptococcusagalactiae e Staphylococcus aureus.

Quando usar Trissulfin?

Muitas doenças infecciosas têm sinais e sintomas semelhantes. Às vezes, amostras de fluidos corporais podem revelar evidências do micróbio específico que está causando a doença. Isso ajuda o médico a adaptar o tratamento.

Análise de sangue

Um técnico coleta uma amostra de sangue inserindo uma agulha na veia, geralmente no braço.

Análise de urina

Para este teste indolor, você precisa urinar em um recipiente. Para evitar uma possível contaminação da amostra, você pode ser instruído a limpar a área genital com uma almofada anti-séptica e coletar urina no meio do seu curso.

Exsudato faríngeo

Amostras da garganta ou de outras áreas úmidas do corpo podem ser obtidas com um cotonete estéril.

Amostra de fezes

Você pode ser instruído a colher uma amostra de fezes para que um laboratório possa analisar a amostra em busca de parasitas e outros organismos.

Punção lombar (punção espinhal)

Este procedimento coleta uma amostra do líquido cefalorraquidiano usando uma agulha que é cuidadosamente inserida entre os ossos na parte inferior da coluna vertebral. Em geral, você será solicitado a deitar de lado, com os joelhos perto do peito.

O médico pode solicitar exames laboratoriais ou de imagem para determinar a causa dos sintomas.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas