BLOG

Tudo sobre Avicultura [Manejo da Produção de Aves]

avicultura

A avicultura compreende todo o processo e criação de aves e ela se divide em algumas áreas, como Avicultura de corte e postura.

O setor avícola é responsável pela geração de renda da propriedade de muitas famílias aqui no Brasil. Desde o seu surgimento até hoje, o setor é importante a economia do país.

A criação de galinhas, criação de codornas e as granjas de frangos são as atividades de destaque na avicultura.

Neste artigo entenda o que é avicultura e descubra dicas para se destacar no negócio de avicultura.

O que é avicultura?

A avicultura é a criação de aves para produção de alimentos, como carne e ovos.

É uma atividade tão antiga e que até hoje segue presente no país. E há os seus motivos: é uma fonte com preço acessível, de ciclo produtivo rápido e de alta produção.

Isso se deve ao poder aquisitivo das pessoas que aumentaram o consumo de proteína e também aos fatores positivos que colocaram o Brasil como um dos maiores produtores de aves no mundo.

Deixando estes aspectos de lado, vamos ao que interessa. A avicultura vem se expandindo e com ela o emprego e manejo de técnicas que melhoram o resultado dos produtores.

Por isso, neste texto acompanhe algumas questões importantes sobre a avicultura no Brasil.

Campilobacteriose Campylobacter em Aves

Quando surgiu a avicultura no Brasil?

De início, os primeiros passos da avicultura brasileira foram dados por produtores familiares.

No Brasil, ela surgiu especificamente na década de 30 e por pequenas famílias. Mesmo hoje o setor ter atingido grandes produtores, famílias menores ainda continuam exercendo a avicultura como fonte de renda.

Na década de 70, a avicultura começou a ganhar mais destaque devido a chegada de especialistas no processo de produção do frango. Logo, a avicultura evidencia-se mundialmente na produção de proteínas de origem animal, tanto com a carne de frango, quanto a produção de ovos.

Avicultura no Brasil

Para continuar sendo referência no setor, o Brasil tem investido na avicultura. Isso se deve a escolha das linhagens ou materiais genéticos leva em consideração o tipo de produção que se deseja.

Uma série de fatores colaborou para que a avicultura no Brasil se tornasse referência e obtivesse bons resultados.

O País tem potencial de ser o polo produtor do mundo. Questões como:

  • Clima favorável à criação;
  • Expansão da cultura da soja e do milho;
  • Boa receptividade do consumidor ao produto;

Estes foram alguns dos impulsos para bons resultados. porém, é importante ter em mente que o investimento no manejo de frangos de corte exige técnicas específicas e planejamento.

Isso pode ser o diferencial  a sua criação.

Conforme pesquisas, o Brasil se tornou o maior exportador e o segundo maior produtor de carne de frango do mundo. Isso colocou o país em posição de destaque no âmbito mundial.

No mercado nacional, o frango supera as vendas de carne bovina e suína. E a previsão é de que a avicultura continue em ascensão nos próximos anos.

O Paraná é responsável por cerca de 35,86% da exportação nacional de frango no país.

O que é a avicultura de corte?

A avicultura de corte é o nome dado a criação de aves que serão levadas ao abate com o objetivo de comercialização da sua carne. Hoje essa é uma das atividades agropecuárias mais desenvolvidas.

A produção de frangos de corte no Brasil é feito pela integração entre as agroindústrias e os produtores.

A agroindústria fica responsável por fornecer todos os meios de produção ao produtor e o produtor fica responsável por produzir o animal até a fase de abate, na qual a ave é entregue a agroindústria.

frango de corte

Avicultura de postura

O que é a postura das aves? Essa é uma dúvida comum!

A avicultura de postura se destina a criação de galinhas da produção de ovo. É cada vez maior exigência dos consumidores por alimentos seguros e sustentabilidade ambiental.

Os ovos ocupam o quinto lugar no ranking das proteínas mais consumidas no mundo, estando atrás de leite, pescados, suínos e frangos e à frente dos bovinos.

As galinhas são as principais fontes de produção de ovos ao consumo, seguidas pelas patas e pelas codornas. Já as Galinhas poedeiras ou de postura são aquelas destinadas á produção de ovos.

O Manejo do ovo se refere a diversas etapas como: Transporte; Acondicionamento; Lavagem; Ovoscopia; e Aspersão de óleo.

Ovo

  • Manejo nutricional 70% do custo de produção;
  • Cada ovo 41g de ração;
  • Deficiência de nutrientes qualidade do ovo;

Tipos de Ovos

  • Tipo 1 ou extra: 60g;
  • Tipo 2 ou grande: 55g;
  • Tipo 3 ou médio: 50g;
  •  Tipo 4 ou pequeno 45g

Ciclo de postura

  • De 17ª A 18ª 5 a 10%
  • De 19ª a 20ª 50%
  • De 28ª a 30ª Mais de 90%
  • De 45ª a 70ª Ocorre decréscimo na produção
  • Acima de 80ª Descarte

A produção de ovos do Brasil bateu recorde histórico em 2016. O Crescimento registrado foi de 6,1% e chega a 39,5 bilhões de unidades, conforme dados ABPA.

Nos últimos anos, o Brasil se tornou o maior exportador e o segundo maior produtor de carne de frango do mundo.

Certificação na cadeia avícola

Produtos veterinários para aves

Quem pratica a avicultura precisa de produtos veterinários para a criação de aves. Confira abaixo os mais procurados:

  • Bebedouro para frangos e codornas é indicado para granjas, viveiro ou até ao ar livre, disponibilizando água a vontade aos animais
  • Agulha Hipodérmica Hoppner permite maior praticidade e ainda garante total conforto ao animal
  • Baycox é um excelente produto para combater a coccidiose em aves, auxiliando na conquista de ótimos resultados de produção
  • Proverme Anti-helmíntico eficaz no controle dos nematódeos em bovinos, equídeos, suínos, aves, cães e gatos

avicultura

O que é Embrapa e quais seus objetivos?

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada pelo governo em 1973, e entre os seus objetivos é desenvolver um modelo de agricultura que transforme o Brasil.

Com suas pesquisas e apoio, a Embrapa conseguiu ajudar muitas famílias e o setor de carne do Brasil, se transformar em um dos maiores produtores e exportadores mundiais de carne. Por isso, sua importância na agricultura.

Embora o país, seja bastante adequado as práticas de agricultura e pecuária, sempre tinha diversos obstáculos de se conseguir uma produção relevante. E a Embrapa conseguiu ajudar agricultores e órgãos nesse sentido.

Com o fermento a pesquisa, tecnologia, curso e incentivo auxiliou no crescimento e expansão da agricultura e pecuária brasileira, que hoje é muito do que foi desenvolvido se deve ao apoio da Embrapa.

Podemos afirmar que um dos objetivos principais da Embrapa é que ela assumiu a frente de pesquisa para desenvolver mecanismos apropriados ao nosso clima tropical, e contribuiu positivamente para o crescimento rural de muitos produtores. 

Para saber mais sobre o manejo ambiental na Avicultura, leia este documento desenvolvido pela Embrapa e entenda a importância do manual de segurança e qualidade para a avicultura de postura.

Assista ao vídeo abaixo e conheça o aviário modelo, uma estrutura ideal montada pela Embrapa em parceria com diversas empresas da iniciativa privada.

Neste texto você conferiu informações importantes que podem ajudar a instruir produtores rurais para uma mudança de hábito, costume, postura e atitude no trato dos produtos alimentícios, que será de grande valia inclusive para seu próprio benefício.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Avícola Meriti

Excelente conteúdo. Parabens!

Angelica weise

Continue nos acompanhando!

[…] Medidas preventivas são de extrema importância para a rotina da saúde animal e formam a próxima linha de defesa contra doenças, após proporcionar um ambiente limpo e higiênico através de boas práticas de avicultura. […]

[…] Antes de mais nada, é importante saber que os frangos de granja são animais que requerem alguns cuidados especiais na hora do manejo. […]

joana

Olha que bom, essa pessoa e boa.

AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas