Os cachorros não podem comer tudo aquilo que o ser humano come.
Por isso, é muito importante o tutor ter um cuidado na hora de dar a comida ao cachorro. Alguns alimentos são proibidos e podem até fazer mal ao cachorro. Por isso, continue lendo o texto para saber quais são estes alimentos proibidos para cães!
Lista de alimentos proibidos para cães
Vamos listar alguns destes alimentos, você pode até pensar que já deu para o seu cachorro, e que não deu nada de ruim para o seu cachorro. Mas em longo prazo pode dar. Por isso, não insiste e tenha esse cuidado para que o seu cachorro não sofra as consequências daqui há alguns anos. Conheça alguns destes alimentos:
Chocolate
Ele está na lista dos alimentos proibidos e não adianta nem ficar com pena do seu cachorro. A toxina presente chamada de teobromina pode trazer algumas complicações para o seu pet. Por isso, o chocolate está na lista!
Alho e cebola
Estes alimentos também se encontram na lista dos alimentos proibidos para os cachorros. As toxinas também podem trazer complicações para o animal. Por isso, evite!
Alimentos gordurosos
Isso inclui pizza, massas, cachorro quente. E se conter cebola ai sim, que o seu cachorro pode ter complicações no intestino. Não é nada bom para ele! Claro que eles vão amar, mas a sua saúde ficará mais debilitada.
Uva (naturais ou passas)
Estes alimentos devem ser evitados. Isso porque podem causar vômitos e, no longo prazo, podem provocar lesões renais.
Abacate
A presença da toxina conhecida como persina, trás efeitos negativos ao sistema digestivo e cardíaco dos cachorros. Por isso, não se recomenta essa fruta!
Café
Qualquer alimento que contenha cafeína pode fazer muito mal para cachorro. Ele pode sentir agitação, convulsões, respiração ofegante e palpitações cardíacas. Jamais dê café ao animal!
O que é adequado para ele comer?
Em rações de boa qualidade você pode encontrar as substâncias boas para o seu animal. Nela contem todas as vitaminas e proteínas que são importantes para o desenvolvimento do seu cachorro. Confira no site algumas opções de rações!
Alimentos tóxicos em cães
Todos nós donos de cães, sabemos bem o quanto se torna difícil negar um alimento ao nosso animalzinho, ainda mais quando fazem aquela carinha de “por favor me dá”. Mas atrás de alimentos “aparentemente inofensivos”, existem vilões na saúde do seu animal.
Como por exemplo miolo de pão, esse pode se expandir no estomago do seu animal e provocar fortes dores, sendo assim um dos alimentos tóxicos em cães.
Muitas pessoas tem costume de dar aquela cebola refogada com gostinho de carne para seu bichinho, sem saber que o consumo desse alimento em excesso, pode causar uma anemia hemolítica, em função de uma substancia encontrada na cebola, o tissulfato, que é tóxico à cães.
Uma pequena quantidade de cebola, tanto refogada, desidratada ou crua, pode ser prejudicial ao seu animal. Cerca de 15 a 30 g de cebola para cães, já é o suficiente para causar alterações hematológicas.
Assim como a cebola, o alho também é tóxico, é comum darmos restos de comidas para nossos animais, muitas vezes aquele arroz temperado com alho.
Em grande quantidade o alho no organismo do seu pet, pode causar destruição de células vermelhas resultando em uma anemia. Existem muitos remédios para cães contendo alho, porém, em quantidades baixas não é prejudicial, lembrando que os remédios tem uma quantidade exata, garantindo a segurança da saúde do seu animal.
Frutas como abacates e uvas devem ser evitadas, a primeira possui uma toxina fungicida inofensiva para humanos, mas nos cães pode causar desde vômitos a parada da digestão, podendo ser fatal. A uva por sua vez, pode causar insuficiência hepática e renal, e pequenas doses podem levar a morte do animal.
Segundo pesquisas de PELUSO & TUDURY 2010, o chocolate é o maior causador de intoxicação, por conter a teobromina e a cafeína (presente também no café), pertencentes ao grupo das metilxantinas. Essas substâncias podem causar vómitos e diarreia, sede e urinação excessiva, hiperatividade, ritmo cardíaco anormal, tremores, convulsões, coma e até a morte.
Existe uma lista enorme de alimentos que podem causar intoxicação em nossos bichinhos, por isso, sempre a melhor opção é a ração. Pois esta já é balanceada, com ingredientes ideais para nossos pets. Assim, você vai ter a certeza que está alimentando o seu gato ou cachorro da forma correta. Em caso de dúvidas sempre procurar por um Médico Veterinário ou um Zootecnista, esses poderão lhe indicar a melhor ração para animal.
Uma resposta