Aves doentes e o BMD 100 11%: para que serve esse medicamento?

As doenças entéricas nas aves resultam em vários problemas, incluindo segurança alimentar, perdas de desempenho e aumento da mortalidade. A enterite necrótica é uma das doenças entéricas mais comuns em aves e a perda anual mundial é estimada em mais de US $ 2 bilhões.

Vamos falar de um medicamento que é indicado e pode ajudar no tratamento. É o BMD 100 11%.

O que é enterite necrótica?

BMD 100 11%

A enterite necrótica é causada por Clostridium perfringens , uma bactéria Gram-positiva comumente encontrada no ambiente e no intestino de humanos e animais.

Antibióticos através de ração e água controlam adequadamente a doença, mas existem regulamentos para remover esses antibióticos promotores de crescimento e de classe compartilhada da produção de aves. Para manter a saúde do trato intestinal, são necessárias opções alternativas para controlar a doença e manter os animais saudáveis.

A enterite necrótica é uma doença multifatorial complexa, com muitos fatores desconhecidos que influenciam sua ocorrência e a gravidade dos surtos. Em particular, surtos esporádicos de enterite necrótica podem ocorrer frequentemente em fazendas onde os antibióticos não são usados ​​como promotores de crescimento, infecções coccidiais não são controladas, a prática de criação não é rigorosa e dietas baseadas em grãos viscosos com fontes de proteína animal.

Os fatores predisponentes para a rápida proliferação de  C. perfringens  e o surgimento de enterite necrótica incluem outros fatores alimentares e de criação, como danos à mucosa intestinal por infecção coccidiana ou alteração da microflora intestinal normal como resultado de uma mudança na formulação da dieta, como como inclusão de um alto nível de grãos de cereais viscosos e / ou subprodutos animais, como peixes e farinhas de carne.

Quais são os sintomas da enterite necrótica?

A enterite necrótica é comum em frangos de corte de 2 a 5 semanas criados em ninhada e em perus de 7 a 12 semanas. Às vezes, o único sintoma da doença clínica (grave) é a morte rápida e inexplicável da ave.

Quando sintomas como depressão grave, diminuição do apetite, diarreia de cor escura, olhos fechados ou penas com folhos aparecem, eles geralmente duram pouco porque os pássaros morrem rapidamente. Os pássaros mortos parecem desidratados e parecem apodrecer muito rapidamente de dentro para fora.

Quando os pássaros mortos são abertos, pode parecer que o pássaro tenha coccidiose, mas os intestinos estão cheios de gás, frágeis e contêm um fluido marrom fedorento. No início da doença, o intestino pode conter úlceras ou manchas amarelas claras na superfície. Mais tarde na doença, a superfície interior do intestino pode conter o que parece ser uma membrana de cor bronzeada a amarela, que costuma se parecer com uma “toalha turca”.

O que é BMD 100 11%?

BMD Granulado 11% é um produto granulado contendo Bacitracina Metileno Disalicilato, que é um antimicrobiano eficaz no controle de infecções e outros microorganismos sensíveis a Bacitracina Metileno Disalicilato provocadas por Clostridium perfringens.

Cada 100 g de BMD Granulado 11% contém 11 g de Bacitracina Metileno Disalicilato.

BMD 100 11%
BMD 100 11%: para que serve esse medicamento?

BMD Granulado 11% é uma pré-mistura medicamentosa para aumentar o ganho de peso, melhorar a eficiência alimentar, prevenir e controlar a enterite clostridial em animais.
Processo Quilsonation patenteado que produz grânulos de fluxo livre e sem poeira para melhorar a fluidez e a estabilidade, garantindo a dosagem correta.

Para que serve BMD 100?

Antimicrobiano para a prevenção e controle da disenteria suína associada a Brachyspira hyodysenteriae e para a prevenção e controle da disenteria provocada ou complicada pelo Clostridium spp. e outros microrganismos sensíveis a Bacitracina Metileno Disalicilato.

  • Eficaz no controle de bactérias Gram + e altamente eficaz contra Clostridium perfringens.
  • É mais eficaz no intestino posterior, onde o pH médio é de 6,5 (exatamente onde é possível controlar a enterite clostridial).
  • Produto seguro que pode ser usado em todas as etapas da produção.
  • Devido à sua apresentação granular, flui adequadamente, o que garante concentrações homogêneas e precisas do ingrediente ativo.
  • Não é assimilado, portanto não há intervalo de segurança.

Como usar BMD?

  • Dose: 275 ppm na ração, ou seja, 2,5 kg de BMD® Granulado 11% por tonelada de ração.
  • Matrizes: entre 14 dias antes da data prevista para o parto e 21 dias pós-parto.
  • Leitões (até 65 kg): administrar até o desaparecimento dos sintomas clínicos.

Como usar BMD Granulado na suplementação de rações?

As dosagens poderão ser modificadas a critério do Médico Veterinário.

  • Frangos de corte: 500 gramas por tonelada de ração
  • Poedeiras e aves de reposição: 1000-2000 gramas por tonelada de ração
  • Perus: 2000 gramas por tonelada de ração
  • Codornas: 2000 gramas por tonelada de ração
  • Suínos: 2500 gramas por tonelada de ração

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas