O manejo dos bovinos na hora do embarque, desembarque e nos currais do frigorífico é um fator que exige tanto cuidado e atenção quanto qualquer das outras etapas da criação. É importante garantir o bem-estar dos animais, para que não haja prejuízos na qualidade da carne. Devem ser observados itens como ambiência, alimentação, sanidade entre outros.
A relação dos animais com os humanos é um dos principais motivos que podem afetar a qualidade da carne. Erros de manejo, maus tratos, como o uso abusivo de choques e pancadas podem causar acidentes ósseos, cortes, hematomas, danificando a carcaça, o que traz perdas econômicas. Por este motivo o cuidado deve ser constante, desde o início da criação, incluindo a alimentação correta, controle de doenças e parasitas como o carrapato, por exemplo, até o seu prudente transporte.
No manejo pré-abate, os danos à carcaça podem fazer o consumidor não aceitar a carne, não sendo aproveitada para o consumo direto. Além deste fator, existe também o risco de desenvolvimento de bactérias no ferimento causado ao animal.
Um dos erros mais cometidos no momento do transporte é o falar alto demais e até mesmo o gritar. Os bovinos devem ser conduzidos com calma. Caso o animal empaque, não se deve nunca gritar com ele nem agredi-lo de nenhuma forma; assustar os animais é uma atitude altamente contraproducente.
Quanto ao embarcadouro, é importante que as paredes laterais sejam fechadas, para evitar o contato com as pessoas do lado de fora e a projeção de sombras, que podem assustar os animais e fazê-los empacar. Recomenda-se também que o piso seja cimentado ou emborrachado, para evitar que os animais escorreguem e caiam (ferimentos desvalorizam a carne, como dito anteriormente). A inclinação deve ser suave, por volta de 20° e o local onde o caminhão encosta deve ter aproximadamente 1,4 metro.
Outro fator diferencial é o treinamento dos funcionários. Um serviço de boa qualidade só pode ser prestado por alguém que tenha conhecimento da área em que atua. O que se recomenda é o uso de bandeiras no auxílio à condução dos animais.
Fonte:
- https://www.docsity.com/pt/boas-praticas-de-manejo-embarque/4776784/
Respostas de 2