Hoje é muito comum os animais de estimação viverem por mais tempo. Eles são parte da família, e como todo integrante ele deve se sentir bem.
Por mais que acabam vivendo por mais tempo, eles pode chegar na velhice com problemas. Problemas estes que são bem comuns em cachorros idosos e nós vamos esclarecer para vocês quais são.
Principais doenças em cachorros idosos
Insuficiência renal
Um dos problemas comuns em cães idosos é a insuficiência renal, isso ocorre quando há uma alteração na capacidade de filtragem dos rins. Logo ele vai apresentar problemas como: diminuição da urina, sangue na urina e dor ao urinar, além de outros problemas. É importante que o dono leve ao médico veterinário para avaliar bem o animal. O tratamento pode ser por medicamentos ou até mesmo uma ração equilibrada.
Otite
Outro problema que animais idosos apresentam é a otite canina, mais conhecida como inflamação de ouvido. Se este problema não é tratado o cão pode ter meningite ou infecção. Por isso, é tão importante que durante o banho desde que o cachorro é filhote que seus ouvidos estejam protegidos.
Obesidade
Cachorros idosos podem ter obesidade e a principal causa é a alimentação inadequada. Se não tratada a obesidade pode acarretar em problemas sérios como diabete, problemas nas articulações, doenças cardiovasculares. Desta forma é importante que a alimentação do cão seja sempre equilibrada. Cuidado para não dar tudo para ele comer.
Depressão
A depressão é muito comum em animais idosos. Eles perdem o animo de brincar, sair com seus donos, e a depressão pode levar a outras doenças, justamente pelo fato do animal não se ajudar neste processo. Os veterinários sempre recomendam as brincadeiras e os passeios com os cachorros. Essas seriam forma de prevenção.
Cuidados com cachorros idosos
Listamos dois produtos bem importante em ambas doenças. São os suplementos e homeopáticos. Mas consulte sempre seu veterinário para saber mais a respeito.
Suplementos para cachorros idosos
Recomenda-se o Vitagold, ele é um suplemento vitamínico para alimentação animal. Pode ser usado em aves, bovinos, cães, caprinos, coelhos, equídeos, gatos, ovinos, pássaros, suínos. Indicado quando se necessita de uma suplementação de vitaminas, especialmente nas situações de elevada produção, mudança na alimentação, do alojamento e transporte, frio, calor ou vento excessivo e esgotamento.
Homeopáticos para cachorros idosos
Os medicamentos homeopáticos para cachorros podem ser aplicados em todos os segmentos de animais e os resultados na área de saúde são ótimos como também na produção, por exemplo, para ganhar peso.
Doenças renais em cachorros e gatos
As doenças renais em cachorros e gatos podem ser mais comuns do que vocês imaginam. Conforme a idade vai avançando, este problema de saúde vai se tornando mais frequente na saúde dos animais de estimação.
Vocês sabem quais são os sintomas iniciais? Sabendo identificar os sintomas iniciais é possível prevenir para que a doença não avance para um estado crônico. Os problemas renais começam a acontecer nos gatos e cachorros porque os rins tendem a não trabalhar como antes.
Quais os sintomas de doença renal em cães e gatos?
Entre os sintomas que a doença possa estar em um estágio mais avançado está a coloração e o odor da urina. Outros sintomas são os seguintes:
- Vontade de fazer xixi a todo instante;
- Urina mais clara e costuma ser despejada a toda hora;
- Sede excessiva, que se manifesta para repor tanto líquido perdido;
- Vômitos e diarreia;
Por isso, na dúvida é fundamental que o tutor leve o animal para realizar exames de sangue. Estes irão apontar as taxas de ureia e creatinina, que indicarão como está o rim do animal. Esse problema é ainda mais comum em gato idoso. Isso porque pelo menos 60% dos gatos idosos sofrem com esse tipo de problema de saúde.
Os problemas envolvendo as doenças renais em cachorros e gatos estão muito relacionados a fatores genéticos. Ocorre que o dono acaba cuidando da alimentação e mesmo assim o cachorro ou gato pode desenvolver o problema. E isso acaba acontecendo principalmente na velhice. O mais importante é que quanto mais cedo for diagnosticado a disfunção, menor a chance de evolução da doença.
O que acontece depois que é diagnosticado?
Assim que o seu cachorro ou gato for diagnosticado com problemas renais, primeiramente ocorre um tratamento com medicamentos via oral para amenizar sintomas como a dor nos bichinhos. Estes medicamentos irão diminuir a perda de de proteína pela urina. Mas você deve consultar um médico veterinário. Jamais compre remédios que você acredite ser melhor pra ele.
Também é possível que seu animal de estimação tenha algumas restrições alimentares, isso vai depender do estágio da doença. Normalmente o médico veterinário recomenda uma ração com nutrição balanceada para este tipo de doença.
Quando a doença está em um nível avançado, o médico veterinário tenta amenizar toda a situação para que o gato ou cachorro não sofra tanto neste estágio final. Por isso, muita atenção a todos os sinais!
Uma resposta