Devo castrar meu cachorro?

A castração precoce ajuda a evitar comportamento sexual. O cão se sentirá menos atraído por fêmeas no cio e, portanto, ficará menos tentado a montá-las ou a urinar para marcar território. Como castrar um cão macho? A retirada cirúrgica dos testículos constitui o método mais frequente de castrar um cão macho.

Castrar ou não o cachorro ainda é uma dúvida comum entre muitos tutores. Mesmo que essa seja uma prática relativamente simples, muitos tem dúvida se devem ou não. Castrar seu cachorro ou não? Essa é uma dúvida que muitos tutores têm. Por isso, listamos as vantagens e desvantagens sobre a castração.

Castrar um animal de estimação é um tema que continua gerando dúvidas, muitas delas por causa de falsas crenças a respeito desse assunto. Mas é válido ressalta que um dos problemas que mais acometem fêmeas é o tumor de mama, ou câncer. E isso já faz muitos donos de pet ficaram com receio de não castrar.

Sem contar mentiras e crenças que existem por trás da castração. Todas as dúvidas que você tiver sobre castrar ou não o seu cachorro, é bom conversar com o seu médico veterinário. Mas aproveitamos para deixar algumas de suas dúvidas sanadas.

Por que devemos castrar os cachorros?

Há sim muitas vantagens em castrar um cachorro, tanto a fêmea quanto o macho. Mais abaixo você pode ver as vantagens especificas. De modo geral, vai ajudar a diminuir a marcação de territórios dos cachorros. E o cachorro for castrado antes de completar um ano de idade, ele não demarcará território quando for adulto.

Se você tem o hábito de passear com o cachorro, este passeio ficará mais tranquilo, quando o cachorro é castrado. Isso porque o cachorro castrado não tem a necessidade de marcar território e nem correr atrás de fêmeas.

Não há motivos para se preocupar achando que o cachorro vai engordar quando for castrado. Só é preciso controlar a sua dieta.  O que pode acontecer é que castrar o cachorro pode aumentar seu apetite, mas se a dieta for controlada e o dono não ceder aos olhinhos brilhantes e aos chorinhos para ganhar petisco. Mais tranquilo agora?

Sobre a castração nas fêmeas, é comprovado sim que quando elas são castradas isso dá a elas menos chances de desenvolverem tumores na mama. O mesmo ocorre com os cachorros castrados, estes apresentam uma enorme diminuição no risco de desenvolvimento de algum tumor na próstata.

boxer 2831934 960 720

Por que castrar as cachorras fêmeas?

  • Evita gravidez indesejada, principalmente quando se tem um cachorro macho em casa.
  • Evita piometra (infecção no útero).
  • Evita gravidez psicológica e suas consequências como infecção das mamas.
  • Evita que a fêmea fique no cio.
  • Evita a transmissão de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia etc…

Por que castrar os cachorros machos?

  • Evita que seu cachorro fuja.
  • Evita o constrangimento do seu cachorro ficar agarrando em pernas ou braços de visitas.
  • Evita agressividade por excitação sexual constante.
  • Evita xixis excessivos durante os passeios.

Outra dúvida é achar que castrando o cachorro a sua personalidade vai mudar. Mas isso não vai ocorrer. O que vai acontecer é que ele não será tão agressivo quando estiver com outros cães. Como já descrevemos acima, diminuirão as probabilidades de que ele venha a sofrer de tumores no pênis e na próstata. E muitas pesquisas vem alertando que castrar o cachorro vai ajudar a sua saúde.

Quem resolver castrar seu cachorrinho deve estar ciente de que deve procurar uma clínica veterinária habilitada. Claro que falar em cirurgia deixa qualquer um preocupado, mas cada vez as clinicas estão se especializando com bons materiais e profissionais qualificados.

Por isso, lembre-se que castrar não é apenas uma questão de não reproduzir o seu cão, mas também uma forma de se preocupar e cuidar da saúde seu cachorro.

Como é feita a Castração de cadela?

  • Nas cadelas, a parede abdominal se abre com um corte na pele, tecido subcutâneo e músculos;
  • Parte das trompas de falópio, veias e artérias são ligadas e os ovários são removidos;
  • Esse tipo de castração é chamado ovariotomia. Muito raramente, recomenda-se remover todo o útero, conhecido como ovario-histerectomia;
  • Após a remoção dos ovários, a incisão é fechada com pontos;
  • Você para de administrar o sedativo e a lata deve permanecer sob observação até você acordar;
  • Como o cão está totalmente consciente e capaz de andar, você pode levá-la para casa com analgésicos;
  • No dia seguinte, o veterinário deve ser acompanhado. Para proteger a incisão, é necessário usar uma roupa de barriga especial até que os pontos sejam removidos cerca de dez dias depois.

Como é feito o castramento de cachorro?

  • Nos machos, é feita uma incisão na pele sobre o escroto. Os testículos e o epidídimo são realocados e cordões espermáticos e vasos sanguíneos são amarrados;
  • Isso permite que os dois testículos sejam extraídos através de uma única abertura;
  • Cachorros com escroto muito baixo também devem ser removidos. Nos raros casos em que os testículos não descem para o escroto (criptorquidia), mas estão localizados no canal inguinal ou no interior do abdômen, outra via de acesso adequada deve ser escolhida;
  • A ferida é suturada após a intervenção. Quando a operação termina, a anestesia é interrompida, mas o cão deve permanecer sob observação até que ele acorde;
  • Para impedir que o macho abra a ferida, ele deve usar um colar ou atadura elizabetano;
  • Se você for castrar seu cão, evite qualquer esforço até que os pontos sejam removido, cerca de dez dias após a operação;
  • Para que a ferida se cure adequadamente, ela não pode esticá-la. Adie longas excursões pela natureza para mais tarde;
  • Também deve-se evitar subir e descer as escadas ou saltos do porta-malas ou do sofá por um tempo. Depois de duas semanas, tudo voltará ao normal e nada permanecerá em suas atividades esportivas.

A castração muda o comportamento?

Outro aspecto importante da castração são os efeitos no comportamento do cão. A eliminação dos órgãos reprodutivos não apenas traz mudanças corporais, mas também influencia diretamente a mente e o comportamento social.

Especialmente aqueles que têm um homem em casa que optam pela castração como último recurso a comportamentos agressivos e inquietos causados pela testosterona.

É verdade que um macho castrado é mais calmo diante de uma fêmea no cio, também o comportamento competitivo com outros machos não é mais um problema. Uivos, latidos e tentativas de fuga motivadas pelo desejo sexual não ocorrem quando o cão é castrado.

No entanto, é um erro pensar que o homem castrado é mais afável. A castração influencia apenas comportamentos relacionados aos hormônios sexuais.

Os comportamentos agressivos que resultam de erros na educação. O cão não aprenderá a prestar atenção a uma operação. Se você tiver problemas com seu cão macho, a primeira coisa que você deve fazer é descobrir de onde vem o comportamento reativo da lata.

Somente se estiver relacionada ao desejo sexual, a castração pode ajudar, mas não causará nenhuma alteração nos distúrbios gerais de comportamento, como agressões territoriais ou problemas comportamentais.

Quando o cachorro é castrado ele cruza?

O seu cão, mesmo castrado, tem o hábito de montar em cima de outro? Explicamos esse comportamento. Se o macho é castrado e há uma fêmea com cio na casa, ele pode chegar a cruzar com ela normalmente, sem que haja fecundação. Assim como é possível que cadelas castradas entrem no cio. Mas o que não vai ocorrer é a cadela engravidar.

Prós e contras de castrar um cão

A favor

  • É uma prevenção segura e permanente da gravidez (que, a propósito, não é reversível)
  • O desaparecimento dos sintomas do calor, como sangramento ou gravidez psicológica (no sexo feminino)
  • A secreção de esmegma nos machos (pus amarelado) é evitada
  • A proteção de doenças específicas, como câncer de mama, câncer de testículo e problemas de próstata. No entanto, nas fêmeas apenas quando a castração é precoce.
  • A redução de comportamentos agressivos relacionados ao desejo sexual, como agressões contra outros machos ou fêmeas no cio.

Contra

  • O risco geral de cirurgia invasiva
  • A intervenção no equilíbrio hormonal natural do animal com consequências de longo alcance para o corpo e a mente, especialmente problemática na castração precoce (risco de doenças do sistema músculo-esquelético e estagnação do desenvolvimento mental)
  • Tendência ao sobrepeso e obesidade (comum em raças de cães retriever, cocker e beagle), mas que pode ser equilibrado com boa dieta animal
  • Um risco aumentado de incontinência urinária (especialmente em fêmeas de raças maiores, como Great Dane, Terra Nova, Leonberger, Boxer, Schnauzer gigante, Doberman, etc.) e o desenvolvimento de outros tumores
  • Alterações na estrutura do cabelo (especialmente em raças de pelo comprido), que exigem uma aparência mais complexa.

Ainda está na dúvida do porquê castrar os cachorros?

Muitos donos de animais de estimação ainda possuem dúvidas quanto ao processo de castração. É natural que você seja cauteloso ao tratar do assunto, afinal, a castração é uma cirurgia, ainda que de baixo risco. Porém, é só pesar os benefícios e “problemas” (que no geral são apenas mitos) da castração de pets para perceber como esse é o melhor caminho a se tomar com seu cachorro ou gato.

Para começar, a cirurgia é feita sob anestesia ou sedação geral, procedimento rápido e totalmente indolor para o animal. Cuidados pós-operatórios serão explicados a você pelo veterinário, mas a recuperação do seu bichinho não deve durar mais do que alguns dias de repouso e analgésicos. No caso de machos, o procedimento consiste na retirada dos testículos, o que torna sua recuperação mais fácil e veloz. Fêmeas geralmente passam pela histerectomia, que remove por completo o útero, as trompas e o ovário, e precisam de alguns dias de zelo enquanto ocorre a cicatrização. Você pode castrar seus animais a partir dos dois meses de idade, e é recomendável fazê-lo em fêmeas antes do primeiro cio.

Em primeiro lugar, é inegável a superpopulação de animais no país. É logicamente impossível que, a cada ninhada que seu cachorro ou gato criar, você consiga doar cada filhote para um dono responsável. Só em um intervalo de sete anos, uma gata e seus filhotes podem dar a luz a 420 mil outros gatos se nada os impedir; cachorros produziriam 64 mil filhotes no mesmo período.

Não só isso, mas um grande motivador para a castração de pets é a saúde mental e física dos animais. Castrá-los diminui enormemente o risco de doenças uterinas e de tumores nas mamas, útero, próstata e testículos, além de evitar a gravidez psicológica nas fêmeas. No sentido comportamental, o cachorro ou gato fica mais calmo, evitam brigas e acasalamento (e, assim, a contração de doenças sexuais ou por mordidas) e diminuem a necessidade de urinar para marcar território.

Se você não puder pagar um veterinário particular, há muitos locais no Brasil que realizam a cirurgia a baixo custo ou de graça. Procure por Centros de Controle de Zoonoses ou outras instituições perto de sua casa e realiza a castração com segurança.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas