Muitas pessoas sonham em ter um cavalo e por mais que isso possa parecer um sonho distante, com um pouco de planejamento, cuidado e contato com um profissional qualificado, é algo que qualquer um pode fazer.
Se você é uma dessas pessoas, mas não sabe por onde começar, esse artigo é para você. Aqui vamos abordar cinco coisas que você precisa saber para começar.
Antes de começar
Cavalos são criaturas fascinantes, são inteligentes, companheiros e apesar do tamanho, são muito sensíveis. A relação do homem com o cavalo é longa, o animal esteve presente em diversos momentos da nossa história.
Muitos já foram usados em guerras, como meio de transporte, como tração em atividades agrícolas e claro, em esportes e lazer. Podemos afirmar que o cavalo quase sempre esteve presente em nossas atividades.
Contudo, é vale lembrar que existe uma diferença entre amar cavalos e possuir, por exigir alguns cuidados especiais e custos altos, você deve ter isso em mente antes de tomar essa decisão.
As 5 coisas que você precisa saber:
Como negócio, essa prática pode ser gratificante, seja no emocional ou no financeiro. Mas sempre é preciso levar em consideração algumas questões, como tempo e dinheiro necessário.
1. Qual o tipo de cavalo que você quer criar?
Existem hoje diversas raças de cavalos, cada um conta com suas próprias características e necessidades. Algumas raças são melhores para o esporte, outras para a agricultura e outras ainda são voltadas para a beleza do animal.
Decidir qual o tipo de cavalo você quer criar é o primeiro passo para se tornar um criador bem sucedido.
2. Onde você vai mantê-los?
Cavalos são animais grandes e precisam de muito espaço para correr e brincar. Você precisa ter, ao menos, um celeiro ou estábulo bem construído para abrigar os seus cavalos.
O ambiente é determinante para o sucesso da sua criação, por isso, deve dar uma atenção especial e escolher com cuidado, além de ser necessária uma boa área para pastagem.
Portanto, se você não tiver espaço suficiente em sua propriedade, poderá considerar algumas alternativas, que vão desde alugar uma fazenda ou adquirir uma propriedade rural, até mantê-lo em um haras.
No caso do haras, é preciso desembolsar um valor mensal para mantê-lo nesse ambiente, além dos gastos com comida, limpeza e saúde.
3. Alimentação
Os cavalos são animais muito exigentes quando tratamos de alimentação e, além disso, necessitam de uma dieta equilibrada, composta principalmente de feno e grãos.
A pastagem deve fornecer em torno de 70% da necessidade nutricional, contando que o animal precisa de 1 a 2% do seu peso em pasto por dia. Você pode também comprar rações prontas para cavalos, em lojas especializadas.
Embora a pastagem seja responsável por oferecer grande parte dos nutrientes necessários, a ração é responsável por preencher algumas lacunas nutricionais. Mas lembre-se de manter um acompanhamento veterinário para definir a alimentação adequada para cada animal.
Lembre também que os cavalos necessitam de bastante água, por isso, certifique que tenha sempre acesso à água fresca e limpa.
4. Quais atividades são melhores para seu cavalo?
Como já sabemos, o cavalo necessita de uma área grande para correr ou se exercitar, porém, é você deve ficar atento aos diferentes tipos de atividades que seu animal pode enfrentar ao longo de sua vida.
Garantir um treinamento ao seu animal fornecerá uma qualidade de vida e saber quais são as melhores opções para o seu cavalo é vital para garantir que ele seja saudável, feliz e bem treinado.
Portanto, descobrir qual o estilo de treinamento adequado ao seu animal é crucial, mas lembre, fale sempre com um veterinário ou com um treinador de cavalos qualificado.
Oferecer um programa de treinamento constante ajudará o seu cavalo a obter o máximo do seu potencial, mas tome cuidado para não exagerar nos exercícios, treinamentos excessivos demais podem prejudicar o desenvolvimento.
5. A saúde do seu cavalo
Apesar de serem animais grandes e fortes, os cavalos são muito sensíveis, por isso, é crucial mantermos uma atenção especial à saúde.
Se pretende começar a criar cavalos, é ideal saber em quais momentos deverá chamar um veterinário e o que deve ser feito para garantir uma vida saudável ao seu animal.
Veja algumas dicas de saúde para seu cavalo:
- As patas do cavalo precisam estar sempre em perfeitas condições, uma ferradura boa e de qualidade é crucial;
- O banho é também algo de extrema importância, além de trazer a confiança entre o animal e dono, deixa-o longe de algumas doenças; e
- Para cavalos de corrida, são necessários pelo menos dois dias de descanso após competições.
Conclusão
Cavalos são animais únicos e criá-los não é uma tarefa fácil, existem diversos detalhes durante todo o processo de criação.
Por isso é necessário que você tenha sempre em mãos as melhores dicas e cuidados, além é claro, de um profissional capacitado para garantir a saúde do seu animal.
Se você planeja criar cavalos, garanta que você conheça todos os fatores e aplique as dicas certas para obter sucesso.
Aqui na AB Araújo você encontra os melhores medicamentos, acessórios e suplementos para sua criação.