Você já tentou e parece que o seu gato insiste em subir em um local que você não aprova? Realmente adestrar gato não é tarefa fácil.
Deixamos aqui bem claro que não queremos que os gatos deixem de ter a pureza e leveza que eles têm, mas apenas dar dicas de adestramento para que você possa sair de casa e retornar sem nenhuma surpresa desagradável.
Será que é possível? Talvez seja, e dá pra tentar! E primeiro, vale ressaltar que adestrar gato é diferente de cachorro. Por isso, esqueça broncas, é preciso paciência, muito amor e quem sabe você consegue deixá-lo menos aventureiro, se este for seu objetivo, claro!
Como adestrar o seu gato? Erros comuns
A lógica é clara: quando um comportamento tem consequências positivas para o gato, o animal tende a repeti-lo. Isso significa que, se recompensar o seu gato a cada vez que ele fizer algo que você quer que ele faça, o bichano vai entender que esse é o caminho certo e repetirá o comportamento.
Se você não se importa que o seu gato faça as necessidades fora do lugar, ou suba em todos os móveis e derrube as coisas, ou ainda, que destrua móveis de sua casa, então nem precise ler este texto! Que bom que você não se importa.
Agora se você ama seu gato, mas ama muito, mas fica estressado quando ele faz a necessidade fora do lugar, ou quando fica subindo pelas estantes e colocando em risco algum bibelô que você goste, então continue lendo o texto.
Os gatos domesticados quando ensinados desde filhote são fáceis de adestrar. Porém, se o seu gato tiver um histórico mais selvagem fica realmente mais difícil.
É como se quiséssemos transformar ele em outra coisa, pois está na natureza de um gato selvagem escalar em objetos, passear, fugir.
Os gatos com histórico mais selvagem são aqueles que vivem no interior, e são criados de maneira mais livre. Então uma dica: dificilmente você terá sucesso em adestrar um gato do interior se levá-lo para cidade!
Claro que isso pode depender bastante, mas não adianta ir contra a natureza dos gatos.
Mas voltando ao assunto sobre o que não fazer, uma dica para adestrar gato é não ficar dando broncas ou batendo no gato! Isso vai torná-lo agressivo, e por falar em gatos agressivos tenha muita paciência.
Nada de ficar gritando com ele, o gato precisa de tempo. Vá com calma. Eles são muito inteligentes e são capazes de entender o que você quer dizer. Não é necessário bater.
E quando ele estiver distraído ou brincando não adianta ensinar algo, falar ou mostrar. Ele não vai acabar dando muita atenção. Lembrando que o gato não gosta tanto de agradar o seu dono e dificilmente será obediente apenas por vontade própria.
Pensar que eles são como cães
Um erro comum é acreditar que o gato será um animal de estimação tão obediente e submisso quanto um cachorro.
É verdade que cada gato é diferente e pode acontecer que você tenha um gato que peça muitos mimos e se sente para assistir TV com você.
Geralmente isso não acontece e você precisa entender que os gatos têm seu tempo e precisam de seu espaço.
Dar muita comida
Como se fosse um bebê, existem muitos donos de gatos que pensam que quanto mais eles alimentam seus animais de estimação, mais eles irão amá-los e também parecerão mais bonitos e saudáveis.
No entanto, nada está mais longe da realidade … Devemos sempre ter em mente que a obesidade é uma condição que gera muitos perigos para a saúde de nossos gatos, pois o animal pode desencadear doenças muito graves, como diabetes e outras doenças. Eles reduzem drasticamente sua expectativa de vida.
Perder a paciência
Outro erro comum que podemos cometer é não ser constante.
A educação de um cão ou gato exige paciência e repetição , pois assim você aprenderá um determinado comportamento e evitaremos outros que possam prejudicar a coexistência ou a sua saúde.
Punição, gritos ou reações exageradas podem gerar medos e afetar o vínculo entre o dono e o animal de estimação.
Antes de repreender seu comportamento, tente praticar as ordens de obediência e recompensar seus sucessos (reforço positivo).
Não vacinar nem desparasitar o gato
Outro erro bastante comum na hora de cuidar de um gato é não prestar os devidos cuidados veterinários que ele necessita. Ou seja, o descuido com a saúde dele é uma peça fundamental para o seu aprendizado. As vacinas as importantes. Não podemos pensar que uma vez que o gato não sai de casa e come apenas ração especializada, não pode contrair doenças nem ter parasitas.
Não dar carinho e atenção
Outro erro comum é não dar carinho e atenção. Não adianta adotar se você não tem tempo e que não quer se dedicar para essa relação.
Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?
Siga estes 6 passos simples para ensinar seu gato a fazer as necessidades no lugar certo:
- Mostre o local correto.
- Recompense comportamento adequado.
- Associe uma frase.
- Estabeleça uma rotina.
- Comece com um local pequeno.
- Lide com acidentes.
Deixe a caixa de areia em um lugar silencioso e que ele possa se sentir bem.
Verifique se o acesso à caixa é fácil. Nunca coloque a caixa em um local alto, caso o gato tenha dificuldades para escalar, ou seja, velho.
A dica é manter a caixa de areia sempre limpa. Os gatos são muito higiênicos e bem mais fáceis de ensinar do que os cachorros. Ele vai fazer as necessidades fora da caixa por algum motivo. Pode ser que esteja brabo com você e quer chamar a atenção, a caixa está suja, ou de difícil acesso.
Como fazer para o meu gato parar de arranhar móveis?
É uma tarefa bem difícil porque eles têm o instinto e vontade de arranhar as unhas.
A dica principal para adestrar gato é comprar um arranhador de gato desde que é filhote. Brinque próximo ao arranhador e mostre que ele pode arranhar. Aos poucos ele se sentirá a vontade para arranhar.
Alguns gatos gostam de tapetes para arranhar. Vale a pena investir em caixas, eles gostam muito.
O que fazer para o gato parar de morder?
É muito comum quando os gatos são filhotes eles morder durante as brincadeiras. Mas enquanto você brinca com ele pode ensinar e sabe como? Se finja de morto ou pare de brincar. Assim, ele vai começar a compreender que a brincadeira não vai ocorrer quando você não quer.
Como impedir um gato de subir na pia da cozinha?
Muitos gatos tem o instinto de subir no balcão principalmente se você deixa a comida em cima. A dica é evitar deixar comida no balcão e também deixar este ambiente mais desagradável. Como?
Coloque fita dupla-face em um dos lados de alguns jogos americanos de plástico. Isso torna a experiência para o gato mais desagradável e ele não vai acabar fazendo mais. Experimente!
Ensine desde pequeno a palavra não. A palavra deve ser expressa para coisas erradas, como morder, subir em locais proibidos, arranhar móveis, fazer necessidades fora do lugar. Nada de bater no gato, tenha bastante paciência.
Como colocar coleira em gato?
A dica é começar a colocar a coleira desde filhote. Assim eles se acostumam mais fácil. A coleira é interessante para quem sai com frequência e quer levar os gatos. Mas lembrando de que eles são diferentes dos cachorros, gostam de estar em casa!
Dicas para entreter seu gato
- Brinque bastante com ele, utilizando bolinhas ou outros objetos próprios para brincadeiras com felinos, e sempre o incentive a utilizar arranhadores. As caixas e sacolas são as preferidas de muitos gatos;
- Tenha paciência. Os resultados não chegam de uma hora para a outra, mas com certeza chegam!
- Não lhe dê atenção quando ele se comportar mal em um momento de brincadeira;
- Não perturbe as rotinas dele;
- Você pode comprar os brinquedos para gatos vendidos em pet shop;
Quando ele aprontar, uma dica é respirar fundo, dê uma volta, mas não saia batendo ou gritando com ele. Na hora ele vai sentir, mas vai ficar mais revoltado.
Lembre-se que carinho e amor são ingredientes indicados, e para adestramento não seria diferente. E outra coisa: não compare os gatos.
Assim como filhos cada gato tem a sua personalidade. Cabe a você observar e estar aberto ao que o seu felino pode lhe mostrar.
Gatos são diferentes de cachorro
Embora pareça óbvio, às vezes esquecemos que um gato não é o mesmo que um cachorro. Os felinos são animais selvagens e preferem sua vida solitária e independente, enquanto os cães se adaptaram à estrutura hierárquica de uma matilha para garantir sua sobrevivência.
Ambos podem ser muito caseiros e carinhosos, mas os bichanos tendem a ter uma personalidade mais independente. Anteriormente, havia a crença de que a violência cumpria um papel educacional, graças a Deus, hoje isso mudou. Então a primeira regra a saber é não suar a violência na educação dos gatos.
Na natureza, os gatos são caçadores solitários que geralmente não são agrupados em bandos. Porém, o gato é um animal extremamente curioso e ágil, que permite alcançar quase todos os lugares da casa, o que pode ser combatido contra a sua segurança pela variedade de eletrodomésticos, como cozinhas, fogões, geladeiras, máquinas de lavar roupa que podem ser usadas.
Então se você quer guarda algo com muito carinho, o interessante não é deixar tão à vista, principalmente quando o gato é novo.
Mesmo os gatos sendo mais independentes, isso não significa que eles são indiferentes ao amor. Se um gato procura a sua companhia, é porque ele se sente confortável e amado. Só ele não gosta de ser forçado a nada.
Em resumo, tanto gato quanto cachorros são ótimos companheiros de aventuras, mas é conveniente ter em mente suas diferenças.
Respostas de 2
Muito legal, adorei! Vou comecar a testar agora mesmo!