A localização da caixa de areia deve ser definitiva. Deve retirar as fezes diariamente e mudar toda a areia uma vez por semana, mas não deve limpar a caixa de areia com produtos de limpeza muito fortes, isto vai fazer com que o gato não queira se aproximar.
Os gatos já são conhecidos por serem higiênicos. O processo para adestrar eles a usar a caixa de areia não costuma ser difícil, em comparação com os cachorros. Por isso, se o dono notar que ele tem comportamentos estranhos no momento da higiene, fique alerta!
Dessa forma, é sempre indicado ensinar o gato a fazer as necessidades desde que são filhotes. Ou seja, se você mostrar a eles uma caixa de areia, eles facilmente farão o uso dela.
Então é importante identificar se o gato não usa a caixa de areia por uma questão comportamental, porque alguma coisa está errado com o bichano e deve ser identificada, ou falta escolher os matérias adequados.
Como treinar o gato para usar a caixa de areia?
Escolha dos materiais adequados
Tudo bem que os gatos tem essa facilidade para fazer as suas necessidades, mas eles também gostam de se sentir a vontade. Ou seja, se a caixa for pequena, ou ter pouca areia, ou caixa mal localizada, tudo pode interferir para a sua higiene.
Como já falamos, normalmente os gatos aprendem a usar a caixa de areia de forma rápida. Mas há casos em que eles não se adaptam. E confessamos que é muito chato ter que estar constantemente atrás de nosso gato limpando suas necessidades. Acabaríamos nos estressando com ele.
Consideração sobre a caixa e manutenção da limpeza
- A caixa de areia deve ser suficientemente grande de maneira a que o gato consiga dar a volta dentro dela, do mesmo modo também deve ser suficientemente profunda de maneira a areia não sair para fora.
- Se o seu gato for pequeno, deverá se certificar de que pode aceder sem problemas à caixa de areia.
- Não deve situar a caixa de areia perto da comida do gato, mas sim em um lugar tranquilo, onde o gato possa ter privacidade e que, além disso, seja sempre acessível para o seu pet.
- Deve escolher uma areia adequada, não se recomendam aquelas que sejam perfumadas. Você pode ir testando para ver qual o seu gato acaba se adequando mais.
- A localização da caixa de areia deve ser definitiva. Cuidado para não ficar trocando de lugar toda hora. Lembre-se: gatos detestam mudanças.
- Deve retirar as fezes diariamente mudar toda a areia uma vez por semana, mas não deve limpar a caixa de areia com produtos de limpeza muito fortes, isto vai fazer com que o gato não queira se aproximar.
Onde colocar a caixa de areia para gatos?
Como nós, gatos têm boas noções de higiene e odeiam comer ou dormir perto de onde fazem as necessidades. De preferência, a caixa de areia deve estar em um cômodo a parte de onde fica a comida, água e caminhas. Uma solução que costuma dar certo para quem mora em apartamentos pequenos é colocar a caixa no banheiro.
Quantas caixas de areia para gatos?
É recomendado que os novos adotantes tenham no mínimo 1,5 caixa por gato. Por isso, se você tem um gato, precisa de duas caixas. Para dois gatos, três caixas. Alguns gatos não gostam de dividir suas caixas, e essa relação permite que cada gato tenha a sua própria.
Qual melhor tipo de areia para gato?
Os gatos são animais bem higiênicos. Eles conseguem aprender rapidamente onde devem fazer as suas necessidades e é realmente incrível observar quando ainda são bem filhotinhos como eles já vão à areia fazer as suas necessidades. Comparado com os cachorros, estes levam um tempo maior até se habituarem ao banheiro.
Este ponto é positivo. Mas outra questão que alguns donos de gatos se questionam e ainda passam um bom tempo tentando descobrir é a seguinte: qual o melhor tipo de areia para o meu gato?
A resposta: depende! Isso porque depende do quanto você está disposto a pagar, depende da areia que seu gato está habituado (alguns são resistentes à troca de areia) e por aí vai. Então é muito variável.
É importante contar com os utensílios corretos para a manutenção e limpeza da caixa de areia.
Areia para gato comum
Essa é bem tradicional e pode ser mais barata se você quer poupar. A areia comum é aquela de mar, mais fininha. Você pode conseguir de um local também.
Mas o cuidado é para que não seja contaminada. O seu custo benefício é bom, mas um ponto negativo é que ela deixa um odor forte no espaço principalmente em dias de chuva e úmidos. Os especialistas também não indicam esse tipo de areia, pois não há um processo de higienização e isso pode afetar a saúde de seu bichinho.
Areia para gato sílica
Muitas pessoas tem se rendido a areia sílica. E talvez um dos principais motivos esteja relacionado ao fato de que este tipo de areia não tem muito odor, pois contém grãos finos e arredondados que diminuem o dor. A desvantagem é o preço.
A areia sílica custa três vezes mais que a areia normal, mas compensa porque também pode durar mais, principalmente se você conseguir colocar a areia no sol. Este tipo de areia é muito indicado para donos de gatos que moram em espaço menores, com pouca circulação de ar.
Areia Sílica para gatos da Chalesco
É o tipo de areia mais comum. Talvez o primeiro tipo de areia que você tenha comprado para seu gato. Até hoje este tipo de areia se vende bastante.
A vantagem é o seu preço, que é mais acessível do que areia sílica e de pedrinhas. Já a sua desvantagem pode estar relacionada com o odor. Este tipo de areia não dura muito tempo, pois o xixi do gato não é absorvido o que faz com que o dono tenha que trocar frequentemente de areia. E a areia sanitária também deixa mais odor pela casa. Com dias úmidos e chuvosos, o odor aumenta.
Areia para gato granulado higiênica de madeira
Outra opção saudável e econômica é a areia de madeira. Ela é feita de madeira pinus, com pequenos pedaços grânulos de alta absorção. É também natural e biodegradável. O preço não é tão salgado assim!
Estes foram alguns tipos de areia. Para o seu gato é sempre bom fazer um teste. No início eles podem até estranhar, mas a maioria se adapta bem! Boa sorte!
É sempre válido lembrar que os gatos aprendem muito rápido a usar a caixa de areia. Mas caso aconteça deles fazerem no lugar errado, ou ainda insistir em depositar suas necessidades em outro local, tenha paciência e procure facilitar a vida do bichano.
Melhor caixa de areia para gatos
Banheiro WC para gatos: tem uma ótima qualidade e acabamento, e as bordas altas dificultam que areia se esparrame. Ou seja, é um espaço seguro para o seu bichano fazer suas necessidades.
Banheiro fechado para gatos: vai evitar que os gatos espalhem areia pela área, quando tentam enterrar suas necessidades. De fácil adaptação.
Caixinha normal ou banheiro de gato?
Uma diferença que existe entre gatos e cachorros pode ser em relação a aprender a fazer as suas necessidades. Claro que existem casos e casos. Mas os gatos costumam ser bem higiênicos e desde pequenos aprendem rapidamente aonde devem fazer as necessidades e logo se habituam de forma tranquila com caixinha de areia.
Este é um ponto positivo já que com cachorros esse adestramento tende a demorar mais. Claro, podendo variar de raça e a forma como for ensinado pelo seu dono. O banheiro para gatos é ideal para quem mora em locais apertados, como kit net ou apartamentos menores.
Banheiro de gato vale a pena?
Quanto menor o local, menos o ar circula e logo o cheiro das fezes do gato se espalham no ambiente e pode não ser algo muito agradável principalmente para quem não está acostumado com o cheiro forte.
E se tratando do investimento ele vale a pena já que o banheiro de gato não é um produto muito caro podendo custar até R$ 100,00. Claro, esse valor pode ultrapassar a depender do modelo. Então o investimento em um banheiro de gato vale a pena ainda mais quando o morador mora em um espaço pequeno. O investimento é válido.
Há algumas opções de modelos de banheiro de gatos. Em nossa loja online você pode conferir alguns modelos. Por exemplo, há o banheiro para gatos coberto. Este modelo não deixa o cheiro pelo espaço. Outra opção é o banheiro WC para gatos com tampa. Alguns têm apenas uma entrada para o gato sair, já em outros modelos de banheiro você mesmo pode tampar. Mas é preciso também que seu gato se adapte ao banheiro. Alguns são mais resistentes!
Para amenizar o odor, recomenda-se quem pode, colocar a areia durante alguns períodos do dia no sol. Porque ai a areia seca e dura mais. Optar por um banheiro para gato é uma ótima escolha para quem não gosta muito dos odores e está buscando uma forma de diminuir o cheiro em seu espaço. Lembrando que nada é 100% e tudo pode variar de gato para gato. Em relação ao produto: aprovado!
Por que seu gato faz xixi no lugar errado?
Mudança da caixa sanitária: os gatos são muito apegados a rotina e lugares. E quando algo lhes foge do controle eles podem começar a ficar irritados. E se você gosta de ficar trocando a caixa sanitária de lugar, talvez é melhor escolher um local e deixá-la por lá por muito tempo. Seu gato agradece!
Caixa sanitária suja: como já falamos os gatos são bem higiênicos. E é claro que se a caixa está muito suja o seu gato pode se recusar a fazer as suas necessidades na caixa sanitária e fazer no lado ou até em outro lugar. Por isso, tente sempre limpar a caixa sanitária e trocar a areia quando sentir que há necessidade.
Caixa muito fechada: os gatos gostam de ter o controle sobre as coisas. E mesmo que os gatos costumem amar caixas (de papelão), eles podem acabar se sentindo desconfortáveis em caixas sanitárias que são muito fechadas. Isso pode trazer um desconforto e assim o gato não consegue realizar suas necessidades físicas no local.
Caixa sanitária no lugar certo: os gatos são discretos e por isso, opte por colocar a caixa sanitária num lugar calmo onde o gato possa fazer as suas necessidades bem tranquilo.
Falta de atenção, estresse, mudança total de rotina: os gatos também gostam de carinho assim como os cachorros. E se você estiver falhando com ele nesse sentido, ele pode fazer xixi para chamar a atenção. O mesmo vale quando ele ficar estressado ou sentir que algo de errado está acontecendo na casa.
Os gatos são bem comportamentais, alguns mais ariscos e outros mais calmos. Mas você sempre vai conseguir observar uma mudança de comportamento.
Pode ser que algo esteja acontecendo. Algumas vezes os gatos fazem isso para chamar a atenção de seu dono, ou ainda ele pode estar doente. De qualquer modo, é preciso muita paciência. Não adianta ficar batendo ou xingando. Isso apenas vai piorar a situação. Boa sorte!
Respostas de 2
Bom dia minha gatinha tem dois meses coloco ela na caixa e ela sai e n faz o que eu faço e tenho uma cachorrinha