Como melhorar o ambiente entre gatos e cachorros?

Gatos e cachorros são nossos companheiros fiéis

Os pets são nossos companheiros fiéis ao longo de toda nossa história, e hoje em dia fazem parte da família. Porém, não é sempre que os bichinhos se dão bem.

Os gatos e cachorros, por exemplo, existem casos em que eles podem se tornar inimigos naturais e deixar o ambiente nada harmonioso. Alguns passam até o restante de suas vidas em um conflito.

Com tudo, como podemos fazer essa adaptação em um apartamento, por exemplo, que o ambiente é naturalmente menor.

Algumas dicas de socialização ajudam, mas em raros momentos esse processo é fácil.  A ajuda de um profissional é o ideal nesses casos mais difíceis.

Rivalidade

Desde o começo da domesticação dos animais, gatos e cachorros vêm sendo treinados para assumirem diferentes papéis na sociedade, muitas vezes papéis opostos.

Os gatos foram treinados para caçar ratos e outros pequenos animais, que poderiam nos causar doenças ou destruir plantações. Já os cães como guardas, caçadores de presas maiores e transporte de pequenas mercadorias. 

Com isso, os dois animais são sempre considerados rivais, desde o início da sua interação com os seres humanos.

Em raros casos a harmonia pode ser impossível de acontecer
Desde o início, cães e gatos tiveram tarefas distintas e foram vistos como rivais. (Foto: Envato Elements)

Disputa territorial

Nos primeiros momentos, é comum ocorrer uma disputa territorial, com maior frequência se o primeiro animal vivia sozinho. Até eles se adaptarem com a presença do novo membro familiar.

Em alguns casos ambos querem se estabelecer como dominantes no território, neste caso a supervisão dos tutores é fundamental para evitar algumas brigas.

Com o passar do tempo, é natural que eles se adaptem e a relação se torne harmoniosa, é comum ver cães e gatos se dando super bem e até se protegendo de outros “invasores”.

Porém, existem raros casos em que essa harmonia é quase impossível de existir, não desista! Procure um profissional adequado para trabalhar com adestramentos, sem dúvidas com a análise correta do comportamento e personalidade de cada pet ele poderá contribuir para melhorar a relação de ambos.

Se houve brigas pela dominância territorial, é necessário a supervisão do tutor
Em alguns casos, ambos querem se estabelecer como dominantes na casa. (Foto: Envato Elements)

Dicas essenciais

Separamos as mais valiosas dicas para aumentar as chances de ter uma harmonia entre os gatos e cachorros em casa.

  • Apresentação: Nas primeiras semanas e até meses é fundamental que os dois fiquem juntos apenas sob a supervisão de alguém. Se a família trabalhar, evite deixar o gato com o cachorro sozinho. Ideal é que cada um fique em ambientes separados e somente quando supervisionado exista o contato entre os dois, evitando assim acidentes gerados por ataques entre eles.
  • Separar ambientes: Nas primeiras semanas e até meses é fundamental que os dois fiquem juntos apenas sob a supervisão de alguém. Se a família trabalhar, evite deixar o gato com o cachorro sozinho. Ideal é que cada um fique em ambientes separados e somente quando supervisionado exista o contato entre os dois, evitando assim acidentes gerados por ataques entre eles.
  • Respeitar as individualidades: Como sabemos, os gatos costumam ser mais independentes e manter sérias regras de higiene. Por isso, é crucial que ele tenha um espaço para fazer suas necessidades separado, além de outro cantinho para que sua comida e água fiquem separadas. Assim ele se sentirá mais seguro de fazer suas necessidades e comer sua ração.
  • Preparar a casa: Quando vamos receber um novo companheiro, é ideal que tenhamos em mente as suas necessidades. Por exemplo, quando os gatos chegam à nova casa, costumam ficar bem assustados.

Por isso, manter portas fechadas e principalmente ter telas nas principais janelas é crucial para que ele não fuja. Pode levar um tempo para que ele reconheça o novo ambiente como seu lar

Também vale lembrar que o primeiro pet da casa precisa de maior dedicação, pois eles costumam se sentir mais solitários, e, que foram substituídos. Aumentar a quantidade de carinho e brincadeiras com ele pode ajudar.

Com paciência e tempo, você poderá tornar essa rivalidade em uma linda amizade
Com o passar do tempo, é natural ver uma relação harmoniosa entre eles. (Foto: Envato Elements)

Conclusão 

O melhor caminho quando tratamos dos nossos companheiros pets é sempre a paciência e carinho, com o decorrer dos dias você transformará a possível rivalidade em uma grande amizade.

Por isso não deixe de adotar outro pet, porque já tem um em casa, o companheirismo para ambos é bom. Principalmente quando a família trabalha fora e eles ficam por longos sozinhos.

Aqui na AB Araújo você tem sempre os melhores produtos para garantir o bem-estar e a saúde do seu pet.

Acesse a nossa loja e conheça nosso catálogo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas