Conheça mais sobre agricultura sustentável

Conheça mais sobre agricultura sustentável

O processo de agricultura trata-se de uma das atividades de grande importância para a sustentação do ser humano na sociedade, diante da importância do mercado alimentício, como parte das necessidades para o processo de manutenção de uma comunidade.

 

Ao mesmo tempo, no qual um sistema de agricultura intensivo, que não se preocupa com a qualidade do solo após o processo de colheita, pode trazer danos irrecuperáveis para o ambiente, afetando não só a qualidade, como a própria manutenção de um ciclo social.

 

Ainda mais se levarmos em conta o fato de que o setor de agricultura atende não apenas o mercado alimentar, sendo importante também para o processo de produção de combustível, com o uso de produtos naturais como fonte de energia para diferentes equipamentos.

 

Sendo necessário atuar de forma frequente junto a um serviço de consultoria técnica ambiental, que irá garantir se uma terra se mostra adequada para o processo de agricultura, envolvendo não só a qualidade do solo, mas a presença de outros fatores.

 

Como o acesso a fontes naturais de água, os impactos ambientais causados por uma plantação, junto a qualquer atividade que esteja sendo posta em prática durante uma plantação e posteriormente a sua colheita.

 

No que se leva a importância de atuar com uma agricultura de modelo sustentável, para o bem de todos os envolvidos, incluindo o próprio processo de agricultura em si.

Do que se trata uma agricultura sustentável?

É um erro comum achar que, somente por se tratar de uma atividade que lida diretamente com o meio ambiente, o setor de agricultura não causa danos à natureza. Ainda mais nos dias de hoje, diante da mecanização desse processo, com o uso de grandes máquinas.

 

Auxiliando no processo de plantação e colheita de grandes produções, aplicando o uso de materiais muitas vezes tóxicos, para impedir a proliferação de pragas que possam dar fim à qualidade de tais plantações.

 

Para se evitar a perpetuação de um sistema negativo, que possa causar danos a longo prazo a um espaço de terra, é importante trabalhar com o conceito de agricultura sustentável. Um modelo que garante uma série de benefícios como:

 

  • Melhor uso da terra;
  • Colheita de maior qualidade;
  • Diversificação da biodiversidade local;
  • Melhor gestão de água.

 

Com o último tópico sendo garantido pelas atividades de um laboratório de análise de efluentes, que pode identificar a qualidade de uma fonte natural de água que possa estar sendo usada para irrigar uma plantação, por exemplo.

 

E para garantir uma qualidade dentro de um sistema de agricultura sustentável, existe uma série de atividades que devem ser adotadas, para se certificar do sucesso acerca desse processo.

Como otimizar os processos agrícolas

Para assegurar a presença de um sistema sustentável de agricultura é preciso adotar uma série de práticas, que permitam a presença de um ambiente positivo tanto para uma plantação como para o local ao qual esse cultivo será trabalhado.

 

Entre essas práticas é válido destacar:

Controle de pestes por vias naturais

Por mais que seja importante cuidar para que as pragas não se proliferem, a forma em que isso é feito também deve ser observada, evitando-se o uso de agrotóxicos, que podem prejudicar a qualidade do solo.

 

Sendo indicado o uso de produtos naturais, além de práticas que evitem o crescimento dessas pragas. Além de escapar de qualquer tipo de auto de infração ambiental, pelo uso de materiais inadequados.

Rotação de culturas

Entre as formas naturais de controlar possíveis pestes é através do processo de rotação de culturas. Sistema que funciona através de uma alternância do que é cultivado em uma terra, garantindo assim a troca de nutrientes que serão adquiridos e devolvidos ao solo.

Reuso de materiais

O conceito de reciclagem vem ganhando um destaque cada vez maior na sociedade, sendo possível adotá-lo também no setor de agricultura. Seja com a reutilização de equipamentos, mas também de elementos de fonte natural, como a água a ser usada na plantação.

 

Sendo necessário apenas recorrer aos serviços de análise laboratorial de água, para garantir a qualidade dos fluidos naturais que podem ser reutilizados.

Adoção de fontes naturais

A manutenção de um processo de agricultura exige a utilização de diversos equipamentos que possam exigir o uso de alguma fonte de energia. E para manter uma agricultura sustentável, é importante adotar a utilização também de fontes renováveis de energia.

 

Como o uso de energia solar, eólica ou de biomassa. De uma forma geral, práticas que devem ser consideradas, para assim garantir a qualidade do processo de agricultura, dentro de um sistema sustentável.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas