BLOG

Dermatofitoses: conheça essa doença causada por fungos em equinos

Dermatofitoses

Você sabe o que são dermatofitoses? Tratam-se de infecções fúngicas da pele provocadas por diferentes fungos e podem acometer equídeos, suínos, bovinos, caprinos, cães, gatos e até mesmo o homem. Nos animais, de modo  geral, apresentam-se como lesões secas, arredondadas e frequentemente não coçam,  que  se  espalham na epiderme, pêlos e podem se distribuir para as unhas e cascos.

dermatofitoses-em-cavalos

O contágio se dá pela exposição direta ao fungos Trichophyton equinum e Trichophyton mentagrophytes, comuns no solo. A pele dos equinos é responsável por manter a temperatura, regular as sensações e equilíbrio hídrico. Uma doença dessa pode afetar o animal como um todo, podendo causar até prejuízos de ordem econômica.

É comum a dermatofitoses afetar animais que vivem em áreas de clima tropical e temperado, principalmente entre o outono e inverno, pois nesses meses ocorre o crescimento dos pelos e há mudança do metabolismo para a manutenção do calor corporal, acarretando em quedas na imunidade. A doença forma manchas circulares que causam queda de pêlos e descamação e geralmente aparecem na cabeça,  pescoço, ombros  e paredes  laterais  do  tórax, são áreas de maior atrito com as rédeas ou sela, mas podem se espalhar para outras áreas do corpo.

Isso porque a transmissão pode ocorrer de animal para animal por contato direto ou indireto ou indiretamente, atrás de esporas, estábulos, cercas, comedouros, entre outros. A umidade crônica por transpiração e questões ambientais podem aumentar as infecções, que normalmente começa com uma erupção papular com pêlos eretos, mas evoluem rapidamente para pápulas crostosas que vão se espalhando por toda a circunferência do animal. 

Além disso, os esporos, ou seja, a unidade de reprodução do fungo, podem viver sobre a pele sem causar qualquer lesão, mas esse animal se torna uma grande fonte de infecção, ademais, fatores podem diminuir a resistência às infecções, como má nutrição, estresse, moléstia ou uso de medicamento imunossupressores.

Um indicativo de início da doença são manchas circulares com perda de pêlos e formação de caspa. Alguns animais desenvolvem coceira, mas geralmente é mínima ou ausente. A  dermatofitose em cavalo pode se manifestar, inicialmente, similarmente à urticária e os pêlos nas áreas afetadas ficam como se estivessem arrepiados.

No caso da dermatofitose  em  equinos o  diagnóstico é confirmado através de uma análise na cultura fúngica, se houver indicativo clínico presentes no animal  direcionam a essa identificação. É importante um exame antifungigrama saber qual antifúngico é aconselhável para combater a infecção.

Dependendo do resultado dos exames, é aconselhado o uso de antibiótico e antifúngico em pomada, shampoo e outros fármacos de uso externo junto com medicamento oral. Como forma preventiva, também é prudente isolar o animal infectado e desinfetar o local com álcool ou amônia quaternária. É importante lembrar que essa doença pode ser transmitida do cavalo ao ser humano através de um simples contato.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas