“Sabemos que esse período de pandemia não está fácil. Mas tenha esperança que dias melhores virão!”
A pandemia iniciada em 2020, de COVID-19, continua forte em 2021 e não se tem previsão de seu fim. Hoje, em abril/2021, a vacinação já foi iniciada mas ainda paira uma incerteza sobre quando alcançará toda a população e, também, se mesmo que haja uma vacinação massiva, será possível considerar a pandemia vencida e retornar à normalidade pré-covid.
Nesse cenário, damos algumas recomendações aos criadores:
PLANEJAMENTO E PREVISÃO
Faça uma previsão dos itens medicamentos que você precisa para manter sua criação saudável, pelo menos em um horizonte de 90 dias. Isso inclui vacinações para os animais atuais, e para os que virão (tanto por nascimento quanto por compras) nesse período, bem como medicamentos para problemas comuns que você pode ter, como lesões, castrações, e acidentes usuais. Portanto, faça uma pequena farmácia em sua propriedade e mantenha-a sempre abastecida.
Porque fazer isso?
- Para não correr o risco de desabastecimento. Como na pandemia alguns insumos estão em falta, pode ocorrer de alguns produtos ficarem em falta por um período. Consequentemente, se você deixar para comprar um produto somente quando a situação crítica surgir, você corre o risco de não encontrar o produto ou somente encontrá-lo bem caro.
- Para aproveitar os melhores preços. Os preços estão variando bastante, normalmente com viés de alta. Portanto, já adiantar e comprar os produtos que precisará, pode ser uma ótima forma de economizar.
EXPLORAR OUTRAS POSSIBILIDADES
Outro ponto importante é ter coragem de fazer diferente. Embora você possa criar seus animais do mesmo jeito há muitos anos, um eventual cenário de crise forte pode ser a oportunidade para se reinventar.
Converse com técnicos, zootecnistas e veterinários, para aprender sobre como reduzir seus custos e otimizar seus processos. Caso tenha dúvidas, temos esses profissionais especializados em avicultura e suinocultura que podem auxiliar. Confira em www.abaraujo.com