Doenças no sistema urinário dos cães: veja os sintomas

Doenças no sistema urinário dos cães: veja os sintomas

Cuidar de um animal doméstico exige uma série de cuidados que vão muito além do ato de dar carinho ao seu bicho de estimação, por mais que isso seja algo de alta importância também. Entre os cuidados a serem tidos, existe a atenção ao sistema urinário animal.

Isso porque o mesmo tipo de doença e inflamação que pode atingir o ser humano, como resultado da baixa ingestão de líquidos, por exemplo, também pode afetar a saúde do seu companheiro animal, com um destaque específico para a situação dos cães.

Animais de grande movimentação e que precisam também do cuidado adequado para repor suas energias, permitindo que tal cachorro possa continuar a realizar suas atividades cotidianas sem sofrer com nenhum tipo de enfermidade, como aquelas a afetar sua bexiga.

Cuidados esses que são necessários para evitar até mesmo que esse animal possa ter sua saúde afetada a ponto de precisar de um acompanhamento médico de emergência, em uma clínica veterinária que trabalhe junto de uma distribuidora de produtos cirúrgicos.

Entre as enfermidades comuns de atingirem a saúde de um cachorro, destacam-se aquelas de raiz urinária, por se tratar de um sistema no organismo animal que pode estar vulnerável a uma falta de cuidado por parte do cão e de seu dono.

Doenças urinárias comum aos cães

O mesmo tipo de doença urinária que costuma afetar a saúde de um indivíduo pode atacar também o seu companheiro canino, até porque o que causa tais enfermidades costumam ser índices comuns, com um destaque especial para o baixo consumo de água.

Problema que pode ser visto tanto na raça humana como na canina, resultando assim em doenças comuns a ambos, sendo elas:

Insuficiência renal

Tal tipo de insuficiência pode ser explicada como uma falha na capacidade do organismo do cão em realizar atividades essenciais do sistema urinário, tal como o processo de filtragem do sangue, retirando as impurezas do corpo e direcionando para o canal urinário.

Falha essa que pode prejudicar os rins do animal. E caso tal problema chegue a um modo irreversível, até mesmo a vida do seu cachorro pode estar em risco.

Cálculo renal

O cálculo renal, ou seja, a conhecida pedra no rim, é outro problema que pode afetar a saúde do seu cão, tratando-se da solidificação de sais minerais junto ao canal urinário.

Pois diferente de substâncias externas que podem ser retiradas em um chuveiro lava olhos, tal como aqueles posicionados em obras e locais que lide com materiais químicos, esses sais minerais internos devem ser eliminados por meio do consumo de líquidos.

Pedra na bexiga

A pedra na bexiga funciona de forma similar ao cálculo renal, tratando-se apenas de uma solidificação a acontecer diretamente na região da bexiga, aumentando assim a dor do cachorro ao urinar.

Assim, além de muitos outros sintomas que podem ser causados por tais doenças urinárias, entre eles:

  • Dificuldade de urinar;
  • Dores constantes;
  • Urina com sangue;
  • Febre;
  • Vômito;
  • Diarreia.

Para evitar tais complicações na vida do seu companheiro animal, algumas ações devem ser adotadas por seus donos.

Como prevenir doenças urinárias?

De forma a evitar que a saúde do seu cão seja afetada por problemas urinários, os seguintes cuidados devem ser tomados:

Beber muita água

O consumo frequente de água é a principal ajuda contra as doenças urinárias, evitando assim a formação de cálculos, além de um possível caso de insuficiência renal. Só é preciso ter cuidado para que o seu cão beba sempre água limpa.

Sendo importante até mesmo recorrer a uma análise laboratorial de água para garantir que não exista a presença de vermes e bactérias nessa água.

Ração diferenciada

Existem alguns cães que podem mostrar dificuldade em beber água. Nesses casos, a partir do momento que o dono perceber a presença de um odor mais forte na urina do cachorro, é importante recorrer a outras alternativas.

Tal como ocorre com as rações renais, desenvolvidas para apresentarem níveis controlados de substância como fósforo, proteína e sódio.

Acompanhamento veterinário

Além do dono, outro indivíduo que pode ter sucesso em acompanhar a saúde do animal é o seu veterinário. Para isso, é importante a realização de visitas frequentes, de forma a fazer um check-up no cão, garantindo a saúde também do seu canal urinário.

Pois da mesma forma em que ao realizar uma obra é necessário contar com o auxílio de um profissional em consultoria ambiental, para cuidar da saúde do seu animal é sempre recomendado recorrer a opinião de um especialista em caninos.

A partir dessas dicas é possível então garantir melhor a saúde do seu cão, tendo uma atenção especial para o seu sistema urinário, evitando assim a formação de qualquer doença a surgir nesta região para o bem do animal e para o alívio do seu dono.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas