O uso prudente e responsável de antibióticos em animais e pessoas pode reduzir o risco de bactérias se tornarem resistentes. Hoje vamos falar mais sobre Doxiciclina. Saiba para que funciona esse medicamento.
Esse tema é importante no caso de antibióticos usados para tratar animais, e antibióticos que são a última linha de tratamento para infecções humanas críticas. Acompanhe as informações que selecionamos nesse texto e que podem ajudar você.
Para que é indicado o Doxiciclina?
O Antibiótico Doxiciclina 80 mg para Cães e Gatos é uma tetraciclina sintética de longa ação, com nível plasmático constante, excelente absorção através do trato gastrintestinal, sendo eficaz contra um grande espectro de bactérias Gram-Positivas, Gram-Negativas e alguns protozoários, como Ehrlichia e Babesia, além de infecções respiratórias, geniturinárias, Intestinais, articulares e dermatológicas.
- Eficaz contra um grande espectro de bactérias Gram-Positivas, Gram-Negativas e alguns protozoários, como Ehrlichia e Babesia;
- Excelente absorção através do trato gastrintestinal.
Entre as enfermidades mais suceptíveis podemos citar:
* febre maculosa causada por Rickettsia rickettsii;
* erlichiose canina causada por Ehrlichia canis;
* babesiose canina causada por Babesia canis;
* borreliose causada por Borrelia burgdorferi;
* bartonelose causada por Bartonella spp;
* hemobartonelose causada por Haemobartonella felis.
* Infecções Respiratórias
* Infecções Genito-urinárias
* Infecções Gastro-intestinais
* Infecções de tecidos moles
* Outras como: Otites, Erlichiose canina, pododermatite, anaplasmose canina, febre masculosa, babesiose canina, bartonelose, leptospirose e no tratamento pós-operatório.
Como devo tomar a Doxiciclina?
Administração via oral, podendo ser administrado com alimentos ou dissolvidos em líquidos.
O que é Doxiciclina 100 mg?
É a principal indicação Antibiótico de amplo espectro para cães e gatos, a base de Doxiciclina.
Importância do medicamento correto
Manter os animais sob rigorosas condições de higiene, além de ser uma exigência legal, garante a segurança e a qualidade dos alimentos. É uma necessidade indispensável. O uso e a aplicação de medicamentos veterinários garantem condições higiênicas nos animais, embora devam ser feitas com responsabilidade.
Um tratamento incorreto, uma dose ruim, medicamentos em mau estado ou administração inadequada causam efeitos contrários aos desejados e com consequências para os animais e para os futuros alimentos deles derivados.
O que são bactérias?
Bactérias e fungos são micróbios encontrados dentro e fora do corpo. A maioria dos micróbios é inofensiva, e alguns podem até ser úteis para os seres humanos, mas outros podem levar a infecções, como infecções na garganta e infecções do trato urinário.
O que são antibióticos?
Antibióticos são ferramentas essenciais para prevenir e tratar infecções causadas por bactérias específicas em pessoas, animais e culturas. Na área da saúde, os antibióticos são um dos medicamentos mais poderosos para combater infecções bacterianas com risco de vida.
O que é resistência a antibióticos?
A resistência aos antibióticos ocorre quando os micróbios não respondem mais aos antibióticos criados para matá-los. Isso significa que os micróbios não são mortos e continuam a se multiplicar. Isso não significa que o corpo seja resistente a antibióticos.
Bactérias e fungos estão constantemente encontrando novas maneiras de evitar os efeitos dos antibióticos usados no tratamento das infecções que causam.
As infecções causadas por micróbios resistentes a antibióticos são difíceis e às vezes impossíveis de tratar. Em muitos casos, infecções resistentes a antibióticos exigem longas internações, visitas adicionais ao médico e alternativas caras e tóxicas.
Como o uso de antibióticos contribui para a resistência a esses medicamentos?
Toda vez que antibióticos são usados, eles podem contribuir para a resistência. Isso ocorre porque os aumentos na resistência a antibióticos são determinados por uma combinação de micróbios expostos a antibióticos, e a disseminação desses micróbios e seus mecanismos de resistência.
Quando são necessários antibióticos, os benefícios geralmente superam os riscos de levar à resistência a esses medicamentos. No entanto, muitos antibióticos estão sendo usados desnecessariamente e incorretamente, ameaçando a utilidade desses medicamentos importantes
Para antibióticos de todas as categorias, deve-se evitar o uso desnecessário, períodos de tratamento excessivamente longos e doses insuficientes,