Uso de enzimas na alimentação de suínos

Sabe-se que suínos possuem baixa eficiência em transformar e aproveitar alguns nutrientes, principalmente nos animais jovens que possuem uma taxa de 60 a 65% de digestibilidade (TOSCAN, A., 2014).

O Nitrogênio proteico, por exemplo, tem uma estimativa de absorção de 35-45% do total consumido. Já o fósforo possui baixa digestibilidade, o que também pode comprometer o seu uso.

porquinho

Fósforo na alimentação de suínos

Nestes casos o uso de enzimas dietéticas, com destaque para a fitase, tem demonstrado efeitos positivos, uma vez que a enzima atua no complexo fitato dos grãos, melhorando a disponibilidade do fósforo, de outros minerais, da energia e da proteína (LOZANO, 2011).

Já para os polissacarídeos não amiláceos, que são os carboidratos mais complexos provenientes de origem vegetal, plenamente presentes nas rações de suínos, porem com uma quebra enzimática endógena deficiente e menor absorção no trato digestivo podem ser aproveitados de maneira mais eficiente com a adição de multienzimas exógenas, tais como amilase, protease e celulase, que são capazes de aumentar a digestibilidade de nutrientes das dietas de leitões, matrizes em lactação e leitões em fase de crescimento e terminação (NERY, 2000).

Este manejo torna-se principalmente importante para potencializar o ganho de peso dos animais devido a redução dos fatores antinutricionais presentes nas dietas. O benefício encontra-se tanto para o produtor, que tem melhor retorno financeiro e diminuição de gastos com insumos; quanto para o meio ambiente, sendo que com o aproveitamento dos nutrientes a quantidade de dejetos eliminados é reduzida. (LOVATO, 2014).

Fontes:

  • LOZANO et al. Níveis de fitase em rações para suínos em fase de terminação. Archivos de Zootecnia, Londrina, v. 60, n. 232, p.839-850, 12 maio 2011.
  • LOVATTO, P.A. Suinocultura Geral: Dejetos. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/54602226/Manejo-de-dejetos-1>. Acesso em: 03 nov. 2014
  • NERY, V. et al., Adição de Enzimas Exógenas para Leitões dos 10 aos 30 kg de Peso. R. Bras. Zootec. vol.29 no.3 Viçosa May/June 2000
  • TOSCAN, A. Uso de enzima versátil em suínos. Disponível em: <www.sossuinos.com.br/Tecnicos/info297.htm>  2014

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas