Os cachorros necessitam de alguns cuidados básicos. E dependendo do porte e da pelagem a escovação é algo fundamental em sua rotina de cuidados com o cachorro.
Este momento pode ser agradável, contudo se houver a escolha da escova de pelo ideal. Do contrário, uma simples escovação nos pelos dos cachorros pode se transformar em momentos de pesadelo.
Por que devo escovar meu cachorro?
Cada raça de cão possui um tipo de pelagem diferente. Logo, o tipo da escova vai variar, assim como a quantidade de vezes na semana que se deve escovar. Sem dúvida, os cães peludos precisam de escovação constante, e se não houver a casa fica mais poluída e isso exige ainda mais limpeza.
Apesar da grande importância que essa prática possui, nem todos os tutores fazem a escovação. E quando fazem, utilizam o material incorreto. Dessa forma, a escova adequada para pentear o seu cachorro deverá ser escolhida de acordo com as características dos seus pelos.
Benefícios da escovação nos cachorros
- Ajuda a reduzir o pelo;
- É uma demonstração de amor do dono para o pet;
- Diminui o mal cheiroda pelugem do cão e permite que os efeitos da lavagem do pelo durem mais;
- Pelos ficam mais bonitos;
Atenção!
- Cães que possuem pelo curto, basta escová-lo uma vez por semana;
- Já cães de pelo longo devem ser escovados todos os dias;
- É preciso selecionar a escova mais adequada para cada caso;
- Existem algumas em formato de luvas, e que são propícias para as raças de pelo curto;
Qual escova devo usar para escovar meu cachorro?
Escova Furminator
Quem busca um produto de qualidade e de muita utilidade vai se surpreender com o furminator. Ele é uma ferramenta profissional, utilizado por veterinários e profissionais do ramo. Mas fique tranquilo(a) que pode ser utilizado por você. Não é apenas de uso profissional.
Sendo assim, ele não é uma escova, sendo uma ferramenta exclusiva para eliminar pelos mortos enquanto distribui uniformemente os óleos naturais da pelagem, responsáveis pela saúde da pele e aparência dos pelos. Com isso, seu animal fica com um pelo limpo e brilhoso. Alguns dos benefícios do furminator:
- Reduz os pelos que caem dos animais em até 90% (comparado a escova, pente e rastelo);
- Design ergonômico e confortável, de fácil manuseio;
- Cerdas em aço inoxidável;
- Material antimicrobiano, ajudando a combater germes e bactérias;
- Sistema exclusivo de remoção e ejeção de pelos mortos;
Lembrando apenas que este equipamento não deve ser usado nas raças Poodle ou Maltês, pois eles não possuem sub-pelo.
Rasqueadeira
Indicada para todos os tipos de pelagem. Remove bolas de pelos e pelos soltos, distribui a oleosidade por igual deixando o pelo mais brilhoso.
Rasqueadeiras de borracha são indicadas para cães de pelo curto e de aço para cães de pelagem longa.
Rasqueadeira de sub-pelo
Indicada para cães que têm muito pelo e que se soltam facilmente.
Desembaraçador
Como o próprio nome diz, serve para desembaraçar os pelos do cachorro
Escova de pinos
Ideal para raças de pelagem média e dura. Essa escova é muito parecida com a usada pelos humanos. Ela é mais apropriada para cães que possuem uma pelagem difícil de ser desembaraçada, como os pelos mais encaracolados ou lanoso.
Pente
Ideal para cães com alergia ou de pele sensível e para cachorros que possuem pelos curtos. O pente também pode ser um ótimo massageador e ainda retira os “pelos mortos” do cão.
Luva rasqueadeira
Deve ser usada apenas em cães de pelos curtos, caso contrário, ocasiona nós. Logo, esse tipo de escova é um pouco mais bruta que as demais, por isso deve ser usado com bastante cuidado e delicadeza, para que o cão não se machuque
Lembre-se de que, ainda que pareça uma questão simples, qualquer dúvida que você tiver sobre o tema pode ser sanada com o veterinário que cuida do seu cão.
Certamente, utilizando a escova adequada, este pode ser um momento agradável para o seu cão. Assim, enquanto você se assegura de retirar a sujeira, os pelos mortos e desfazer os nós, ele ficará relaxado, contente e livre de puxões incômodos.
Por isso, seja gentil ao escovar seu peludo com qualquer tipo de escova, e procure ter um cuidado ainda maior caso seja a primeira vez que você escova o seu cachorro ou filhote.
Acessórios de higiene para cachorros
Existe alguns acessórios que são importantes ter na sua casa. Mesmo que você leve o seu cachorro ou gato para a pet shop, você precisa ter estes acessórios em casa, tanto para a higiene do seu animal de estimação, como também para o seu bem estar.
Confira abaixo a lista de produtos.
Furminator
Ele não é uma escova, sendo uma ferramenta exclusiva para eliminar pelos mortos enquanto distribui uniformemente os óleos naturais da pelagem, responsáveis pela saúde da pele e aparência dos pelos. Com isso, seu animal fica com um pelo limpo e brilhoso.
Shampoo
Os shampoos ajudam a conferir uma limpeza eficaz, vitalidade e brilho ao pelo. Os cereais que compõem a formulação proporcionam maciez e proteção ao pelo dos filhotes. É indicado para filhotes a partir de 3 meses de idade.
Colônia
Um produto para perfumar gatos que proporciona uma suave e agradável fragrância por longo tempo. Modo de Usar: Borrife a Colônia sempre após o banho diretamente sobre os pêlos do animal para facilitar a absorção e conservação do perfume no corpo do animal.
Precauções: Exclusivamente para uso externo. Evite contato com os olhos, nariz e boca. No caso de contato, lave com água em abundância. Não aplique o produto em animais com hipersensibilidade à formula. Mantenha longe do alcance de crianças e animais domésticos. Armazene o produto em local seco, fresco e protegido dos raios solares.
Creme dental
Indicado para higiene bucal e auxilia o combate ao mau hálito.
Precauções: Evite o contato do produto com os olhos e nariz. No caso de contato, lave com água em abundância. Não aplique o produto em animais com hipersensibilidade à fórmula. Mantenha longe do alcance de crianças e animais domésticos. Armazene o produto em local seco, fresco e protegido dos raios solares.
Quais os cuidados básicos com os cachorros?
Vacinas em dia: um dos cuidados é em relação às vacinas. Elas devem estar em dia. Observe sempre a carteira de vacinação de seu pet e não deixe de realizar nenhuma vacina. Durante as 5 primeiras semanas são obrigatórias vacinas para evitar doenças como: Esgana, Parvovirose, Hepatite Infecciosa Canina, Leptospirose, Raiva e Tosse do Canil).
Alimentação: quando são pequenos eles devem comer ração específica para filhotes. É sempre bom conversar com seu veterinário e de acordo com a raça, a ração também muda. As rações devem ser de qualidade. Evite comprar rações baratas que contenham muito sódio e que podem colocar em risco a saúde do seu cão.
Higiene: outro cuidado fundamental é em relação à higiene de seu cachorro. Cuidado com a pelagem. Se essa necessita de escovação, não deixe de fazer. Em algumas raças o banho e a tosa são fundamentais para o bem estar do animal. As unhas devem ser cortadas e os dentes também devem ser escovados. Mas não se esqueça de levar para um veterinário para ele fazer a limpeza anualmente.
Estes são os cuidados básicos. Atente sempre para que não falte água para seu cão. O mesmo vale com a ração. Não deixe a vontade, mas o habitue a um horário para comer. O local das necessidades também deve ser limpo com frequência.
A castração também é um processo importante dependendo da raça e do estilo de vida de seu cão. Procure um veterinário e converse a respeito. Fique atento aos comportamentos de seu cão. Se notar alguma diferença no seu dia a dia é hora de procurar um veterinário. Ele pode estar doente.
Atenção à alimentação de seu pet. Não dê a ele a comida que você come, pois alguns alimentos podem fazer mal para o seu bichinho. Importante ressaltar que os cães são bem apegados de seus donos. Por isso, não adote ou compre um cão se você não tem tempo ou ainda não gosta de brincar e dar atenção para o pet.
Algumas doenças muitas vezes são oriundas da falta de atenção que os donos não dão ao seu pet. Desta forma, brinque, dê atenção, converse com seu pet e faça a adaptação algo mais simples! Não deixe de dar atenção pra ele. Dê a ele brinquedos, ofereça um espaço em que ele possa brincar e correr.
E claro, não se esqueça de fazer uma visita regular ao veterinário. E muito amor e brincadeiras!
Respostas de 2
Muito importante utilizar o pente para cachorro. Eles adoram esse momento e é muito importante pra saúde deles!