No universo animal é difícil saber a personalidade de cada cachorro ou gato. Mas normalmente os gatos ariscos costumam ser assim desde filhotes, quando sentem medo de serem tocados. Muitos conforme vão crescendo e recebendo carinho de seus donos vão ficando menos ariscos.
Para muitas pessoas os gatos tem apenas a fama de ariscos. Mas nem todos são assim! Existem gatos apaixonantes. É claro que os gatos são bem menos domesticáveis que os cães, isso porque os gatos podem voltar rapidamente para o seu estado selvagem.
Por isso, iremos falar de 6 dicas que podem ajudar a acalmar um gato arisco.
Como conquistar um gato arisco?
Não force a barra
Se o seu gato é arisco não acabe forçando a barra. Não adianta querer transformar o seu gato, em um gato domesticado da noite para o dia. Eles também precisam de tempo. Você precisa respeitar o tempo dele. Não tente pegar ele no colo ou fazer carinho, se por acaso ele está fugindo de você. Isso vai apenas complicar a situação. Neste momento ele pode até arranhar você, mais por medo para se proteger.
Faça o uso de medicamentos homeopáticos
O uso de calmante para gatos tem sido adotado cada vez mais por muitas pessoas. Hoje no mercado existem muitas opções e tem diversos benefícios. Primeiro é porque são fáceis de aplicar e ainda são acessíveis e baratos se comparados a outros medicamentos.
E segundo é que os recursos terapêuticos advindos destes medicamentos aliviam não somente dor, mas males de irritabilidade, transtorno emocional, ciúmes entre outros problemas. Podendo até servir como um tratamento auxiliar de tratamentos realizados em cães e gatos.
Deixa ele se aproximar de você
Como escrito anteriormente não force nada. Talvez ele fique dias ou até semanas sem se aproximar de você, mas você precisa respeitar ele. É preciso compreender o seu comportamento. Você pode ter certeza que ele irá procurar você quando se sentir a vontade.
Não use a violência
Jamais faça uso da violência. Batendo ou xingando ele você vai apenas deixá-lo mais irritado, assustado e com medo. Assim, ele logo vai perder a confiança em você.
Agrados e música calma
Tente dar agrados para ele. Você pode até tentar conversar com ele, e por isso uma dica é sempre tentar se abaixar quando for conversar com ele. Outra dica para gatos ariscos, é deixar uma música calma tocando. Alguns pesquisadores chegaram a afirmar que a música calma pode ajudar os gatos ariscos a se sentirem mais tranquilos.
Mudança de comportamento, procure o veterinário
Qualquer mudança estranha de comportamento procure o veterinário. Ou se o seu seu gato ficou arisco de uma hora para outra, leve-o para uma consulta. Somente o veterinário poderá diagnosticar mais a fundo o que de fato pode ser.
Lembre-se cada animal de estimação vem até a gente para nos ensinar algo. Observe o seu comportamento, não julgue, e reflita o que você pode aprender com ele. E jamais, deixe de amá-lo!
Gato arisco: qual a explicação e como amenizar?
Os gatos tem personalidade distinta. E dependendo do estilo de vida do gato e da circunstância, ele pode acabar se tornando um gato arisco. Vários motivos podem explicar este traço, seja o medo, ou ainda a falta de socialização. A primeira coisa que o tutor deve observar é o temperamento do gato. Ele deve observar sinais e verificar se esse é um comportamento que é do gato desde pequeno (filhote) ou se surgiu recentemente.
Normalmente, o gato arisco acaba se sentindo mais a vontade apenas com uma pessoa, normalmente o dono. Em alguns casos, eles até se distanciam dos donos e são ariscos com todo mundo. O comportamento arisco quer dizer que o gato não gosta de estar ao lado das pessoas, podendo arranhar quando se sentir ameaçado, ou ainda fugindo quando alguém se aproximar.
Existem algumas dicas que podem ser tomadas para lidar com gato arisco. A primeira coisa é não usar a violência, neste caso deve-se tentar investigar o porquê do gato ser arrisco. Quando filhote, um exemplo é que alguns podem ser maus tratados e isso os deixou intimidados. Quando adultos, se eles passaram por algum trauma, eles também pode ficar ariscos.
Gato arisco não é um gato doente. Mas ele pode se tornar arisco por alguma dor.
Para investigar a fundo a circunstância, você pode levar o gato ao médico veterinário. Ele irá examinar mais a fundo o que explica esse comportamento. Outra questão, no ambiente em que ele habita, cuide para não mudar o ambiente bruscamente. Os gatos ariscos acabam ficando ainda mais estressados na presença de grande quantidade de pessoas.
Você precisa compreender esse comportamento dele e não acabar forçando nada. Você pode atraí-lo com agrados e petiscos, assim ele acaba criando mais confiança em você.
Ele precisa sentir que o ambiente em que mora lhe é confortável. Por isso, prepare um ambiente agradável ao seu gato e evite mudanças bruscas e radicais. Outro cuidado é não deixar as crianças se aproximarem de gatos ariscos. Eles podem acabar machucando as crianças.
Coisas que os gatos não gostam
Gatos são criaturas inteligentes, particulares e às vezes peculiares, e sua natureza peculiar significa que há algumas coisas que nós humanos fazemos e que eles realmente não gostam.
Por isso, vamos explorar neste texto algumas coisas que você faz no seu gato, mas ele não curte. Quer saber? Acompanhe o texto!
Acariciar na barriga geralmente não é bem-vindo
A maioria dos gatos desaprova ser acariciado em suas barrigas. E nem é preciso de estudo em comprovar isso. Eles não se sentem bem. Por isso, não acaricie a barriga do felino.
Ignorá-los
Claro que eles são autossuficientes, mas isso não significa que os gatinhos não gostem de receber – e dar – algum carinho gentil! Abraços, tapinhas suaves e fricções na cabeça são algumas das coisas favoritas do gato.
Excesso de carinho, vá com calma
Os seres humanos precisam expressar os sentimentos através do toque e precisam de carícias, abraços e beijos, mas cuidado… Seu gato não gosta deles.
Eu não posso deixar de rir um pouco quando me lembro como meu gato se move como uma cobra e move a cabeça sempre que eu quero beijá-los. Isso ocorre porque os gatos não precisam de muito contato em saber que os amamos ou nos mostrar que eles nos amam.
Aos felinos, o contato físico é uma forma de dominação, então só deve acariciá-los sempre que quiser e não toda vez que eles olharem a você.
Os cães podem adorar um vigoroso arranhão nos ouvidos, mas os gatos preferem animais de estimação e traços mais leves. Eles simplesmente amam ser tratados como os preciosos príncipes e princesas que são!
Gatos Odeiam Caixas De Areia Sujas
Usar um banheiro sujo – em público ou em casa – é bem nojento, certo? Bem, os gatos sentem o mesmo das caixas de areia suja.
É importante limpar as caixas de areia do gato todos os dias, ou pelo menos a cada dois dias, dependendo do número de gatos que tem e dos hábitos do banheiro. Não quer colher cocô diariamente? Considere investir em uma caixa de areia de limpeza automática.
Manter uma caixa de areia limpa é higiene. Dependendo do tipo de caixa que usa, é recomendado limpar com frequência. Gatos detestam caixa suja.
Os gatos são animais muito limpos, e uma caixa de areia fedorenta vai contra os seus princípios! Se uma caixa estiver muito suja, gatinho pode encontrar um lugar alternativo de se aliviar.
Gatos odeiam ruídos altos
Até mesmo quando coloca aquela sua música alta. De tempestades, a discussões, a fogos de artifício, muitos ruídos altos e comoção podem estressar seriamente o seu gato.
E o estresse crônico causado por ruídos altos pode causar uma série de problemas comportamentais e de saúde, incluindo nervosismo, agressividade ou depressão, assim como perda de cabelo, falta de apetite e excesso de higiene.
Pode ser difícil, mas tente limitar a exposição do gato a ruídos altos. Mantenha-a em um local silencioso e seguro quando os convidados estiverem acima ou durante o mau tempo, e evite tocar música muito alta ou aumentar o volume na TV.
Imagine ser fotografado constantemente
Se existe alguma coisa que deixe o gato irritado, é as fotos! Fotografia a todo momento. Jamais estará agradando, e sim deixando o gato estressado.
Se usar o flash, o gato fica ainda mais irritado. É mais irritante se está pegando um brinquedo e tentando criar uma imagem inexistente. Uma imagem forçada com o gato pode deixá-lo estressado.
Como se sente quando alguém está constantemente olhando a você
Muito parecido com o gato. Muito irritado em outras palavras. Olhar para alguém é para um gato que gosta de psique. Se você olhar para um gato por um longo tempo, então parece que você está exibindo um comportamento agressivo e talvez indo em sua direção. Vale a pena evitar.
Se tivesse leite constantemente, como você acha que deveria
Embora acreditemos que os gatos gostam de leite, muitos gatos são intolerantes à lactose, o que significa que o amor do gato e do leite é um mito.
Na verdade, eles podem ter dor de estômago dentro de 8-12 horas e se sentirem ruins. Como se sentiria se tivesse que beber leite, mas fosse realmente sensível à lactose? Como seu gato provavelmente, mas pode pelo menos dizer isso. Então pule o leite.
Dar banho ou qualquer contato com a água
É muito provável que o seu gato tenha feito esta pergunta. A menos que seu animal de estimação seja um gato de Bengala, que adora nadar, seu amigo felino provavelmente pertence à maioria dos gatos que odeiam água.
Uma das coisas que os gatos odeiam em humanos é essa estranha relação com a água. Nós usamos água para mais coisas além de beber, o que confunde gatos. Afinal, os gatos pouco compreendem porque você simplesmente em vez de tomar banho, apenas passe o pano no corpo.
Gatos, gatos e gatos. Eles são incríveis, cheios de mistérios!
Respostas de 2