A gengivite em cachorros é uma inflamação das gengivas e é o estágio inicial de uma doença das gengivas chamada doença periodontal. A gengivite é muito comum em cães, e é tratável. No entanto, se não for tratada, pode desenvolver-se em doença periodontal avançada, o que levará à perda de dentes.
As doenças bucais em cães são muito frequentes. Logo, a gengivite canina é um assunto sério e deve ser tratada para que o pet não perca um ou mais dentes, ou que comprometa a sua saúde. Podemos afirmar que a Gengivite é um processo inflamatório que afeta as gengivas dos cães.
É muito comum haver confusões em relação a gengivite. Esclarecemos que a gengivite é a inflamação da mucosa e periodontite é a inflamação das estruturas.
A gengivite é uma inflamação que atinge apenas a gengiva do cachorro.
Tenha em mente que a cor e a textura das gengivas do seu animal de estimação são também um indicador de sua boa ou má saúde. Por isso, é tão importante ficara atento a gengiva de seu animal de estimação.
Diagnóstico da gengivite canina
Pode depender de cada situação e caso.
Grau I
- Quantidade moderada da placa;
- Vermelhidão leve;
- Nenhuma mudança;
- Reversível.
Grau II
- Placa sub gengival ;
- Vermelhidão e edema;
- Pouca mudança;
- Reversível.
Fique atento aos seguintes sinais clínicos da gengivite canina
- Inflamação, sangramento, inchaço e/ou retração das gengivas;
- Bolsas com pus entre os dentes;
- Mau hálito;
- Dor ao mastigar (pode-se notar, por exemplo, por uma mordida diferente e inclusive pela falta de apetite).
Como tratar os cães com gengivas sensíveis?
A gengivite pode afetar cães de praticamente qualquer idade. E a gengivite em cachorros se não for tratada, pode gerar desconforto em seu pet, halitose (mau hálito) e poderá evoluir para a perda da dentição, não estando livre de ser absorvida pelo organismo e entrar na corrente sanguínea do animal, produzindo distúrbios sistêmicos.
O tratamento pode ainda seguir os seguintes passos, porém isso vai depender de cada caso e de acordo com o tratamento que o veterinário indicar:
- fisioterapia;
- eletroforese da solução de heparina;
- Massagem de gengivas e outras coisas;
- A fim de fortalecer a condição geral do corpo do animal, é necessário dar-lhe vitaminas (B, C, PP) para evitar a necessidade de escovar os dentes diariamente.
Limpeza dos dentes dos cães
A limpeza dos dentes dos cães é muito importante para ajudar a manter a higiene dental do cão. Além de ajudar na prevenção de doenças, também ajuda a diminuir o mau hálito em cães.
Quando não ocorre uma boa limpeza regular e periódica dos dentes e gengiva dos cães, pode haver ocorre o desenvolvimento de uma série de doenças bucais, como tártaro, placa bacteriana e doenças periodontais.
Como tratar mau hálito canino?
Listamos abaixo alguns produtos na loja veterinária AB Araujo que são recomendados para o tratamento de gengivite em cães. Vale ressaltar que é muito importante consultar o médico veterinário.
Dica de produto: Gel Removedor de Tártaro
O Clean Teeth funciona? Aplique o Clean Teeth Gel diretamente nos dentes que possuam placa e/ou tártaro. Aplique diariamente a noite. Para obtenção do máximo efeito, retire a comida e água do seu animal por 30 minutos, antes e após a aplicação do Clean Teeth Gel.
Dica de produto: Aquadent para cachorros
Cachorro com mau hálito? O produto Aquadent ajuda a resolver! Para que serve o Aquadent?
Saborosa e refrescante, a solução bucal Aquadent é indicada para auxiliar na saúde bucal de cães e gatos. O seu uso diário cuida não só da saúde dos dentes, mas também deixa as gengivas sempre em dia.
Passos para cuidar da gengiva do cachorro
- Marque com o veterinário a periodicidade na qual seu cachorro deve receber uma limpeza dental;
- Escove os dentes de seu animal de estimação de acordo com as indicações do profissional;
- Alimente-o de acordo com os requerimentos da sua idade, tamanho e também das características do seu cão.
- Controle periodicamente as condições da sua boca.
- Tire com o veterinário todas as dúvidas a respeito desse tema.
É válido ressaltar que a Gengivite e periodontite em cães é uma doença silenciosa, progressiva, que pode causar sérios riscos para a saúde do seu pet. Por isso, é fundamental saber como prevenir e tratar. A gengivite em cães pode ter em sua ocorrência na forma aguda. Mas fique tranquilo, a gengivite é quase sempre reversível e bastante fácil de tratar, diferente de outros problemas como a catarata em pets, por exemplo.
É importante criar uma rotina de escovação e remoção de tártaro. A doença periodontal uma importância muito grande na Medicina Veterinária, uma vez que pode ser desde uma gengivite até expor o animal.
Uma resposta