Gengivite em cães: como tratar?

A gengivite em cachorros é uma inflamação das gengivas e é o estágio inicial de uma doença das gengivas chamada doença periodontal. A gengivite é muito comum em cães, e é tratável. No entanto, se não for tratada, pode desenvolver-se em doença periodontal avançada, o que levará à perda de dentes.

As doenças bucais em cães são muito frequentes. Logo, a  gengivite canina é um assunto sério e deve ser tratada para que o pet não perca um ou mais dentes, ou que comprometa  a sua saúde. Podemos afirmar que a Gengivite é um processo inflamatório que afeta as gengivas dos cães.

É muito comum haver confusões em relação a gengivite. Esclarecemos que a gengivite é a inflamação da mucosa e periodontite é a inflamação das estruturas.

A gengivite é uma inflamação que atinge apenas a gengiva do cachorro.

Tenha em mente que a cor e a textura das gengivas do seu animal de estimação são também um indicador de sua boa ou má saúde. Por isso, é tão importante ficara atento a gengiva de seu animal de estimação.

Diagnóstico da gengivite canina

Pode depender de cada situação e caso.

Grau I

  • Quantidade moderada da placa;
  • Vermelhidão leve;
  • Nenhuma mudança;
  • Reversível.

Grau II

  • Placa sub gengival ;
  • Vermelhidão e edema;
  • Pouca mudança;
  • Reversível.

Fique atento aos seguintes sinais clínicos da gengivite canina

  • Inflamação, sangramento, inchaço e/ou retração das gengivas;
  • Bolsas com pus entre os dentes;
  • Mau hálito;
  • Dor ao mastigar (pode-se notar, por exemplo, por uma mordida diferente e inclusive pela falta de apetite).

Como tratar os cães com gengivas sensíveis?

A gengivite pode afetar cães de praticamente qualquer idade.  E a gengivite em cachorros se não for tratada, pode gerar desconforto em seu pet, halitose (mau hálito) e poderá evoluir para a perda da dentição, não estando livre de ser absorvida pelo organismo e entrar na corrente sanguínea do animal, produzindo distúrbios sistêmicos.

O tratamento pode ainda seguir os seguintes passos, porém isso vai depender de cada caso e de acordo com o tratamento que o veterinário indicar:

  • fisioterapia;
  • eletroforese da solução de heparina;
  • Massagem de gengivas e outras coisas;
  • A fim de fortalecer a condição geral do corpo do animal, é necessário dar-lhe vitaminas (B, C, PP) para evitar a necessidade de escovar os dentes diariamente.

 Limpeza dos dentes dos cães

A limpeza dos dentes dos cães é muito importante para ajudar a manter a higiene dental do cão. Além de ajudar na prevenção de doenças, também ajuda a diminuir o mau hálito em cães.

Quando não ocorre uma boa limpeza regular e periódica dos dentes e gengiva dos cães, pode haver ocorre o desenvolvimento de uma série de doenças bucais, como tártaro, placa bacteriana e doenças periodontais.

Como tratar mau hálito canino?

Listamos abaixo alguns produtos na loja veterinária AB Araujo que são recomendados para o tratamento de gengivite em cães. Vale ressaltar que é muito importante consultar o médico veterinário.

Dica de produto: Gel Removedor de Tártaro

O Clean Teeth funciona? Aplique o Clean Teeth Gel diretamente nos dentes que possuam placa e/ou tártaro. Aplique diariamente a noite. Para obtenção do máximo efeito, retire a comida e água do seu animal por 30 minutos, antes e após a aplicação do Clean Teeth Gel.

Dica de produto: Aquadent para cachorros

Cachorro com mau hálito? O produto Aquadent ajuda a resolver! Para que serve o Aquadent?

Saborosa e refrescante, a solução bucal Aquadent é indicada para auxiliar na saúde bucal de cães e gatos. O seu uso diário cuida não só da saúde dos dentes, mas também deixa as gengivas sempre em dia.

 Passos para cuidar da gengiva do cachorro

  • Marque com o veterinário a periodicidade na qual seu cachorro deve receber uma limpeza dental;
  • Escove os dentes de seu animal de estimação de acordo com as indicações do profissional;
  • Alimente-o de acordo com os requerimentos da sua idade, tamanho e também das características do seu cão.
  • Controle periodicamente as condições da sua boca.
  • Tire com o veterinário todas as dúvidas a respeito desse tema.

É válido ressaltar que a Gengivite e periodontite em cães é uma doença silenciosa, progressiva, que pode causar sérios riscos para a saúde do seu pet. Por isso, é fundamental saber como prevenir e tratar. A gengivite em cães pode ter em sua ocorrência na forma aguda. Mas fique tranquilo, a gengivite é quase sempre reversível e bastante fácil de tratar, diferente de outros problemas como a catarata em pets, por exemplo. 

É importante criar uma rotina de escovação e remoção de tártaro. A doença periodontal uma importância muito grande na Medicina Veterinária, uma vez que pode ser desde uma gengivite até expor o animal.

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas