É tão bom conviver com cães e gatos que estejam bem de saúde. Mas as vezes os antibióticos para cães e gatos precisam entrar em ação para que o animal adoentado recupere sua plena saúde.
Por isso, cuidar bem da saúde do cãozinho é fundamental para lhe garantir uma vida longa. Os antibióticos são os medicamentos mais usados e eficientes na medicina veterinária, podendo ser indicado para o tratamento de infecções internas ou externas de origem bacteriana.
Lembramos que é essencial consultar um veterinário antes de dar um antibiótico para o seu cão. Até porque o seu sistema imunológico também é diferente, por isso necessitam de receituário específico e uma dosagem especial para cada tipo de animal.
Para que serve o antibiótico?
Os antibióticos são utilizados para tratar vários tipos de doenças que são causadas por bactérias. No presente caso, os antibióticos para cães e gatos funcionam impedindo a disseminação de bactérias ou eliminando as bactérias. Contra infecções bacterianas os antibióticos são essenciais, além de outras doenças como:
- Tosse canina;
- Hepatite infecciosa canina;
- Lectosspirose;
- Doença de carrapato;
- Cinomose;
- Dermatites;
- Otites;
- Verminoses;
- Artrite e artrose
- Doenças cárdicas;
Antibióticos para cachorros
Aqui está uma lista dos antibióticos mais comuns para os cachorros. A escolha do antibiótico indicado para o seu animal é uma importante decisão feita pelo seu Médico Veterinário e não pelo dono!
Sulfamicina Antibiótico Oral
Associação de dois antibióticos que resulta em uma ação eficiente no combate a infecções.
Centril
É um medicamento a base de enrofloxacino, de uso a partir de indicação do médico veterinário.
Synulox Comprimidos Palatáveis
Para tratamento de processos infecciosos de cães e gatos, tais como: Infecções cutâneas, respiratórias, do trato gastrintestinal, periodontais, genitourinárias e outros tecidos moles tais como piodermites, dermatites, abscessos e feridas infectadas.
Antibiótico para gatos
Os antibióticos para gatos podem ser poderosos aliados para o combate a uma série de doenças perigosas
Doxitrat
Base de doxiciclina sendo utilizado para combate de bactérias Gram-negativos, Gram-positivos, Chlamydia, Mycoplasma, Actinomyces, Brucella, erliquiose e outros.
Azicox-2
Medicamento antibiótico e anti-inflamatório de excelente qualidade.
Dicas para dar remédio para gatos
Para dar remédio ao cachorros é mais fácil. Agora os gatos costumam ser mais chatos em relação a isso:
- Os remédios em comprimidos são mais fáceis de administrar! Evite colocar o remédio em contato com a língua do animal. Eles ficam irritados.
- Quando for dar comprimidos, é interessante amassar e colocar na ração, mas é um risco deles desconfiarem porque farejam muito bem;
- Outra forma de dar remédio, é indicado enrolar o gato em uma toalha de modo a fazer um “charutinho”, só com a cabeça pra fora. Isso nos protege de levar unhadas! Com uma mão, segure a cabeça do gato, e com a outra, abra a boca e coloque o comprimido o mais profundo que puder.
- Uma outra possibilidade que tem se mostrado bastante eficiente, é a dos vídeos abaixo.
Cuidados antibióticos em cachorros e gatos
É altamente contraindicado aplicar o antibiótico para cães por conta própria. A automedicação dos animais pode trazer consequências indesejadas.
Fique atento aos efeitos colaterais dos antibióticos como:
- Vômito;
- Diarreia;
- Perda de apetite;
- Irritação na pele;
Listamos alguns antibióticos para cães e gatos.
Mas lembre-se: consulte o seu veterinário em caso de dúvida, ele vai saber realmente qual medicamento indicar dependendo de cada caso, uma otite por exemplo, pode ser tratada com algum medicamento como o Auritop, mas em algumas situações realmente será necessário entrar com um antibiótico, somente um especialista vai saber o que indicar em cada caso.
Respostas de 7
Preciso de ajuda para o meu cachorro, ele tem um ano e três meses ,e está com cinomose, ñ sei mais o que fazer, pois levei ao veterinário e ele passou vários remédio e o meu cachorro, não está bem, não fica de pé e chora o tempo quase todo , eu acho que ele ficou assim por causa do gadernal, ele tenta levantar e ñ consegue e começa à chorar e também ñ fica com à cabeça firme
Amiga, não sou veterinário mas vi esse vídeo que pode te ajudar. Na situação que ele tá, o melhor é tentar salvá-lo. assiste ele.
https://www.youtube.com/watch?v=6XYsCLiCcgU
Deus proteja seu bichinho, com muito amor e possa salvá-lo!!!
Não é ó gardenal! E o vírus que deixa ele sem movimento. Cinomose e só Deus agente cuida dos sintomas pra não deixa eles sofrerem. O sistema imune do cachorro e que vai expulsar o vírus, muitos consegue outros não.
Rosemere infelizmente essa e uma doença que debilita muito o animal por ele esta chorando e nao anda mais a doença ja chegou no neurologico.Fica bem mais dificil de tratar digo por experiencia propria!
tratei duas cachorras ano passado por causa da cinomose e ambas morreram dei todo o suporte gastei horrores com medicação vitaminas e nao resolveu.
essa doença nao existe outra maneira ao nao ser seguir as recomendações do seu vet essa doença e complicada.
Boa sorte