Nas últimas décadas, a alimentação animal passou por um grande desenvolvimento, tanto no Brasil quanto em outros países, que estava ligada ou paralela ao crescimento do setor pecuário, que produziu um aumento tanto na demanda por alimentação animal quanto na conhecimento deles.
Além disso, a demanda da sociedade em relação a produtos de origem animal, o conhecimento deles, demandas ambientais, bem-estar animal, a disponibilidade de novos produtos que surgem como conseqüência de certos processos industriais, etc. Será mais necessário trabalhar e adaptar o conhecimento científico à nutrição animal.
Mas um dos pontos críticos da aplicação prática do conhecimento científico gerado na nutrição animal é, sem dúvida, o controle analítico dos alimentos e produtos utilizados.
A alimentação dos animais deve focar na melhoria contínua das condições dos animais, que satisfaçam os requisitos nutricionais , em quantidade e qualidade, e lhes permita um bom desenvolvimento, o que será evidente nos parâmetros produtivos e reprodutivos , bem como na saúde e bem estar.
Mas também a alimentação do gado deve ter outro propósito: fazê-lo ao menor custo possível. Forragens bem manejadas são um alimento bastante completo para vacas que permitem uma boa produção de leite e carne.
O que é Polinutri?
Os programas Poli-Nutri para suinocultura são desenvolvidos com alta tecnologia e constantemente aprimorados para atender os requisitos de uma suinocultura moderna e de alta produtividade.
Os produtos contêm ingredientes nobres, que garantem o melhor custo/benefício para o desempenho dos animais.
Para que serve Polinutri?
Indicado para produção de ração concentrada de bovinos de leite. Para produtores que preferem fazer a adição de cloreto de sódio (sal comum) e calcário calcítico na propriedade / fábrica.
Como usar Polinutri?
Misturar 8 a 10 kg do produto de 1 tonelada de ração concentrada para bovinos de leite ou conforme recomendações do nutricionista responsável. Para rebanhos tratados em sistema de TMR fornecer 80 g do produto por animal por dia.
A importância da nutrição animal para bovinos
Animais como seres vivos que precisam de comida para sobreviver. Sob condições de fazendas de gado, os alimentos são fornecidos aos animais para fins econômicos, a fim de obter uma conversão em carne, leite, ovos, lã, pele, etc. Hoje vamos falar sobre a importância da nutrição animal.
A nutrição é o item que tem maior peso nos custos de produção animal e, em quase todos os casos, excede 50% dos custos totais. Qualquer melhoria feita a esse respeito terá um impacto significativo na eficiência da operação.
Nutrição e alimentação são duas palavras geralmente usadas como sinônimos, mas com significados diferentes.
Nutrição é o conjunto de processos pelos quais um animal ingere e utiliza todas as substâncias necessárias para sua manutenção, crescimento, produção ou reprodução.
A alimentação é o processo de fornecer alimentos ao animal como veículo para necessidades nutricionais. Os alimentos devem levar em consideração sua origem, composição, digestibilidade e processamento.
A composição de um alimento é geralmente dividida em carboidratos, lipídios e proteínas como principais componentes e vitaminas, oligoelementos e outros compostos como suplementos.
Os carboidratos cumprem uma função essencialmente energética, os lipídios têm funções estruturais na forma de triglicerídeos, as proteínas são pele, cabelo, músculo, casco, casco, etc. e também são componentes de enzimas, hemoglobina, hormônios e anticorpos.
Vitaminas como A, D, E e K solúveis em gordura e vitaminas solúveis em água, como o complexo de vitamina C e B, são necessárias para o crescimento e manutenção do esqueleto e estão envolvidas em processos metabólicos.
A alimentação animal vem principalmente de plantas. Existem forragens verdes, forragens de silagem (para ruminantes), concentrados para ração animal à base de soja, milho, sorgo e outras espécies com alto teor de proteínas e carboidratos.
Mas também na produção de concentrados são utilizados outros animais ou seus resíduos, como é o caso de alguns alimentos utilizados na piscicultura.