Pulgas em cachorros; quais os cuidados

Você está dando ao seu cão uma massagem quando de repente vê um pequeno ponto preto pulando de um lugar para outro. Sim, é uma pulga. A maioria dos donos de cães e gatos lida com pulgas em algum momento da vida de seus animais de estimação e, embora o tratamento desses parasitas desagradáveis ​​seja bastante simples, pode ser difícil erradicá-los completamente de casa.

Os parques são a principal fonte de contágio do motivo de seu cão ter pulgas. Mas você não pode parar de ir porque é um lugar onde seu animal de estimação desestressa e libera toda sua energia.

É por isso que, no seguinte artigo você encontrará tudo o que precisa saber sobre a pulga, o parasita externo mais comum do mundo e, o mais importante, como remover pulgas de seu cão.

O que são pulgas?

Esses minúsculos ectoparasitas sugam o sangue de seus hospedeiros. Ligeiramente maiores que uma semente de papoula, as pulgas podem ser vistas a olho nu, mas são difíceis de serem capturadas, pois suas seis perninhas podem impulsioná-las a grandes distâncias para se moverem de hospedeiro a hospedeiro.

Seus corpos são cobertos por minúsculos pelos que os ajudam a segurar os animais escolhidos. As pulgas têm quatro estágios de desenvolvimento: ovos, larvas, pupas e adultos. Para removê-los com sucesso de sua casa, você deve atacá-los em todas as fases de sua vida, o que torna difícil se livrar deles.

o que são pulgas

Uma vez que uma pulga adulta pega seu cão e o pica, ela pode colocar até 50 ovos por dia. A maioria dos ovos caem no chão, onde eclodem, produzindo larvas que podem crescer em tapetes, lençóis e cantos escuros, alimentando-se de detritos por cerca de uma semana e meia, até que entrem em pupa e, eventualmente, pulgas adultas.

Como posso saber se meu animal de estimação tem pulgas?

Se você notar que seu animal de estimação está coçando, lambendo ou mastigando mais do que o normal, é hora de dar uma olhada em seu pelo. As pulgas geralmente se aglomeram na metade posterior do corpo do cão, dentro das patas traseiras, na base da cauda, ​​na barriga e na virilha, ou onde quer que elas encontrem calor e se sintam protegidas.

Divida o pelo do seu animal com um pente para pulgas ou com os próprios dedos para procurá-los. Se você encontrar pequenos vestígios de sujeira ou manchas marrons no pelo ou pelo de seu cão, pode ser um sinal de infestação.

E se meu animal de estimação for alérgico a pulgas?

A dermatite alérgica a pulgas é a condição alérgica mais comum em cães, com base nos sintomas que se desenvolvem entre 1 e 3 anos de idade. Essa reação, causada pela saliva da pulga, pode fazer com que alguns cães tenham coceira, arranhões e infecções na pele, enquanto outros sem essa sensibilidade ficarão perfeitamente bem.

Para um cão com esse tipo de alergia, apenas uma mordida pode coçar por dias. Se você suspeitar que seu animal de estimação está sofrendo dessa condição, procure inchaços, caroços, crostas, pele vermelha e até mesmo falta de pele.

Qual tratamento meu cão deve receber?

que tratamento o cão deve receber

Recomenda-se que todos os cães, independentemente da estação do ano ou de onde vivam, tenham um bom controle das pulgas ao longo do ano, pois as pulgas podem viver no mesmo ambiente por muito tempo.

Com base na recomendação do seu veterinário, você pode optar por produtos orais de ação rápida para o controle de pulgas e carrapatos, que podem matar esses parasitas em menos de 24 horas. Existem também tratamentos tópicos para eliminá-los enquanto trata a pele irritada.

Além disso, se você tiver mais de um animal de estimação, é importante garantir que você está tratando todos iguais e não apenas aquele que apresenta os sintomas.

Como eliminar as pulgas de casa?

Se você vir pulgas em seu cão, iniciar uma verificação mensal de pulgas pode não ser suficiente para tratar totalmente o problema. Seu animal de estimação precisa de cerca de três meses de tratamento para realmente ver a eficácia do controle.

Aspirar carpetes, sofás e pisos com frequência, lavar a roupa de cama do seu animal regularmente e aplicar spray para pulgas em casa ajudará a controlar a infestação dessas criaturinhas.

Lembre-se de que nenhum ser vivo deve estar por perto ao aplicar o spray e você deve deixá-lo agir por 20 minutos; repita esta ação por 15 dias.

Por outro lado, se você não der banho em seu animal de estimação com um shampoo medicamentoso para cães, a irritação em seu cão pode não desaparecer completamente e você não completará todo o tratamento.

Por sua vez, pode optar por contratar serviços de fumigação para tratar o interior e o exterior da sua casa, geralmente em duas sessões com um intervalo de 10 a 14 dias.

Se você decidir administrar um inseticida por conta própria, deve seguir as instruções ao pé da letra, ter muito cuidado ao seguir as instruções e manter seus animais de estimação fora dos quartos após a aplicação do produto.

Tratar pulgas exige muita perseverança e muitos banhos, mas vale a pena – seu cão vai se sentir muito melhor e sua casa vai brilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas