Quem mora em ambientes menores sabe que uma dificuldade é conseguir encontrar uma raça de cachorro que se adapte ao local. Até porque não basta ser apaixonado por um cachorro da raça São Bernardo se o mesmo jamais irá se adaptar em um ambiente pequeno, saiba as melhores raças de cachorros para apartamentos.
Desta forma, cabe ao dono pesquisar mais sobre as melhores raças de cachorro para apartamentos. Essa escolha irá facilitar tanto o processo de adaptação do cachorro, como também o estilo de vida do dono que poderá realizar seus compromissos de forma tranquila e desfrutar também de uma boa companhia. Para saber mais das raças que se adaptam melhor em apartamento continue lendo o texto.
Confira as 7 melhores raças de cães para apartamento:
- Shih tzu
- Lhasa Apso
- Maltês
- Schnauzer
- Pug
- Spitz anão
- Poodle Toy
Raças de cachorros para apartamentos
Existem muitas raças que se adaptam facilmente em apartamentos. Você não precisa necessariamente comprar, mas também pode adotar. As raças não definidas (vira-latas) também são cachorros que não são grandes e muitos se adaptam em lugares menores. Se você pensa em comprar, então conheça melhor um pouco destas raças recomendada para morarem em apartamento. Lembramos que as características das raças não são regras. Cada cachorro tem a sua personalidade e a forma como o dono educa o cachorro também trás resultados.
- Shih tzu: são considerados um dos cachorros que melhor se adapta em apartamento. O temperamento é dócil, eles gostam de brincar e correr. Também são considerados por fazer uma boa companhia!
- Lhasa Apso: seu temperamento é forte, mas é um cão que adora brincadeiras. Porém, é bem desconfiado com estranhos.
- Maltês: seu temperamento é afetuoso. É um cachorro que gosta de seu dono e familiares. Porém é bem carente. Eles gostam de brincar e se recomenda o passeio diário para que possa ‘gastar’ sua energia;
- Schnauzer: é um cachorro inteligente e muito sociável. Adora brincadeiras. Ele gosta muito de crianças.
- Pug: é um cão fiel ao seu dono, mas se adapta bem com estranhos. É dócil e todos se apaixonam facilmente por ele.
- Spitz anão: outro cão que desperta curiosidade é o spitz anão. Eles gostam de estar perto da família, mas dependendo de sua criação podem ser tornar ciumentos em relação ao seu dono.
- Poodle Toy: o poodle toy é apaixonante. São bem inteligentes e adoram brincadeiras.
Essas são algumas das raças que se adaptam em apartamentos. E isso se deve a uma série de motivos. Desde o seu porte até o temperamento. Claro que dependendo da personalidade eles podem variar.
Como saber qual raça de cachorro escolher para apartamento?
Ao procurar um animal de estimação, a melhor coisa a se fazer antes é pensar na relação dele com o espaço. Até porque, tem-se na cabeça que o bichinho precisa viver tão bem quanto seus donos. Isso se consegue com um bom planejamento para cuidar do animal.
Sendo assim, se você mora em um apartamento, seja ele seu ou alugado, é necessário imaginar o pet dentro daquele espaço. É válido ressaltar se o apartamento é alugado porque alguns lugares não permitem animais, seja essa uma regra do prédio ou só do dono do local.
Mesmo que não seja esse o caso, ainda é preciso analisar muito para pegar um cachorro de apartamento. Primeiramente seu local de vida, mesmo que pequeno, precisa ter o mínimo para comportar o cãozinho. Isso significa um lugar para ele dormir, comer e fazer suas necessidades, ou uma coleira para leva-lo até lá fora para poder faze-las.
É também preciso pensar no que você abriria mão em questão de conforto e silêncio para ter a alegre companhia de seu bichinho. Se isso não for um problema para você, então se está muito bem encaminhado para começar a ser um dono de um animalzinho.
Só basta sabermos agora qual deles se adequa melhor à sua personalidade. Até porque, não é só o tamanho que importa, mas também a disposição, os costumes, a saúde e o porte do cão. Muitas vezes ele pode ser pequeno e, mesmo assim, não ser um cachorro de apartamento.
Dachshunds
Esses pequenos animaizinhos são uma ótima opção para lugares apertados e para quem gosta de afeto. Um cachorro de apartamento muito animado e muito carinhoso, os Dachshunds possuem três tipos: pelos longos, pelos curtos e pelos grossos.
Cada um deles possui uma característica de personalidade diferente, sendo um mais carinhoso, um mais nervoso e o outro mais atlético. Mesmo assim, é possível encontrar carinho nos três. Além de carinho, muita beleza existe nesse pet de pernas curtas e corpo arredondado.
Um cachorro de apartamento muito inteligente, essa raça só necessita de um tanto de exercícios diários para se adaptar à sua casa. Com essa agitação pouca ele pode passar o resto do dia calmo e sem grandes surpresas.
Por ter uma personalidade muito forte, ele gosta de vários tipos de brincadeiras e sua inteligência pode gerar gostosos inesperados. Até por conta disso, é importante treinar o cão o quanto antes for possível, pois assim ele crescerá já com uma boa vivência e um bom ensinamento.
É preciso ainda tomar alguns cuidados quanto à saúde do animal. Por conta da curvatura de suas orelhas e por viver em espaços pequenos e quentes, é possível que ele crie fungos. Portanto, sempre que possível, faça a higienização para que não haja essa intempérie.
Cão Maltês
Um cão um tanto caseiro e tranquilo, esse cachorro de apartamento pode ser mantido com muita facilidade. É dócil, calmo e extremamente belo, sendo uma companhia divertida até sua velhice, sem nunca perder a vontade de brincar.
Outra característica que o faz ser ideal para essa localização é sua quietude. Um cão maltês, por ser calmo e não precisar de muitos exercícios, não faz muito escândalo. Costuma se dar bem com visitas e o único contratempo que da são seus pelos.
Essa penugem completamente bela e escorrida, branca e refletida na luz, precisa de atenção. Escovando-a diariamente se evita uma aparência feia para o seu cão e também muita dor para o animal. O bichinho será acometido com nós e emaranhados caso o cuidado não aconteça.
Boston Terrier
Esse cachorro de apartamento extremamente musculoso e amável é uma ótima opção atlética para quem gosta do tipo. Muito carinhoso e advindo de uma raça um tanto briguenta, ele deixou seu temperamento forte de lado, mas ainda conservou o tipo físico.
Por ter essas características é um cachorro que precisa de muito exercício, pois contém uma energia incrível. Deixa-lo parado o dia inteiro pode resultar em noite mal dormidas. Nem tanto por latidos, mas a correria e a força desse bicho pode dar trabalho.
Mesmo assim, isso compensa quando pensamos que esse cachorro para apartamento adora brincar. Sendo assim, essa energia é nada menos que muito útil. Posto isso, é possível perceber que ele é um cão ideal para quem tem filhos.
É também uma boa opção para quem gosta de praticar esportes, principalmente corrida, e quer levar o cãozinho. Ele pode e provavelmente adorará te acompanhar naquela caminhada solitária da manhã ou no fim da tarde.
Apesar disso é preciso ter alguns cuidados com ele, principalmente com os olhos. Por serem muito grandes, eles estão muito propenso a doenças comuns e até algumas mais graves como o câncer. Por conta disso é preciso prestar atenção nos olhinhos de seu pet.
Não é difícil encontrar um cachorro de apartamento. Seja adotado da rua, onde você pode mudar para sempre a vida do animal, ou comprado, sempre existirá um bom para você.
Animais são uma companhia incrível e um cachorro para apartamento pode ser o que você precisava para alegrar o ambiente. Com esses cãezinhos, nenhum espaço é pequeno demais que não caiba sua própria dose de felicidade.
Cuidados com as raças de cachorros para apartamentos
Muitas pessoas pensam que criar o cachorro em apartamento é sinônimo de maior segurança. Mas é fundamental que o dono cuide do cão no ambiente. Não pensar que por serem raças que se adaptam fáceis, por exemplo, os passeios fora do apartamento não são necessários. Muito pelo contrário. A maior parte das raças vai sentir falta de um passeio fora do espaço. Isso pode deixar o cachorro mais tranquilo. Quando for sair para você trabalhar ou passear, sempre deixe água e ração, além de seus brinquedos para ele brincar.
Uma resposta