Proteger os animais das doenças causadas pelos vermes é uma preocupação comum dos donos de pets. Geralmente, a primeira vermifugação acontece quando o animal ainda é um filhote. Porém, o que muita gente não sabe, é que os pets precisam deste cuidado durante toda a vida.
Por essa razão, o uso de vermífugos deve ser feito de uma a duas vezes ao ano, consultando sempre o médico veterinário. Isso ajuda a manter o animal saudável, assim como os humanos que com ele convivem.
Como funciona o vermífugo?
Os vermes, também conhecidos como helmintos, são parasitas que se alimentam do sangue e dos nutrientes, causando danos à saúde do animal. Assim, a função do vermífugo é acabar com esses seres parasitários.
Outra aplicação do medicamento é na ação preventiva. Por isso, quando tratado adequadamente, os vermes não conseguem se reproduzir no organismo e, portanto, não afetam o bem-estar do bichinho.
Como saber se meu pet está com vermes?
A infecção por estes parasitas pode ser facilmente confundida com outras condições clínicas. Por isso, confira alguns dos sintomas mais comuns em cães e gatos.
Sintomas de vermes em cães:
- Apatia;
- Pelos sem brilho;
- Vômito;
- Diarreia;
- Irritação na pele do animal;
- Barriga inchada;
- Fraqueza;
- Fezes com uma coloração, ou consistência fora do normal;
- Tosse;
- Perda de apetite e de peso;
- Coceira no bumbum;
- Dor abdominal;
- Presença de vermes nas fezes;
- Atraso no crescimento, sintoma que aparece apenas nos animais filhotes.
Sintomas de vermes em gatos:
- Presença de ovos do parasita na caixa de areia;
- Mudanças no apetite;
- Vômitos;
- Fezes com coloração escura;
- Diminuição do peso;
- Abdômen inchado;
- Gengivas esbranquiçadas;
- Comportamento sonolento e sem energia;
- Diarreia;
- Pelagem seca e quebradiça.
Vermifugação: como fazer?
Primeiramente, é fundamental que o médico veterinário seja consultado, pois ele é o profissional habilitado para fazer a prescrição do medicamento. A definição do vermífugo passa por fatores como o peso e a rotina do animal.
Então, se o remédio escolhido for líquido, ele pode ser aplicado na garganta do animal, enquanto que, se for em comprimidos, a orientação é misturá-lo à comida.
Portanto, a vermifugação é um processo simples, mas que precisa ser constante, garantindo a saúde do animal medicado e de todos os outros que com ele convivem.
Não deixe de conferir toda a linha de vermífugos na seção de medicamentos da AB Araújo!
Gostou deste artigo? Deixe seu comentário!