Independentemente da raça, tamanho ou temperamento, o seu pet sempre ficará feliz por ganhar alguns petiscos. Afinal, quando você mexe em algum pacote na cozinha, naturalmente seu pet aparece feliz e com esperança para receber um agrado.
Naturais, caseiros ou em diferentes tamanhos, as opções de petisco são imensas. Aliás, eles podem ser um grande aliado na rotina com o seu bichinho.
Contudo, na busca por esses mimos, vale a pena ficar de olho na composição do petisco, visto que alguns ingredientes como aditivo para pao frances e outros, são proibidos para o consumo do animal.
Além de ajudar na manutenção da saúde e bem-estar, os petiscos são usados como uma recompensa toda vez que o seu companheiro(a) acertar uma atividade de um treinamento. Esse tipo de estratégia costuma ser muito eficaz nesse processo.
Com o objetivo de melhorar a sua rotina com o seu pet, listamos algumas dicas de como escolher o melhor petisco para o seu bichinho, além de especificar a quantidade ideal e como utilizá-la da melhor forma possível no dia a dia. Confira:
O que considerar antes de oferecer o petisco?
Há uma série de vantagens por trás dos petiscos, contudo é necessário tomar alguns cuidados ao dar esse tipo de alimento ao seu pet.
O processo de escolha é o mesmo a ser tomado para selecionar um perfil de silicone adequado para uma empresa, ou seja, é necessário seguir alguns critérios antes de seguir em frente.
A princípio, tenha em mente que esse mimo não pode substituir as rações do seu pet, e precisam ser oferecidas com moderação.
A grande maioria dos petiscos, em sua composição, possuem proteínas, corantes e sódio, além dos flavonóides, responsáveis pelo sabor irresistível. O problema mora na quantidade dessas substâncias, que costuma ser mais elevada em relação à ração.
Por esse motivo, pode parecer meio óbvio, mas é extremamente importante que você opte por produtos com boa procedência e de qualidade, afinal trata-se da saúde e bem-estar do seu animal.
Qual a quantidade ideal?
É muito comum as pessoas se perguntarem sobre a quantidade ideal de petiscos que pode ser oferecida a um animal. Inicialmente, é importante dizer que há diferenças de um pet jovem e saudável para um pet idoso.
Assim como a ração, os petiscos devem ser oferecidos de acordo com o peso e saúde do bichinho. O ideal é variar de 2 ou 10 unidades por dia, dependendo do porte do animal.
Uma ótima alternativa é oferecer frutas e legumes como petiscos. Entretanto, alguns alimentos não podem ser dados aos pets, como:
- Abacate;
- Chocolate;
- Uvas;
- Macadâmia.
O ideal é que o seu bichinho tenha um acompanhamento de um profissional, para só então incluir algo de diferente na rotina alimentar. Não é como um acidente em laboratório que pode ser remediado de forma imediata com o uso de uma ducha oftálmica.
Petiscos ajudam na manutenção bucal do seu bichinho
Da mesma forma que os humanos precisam manter uma manutenção bucal frequente, o mesmo acontece com os pets. A escovação dos dentes, por exemplo, deve fazer parte da rotina do seu animal.
No entanto, felizmente há algumas opções de petiscos que conseguem ajudar no combate ao tártaro, mau hálito e outros problemas que podem surgir posteriormente.
Esses produtos possuem uma textura que facilita a mastigação e, por sua vez, são bem saborosos. Dessa forma, o seu cachorro fica entretido e ainda mantém uma saúde bucal adequada.
Biscoito caseiro: são válidos?
Como já sabemos, grande parte dos animais amam experimentar coisas gostosas e diferentes, e é por esse motivo que os petiscos são tão atrativos para os bichinhos.
Por mais que exista várias opções nos pet shops, você tem a opção de fazer os próprios petiscos do seu pet. Em outras palavras, é como se você tivesse a possibilidade de ter uma fabrica de macarrão em casa, só que no caso seria de petiscos.
Como fazer isso? É simples, basta pesquisar uma receita específica para o seu tipo de pet com ingredientes permitidos e finalizar o preparo no forno.
Ao fazer, evite utilizar sal, açúcar, óleos e fermentos. A partir do momento que você toma esses cuidados, o seu pet ficará extremamente grato. Lembre-se: a quantidade dada ao seu animal deve ser moderada, e isso vale para qualquer tipo de pet.
Mesmo que seja permitido um número X de petiscos para o porte do seu animal, evite dar esse mimo com frequência, pois ele precisa entender que esses agrados são especiais, e para isso eles devem ser dados em momentos específicos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.