Remédio para otite canina: veterinária esclarece dúvidas

Uma das doenças bem comuns em cachorros é a Otite.

É para saber se o cachorro possui a doença, basta ficar atento se ele fica coçando muito os ouvidos, sacudindo a cabeça, ou até mesmo chorando quando coça.

Quase não há dúvidas de que ela possa estar com Otite. Para saber mais a respeito da doença, conversamos com a médica veterinária Emanuelle Cristina Bergamasco da Ab Araujo Produtos Veterinários que nos esclareceu a respeito da doença.

Como saber se meu cachorro está com otite?

Segundo a médica veterinária, aqueles cachorros que começam a apresentar problemas nos ouvidos, normalmente choram, ficam com a cabeça tombada, coçam muito o ouvido. Esse o indicativo que tem alguma coisa de errado e que pode ser otite.

Tipos de otite canina

As otites podem ser bacterianas, de fungos ou parasitárias.  Pra cada uma delas tem um tipo de tratamento. Normalmente quando o animal tem otite, a secreção pode mudar de cor, existem cores diferentes. Cores mais escuras, mais para o preto, marrom, ou amarelada.

O que causa otite canina?

Ela pode ser decorrente de excesso de umidade, quando as pessoas dão banho e deixam entrar líquido dentro do ouvido e não secam direito. O ideal é que o animal seja levado ao veterinário, para que ele olhe essa secreção e possa diferenciar qual é o tipo de otite e orientar corretamente a forma de fazer a limpeza, utilizando produtos de banho adequados.

O dono do cachorro pode fazer a limpeza do ouvido?

A médica veterinária não recomenda utilizar o  cotonete nesse tipo de doença para fazer  a limpeza do ouvido do cachorro, porque neste momento o proprietário pode acabar agravando este tipo de problema. E durante o exame clínico o veterinário também vai examinar se não tem um problema mais severo, por exemplo, a perfuração do tímpano, por isso o proprietário não deve limpar o ouvido do cachorro sem orientação do veterinário. O veterinário vai orientar ele da melhor forma possível pra poder retirar a secreção.

Oite canina tratamento

Hoje os tratamentos de otite demoram com o quanto o animal já apresentou a doença. A otite pode ser aguda, ou seja, o animal teve otite uma vez na vida, ou ela pode ser crônica, aqueles animais que tem, ou seja, vai e volta. Então nestes casos é sempre orientado a fazer o exame otológico, e ver se o remédio para ouvido de cachorro é realmente eficaz para aquele tipo de agente que está dentro do ouvido do animal.

Otite: cada vez mais comum

Segundo a veterinária, é um grande problema nas clínicas as otites. Isso porque que elas têm aumentado cada vez mais. Muitas vezes o animal tem resistência à medicação, às vezes o proprietário para o tratamento antes, usa a medicação errada e isso vai se agravando. Por isso, está cada vez mais difícil tratar otite, ficando crônicas, por erro no tratamento.

Como evitar a otite canina?

As infecções de ouvidos podem ser evitadas no banho semanal dos pets, tem que cuidar para esse ouvido não ficar úmido, pra não entrar água e ficar excesso de umidade ali, e se for o caso das outras otites elas podem ter origem primária ou secundária. Então isso precisa ser investigado. Então fica difícil de dizer como isso deve ser evitado. Por que se for secundária, por exemplo, se tem sarna no corpo, pode desencadear em sarna no ouvido, então ela será secundária e se previne evitando sarna no corpo.

Prevenção otite canina

A questão de prevenção é bem complicada. Mas o proprietário pode evitar que o ouvido fique úmido, pra evitar as otites decorrentes do excesso de umidade, as outras é fazer a manutenção da saúde do animal. Evitar tirar o pelinho do ouvido do cachorro, isso agride e irrita.

Recado importante: leve o animal ao médico veterinário para que ele possa fazer os exames e assim diagnosticar o melhor tratamento.

Respostas de 3

    1. meu cachorro está com otite levei ele no veterinário i ela fez uma cirurgia no ouvido dele.pois ele já estava com bolha depois deu três pontos passou um antibiótico e mi mandou pra casa fizemos os curativo e demos o antibiótico como ela nos orientou certo.mais agora voltou de novo.o que eu devo fazer? mi dá uma orientação por favor. pois no momento estou sem condições.
      obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas