Em geral, uma alimentação completa, com uma ração de qualidade, deve garantir que seu cachorro tenha uma vida longa e saudável. Porém, assim como as pessoas, nem todos os cães são iguais e, portanto, seus organismos têm necessidades diferentes.
Às vezes, seu amigo pode sofrer de deficiência de algum nutriente, mesmo que você ofereça refeições balanceadas e nutritivas.
Ou então, o seu cão pode ter passado por uma doença, uma queda de imunidade ou uma cirurgia, e carece de alguma vitamina, sais minerais ou substâncias importantes para sua recuperação.
É nesse cenário que os suplementos para cachorros atuam. Eles são fontes poderosas de nutrientes, cujo intuito é melhorar a saúde e qualidade de vida de seu amigo.
São utilizados como complemento nas refeições. O mercado apresenta uma ampla gama de suplementos para cachorros, com os mais variados ativos e funções. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o assunto, incluindo quando e como usar, além dos tipos específicos para cada caso.
Como funciona os suplementos para cachorros?
Os suplementos para cachorros servem para suprir algo que o animal tem deficiência ou então para oferecer um maior aporte de algum elemento que o pet está necessitando. Mas é fundamental que seja indicado pelo veterinário e não pelo dono simplesmente achar que o pet precisa. É indicado quando o veterinário constata alguma deficiência de vitamina, mineral em seu corpo. Em casos como:
- Gestação e lactação;
- Promotor de crescimento;
- Anemias;
- Animais idosos ou cães filhotes;
- Coadjuvante no tratamento de doenças da pele e do pelo.
- Quadros de anemia;
- Quando o animal está doente ou muito magro.
Jamais devem ser usados suplementos sem a orientação de um profissional. E o tutor pode até acabar prejudicando a saúde do seu bichinho de estimação. Isso porque fornecer suplemento por conta própria, sem que o animal necessite, pode também sobrecarregar seu organismo e ao invés de ser benéfico, pode tornar-se prejudicial.
Principalmente para animais que tem problemas renais ou hepáticos ou algum outro tipo de condição especial. Ou seja, apenas quando os suplementos são necessários, já que uma dose excessiva pode trazer problemas para o mascote.
A dúvida geral é: “será que meu cachorro precisa de suplementos”? a resposta é: o veterinário é quem poderá aconselhá-lo! Jamais de algum suplemento para o pet achando que ele precisa.
De toda forma, se você alimenta o seu animal com uma ração específica para o problema de saúde e de boa qualidade, a complementação de vitaminas é dispensável.
E se tiver dúvidas, é importante que o Veterinário avalie e indique o suplemento mais adequado para o seu animal.
E claro, tão importante como saber se realmente o animal necessita, é também fundamental utilizar um suplemento de qualidade, com matérias primas selecionadas e que tenha a maior concentração dos principais elementos.
Quando devo usar suplementos para cachorros?
Antes de mais nada, tenha em mente que a suplementação não é uma simples escolha sua. Apenas o médico veterinário está apto para avaliar a necessidade e indicação, de acordo com as circunstâncias, incluindo raça, porte, alimentação e histórico de saúde.
É muito comum que a suplementação seja indicada para cães atletas ou que fazem muita atividade física, pois precisam de reposição devido à força e energia dispendida, e também para fêmeas gestantes, pois auxiliam na produção de leite, e garantem as vitaminas, sais e outros nutrientes necessários para que os filhotes se desenvolvam com saúde.
Além disso, os veterinários costumam indicar a associação de suplementos principalmente quando seu amigo está com problemas nutricionais e carências de vitaminas ou sais minerais, anêmico ou se recuperando de uma doença, lesão muscular ou óssea, ou procedimento cirúrgico.
Ainda, se você alimenta seu cachorro com comida humana, é bem possível que ele vá precisar de suplementação, já que as rações de qualidade costumam conter os nutrientes básicos para uma nutrição equilibrada dos cães.
Em todos os casos, geralmente as refeições são suplementadas com vitaminas, proteínas, cálcio, sais minerais, entre outros. As vitaminas essenciais para um animal saudável são: A, B1, B2, B3, B4, B5, B6, B12, D, E, H, K e PP. Cada uma delas responde por funções diferentes no organismo.
Tipos de suplementos para cachorros
Ainda que você precise sempre da avaliação de um veterinário, vale a pena conhecer os tipos de suplementos que existem no mercado. São diversas categorias, e cada uma responde por uma necessidade diferente do organismo de seu amigo.
Suplementos para articulações
Especialmente desenvolvidos para os cães de raças grandes, que podem sofrer com problemas nas articulações devido ao peso do corpo sobre as patas.
Além desses, podem ser indicados a cachorros obesos – pelo mesmo motivo de sobrepeso – ou então para animais idosos, que estão com a estrutura óssea enfraquecida, muito magros, ou com musculatura débil.
Também podem ajudar no tratamento de disfunções no quadril e cotovelos. As substâncias ativas mais comuns são metil-sulfonil-metano, glucosamina e sulfato de condroitina.
Suplementos para os pelos
Recomendados para cães que apresentam queda de pelos – seja pela fase de troca ou por carência de nutrientes –, ou pelos sem brilho e viço. Também é muito comum que se associem esses suplementos quando o animal está em tratamento – ou já passou pelo tratamento – de alguma alergia de pele. Além disso, são oferecidos a cães de exposição, para garantir uma pelagem sedosa e brilhante. Os suplementos para pelos mais comuns são:
- Vitamínicos minerais: de origem natural, geralmente contêm vitamina B, complexo de biotina, e minerais como zinco. Além disso, eles têm outras vitaminas e o veterinário escolherá aquele que apresentar as de que seu amigo carece.
- Ômega 3: ácido graxo proveniente de peixes marinhos, o ômega 3 é o suplemento de pele com efeito visual mais perceptível. Além de recuperar pele e pelo – inclusive reduzindo a sensação de coceira em casos de alergias –, essa substância melhora a saúde de todo o organismo, pois age no controle de inflamações e oxidação, previne a perda muscular, retarda o câncer, protege rins e coração e promove a circulação sanguínea.
- Ômega 6: mesmo que não seja tão forte e completo quanto o seu “irmão” Ômega 3, esse ácido graxo também atua na saúde da pele dos cachorros.
Suplementos para imunidade
Como o próprio nome indica, servem para reforçar o sistema imunológico dos animais. Indicados para cães – e também gatos – que precisam de um reforço nas vitaminas e minerais para lutar contra alguma doença ou disfunção.
Esse tipo de suplementação geralmente apresenta vitaminas C e E em sua fórmula, bem como minerais como o selênio. Esses ativos atuam como antioxidantes, fortalecendo as defesas do corpo.
Essas substâncias costumam ser receitadas pelos veterinários para cachorros com estresse, depressão, ansiedade e outros problemas psicológicos, e para animais em tratamento de doenças graves, como o câncer.
Suplementos para pigmentação
São os mais raros, especialmente aqui no Brasil. Indicados em casos bem restritos, geralmente para animais de exposição que vivem em zonas muito frias, com pouca incidência de sol. Esses cães costumam perder a coloração do focinho e, por isso, tendem a perder pontuação nos concursos.
Quando você não deve dar suplementos para cachorros?
Tudo em excesso pode fazer mal. Essa é uma realidade para cães tanto quanto o é para humanos. Fazer seu amigo ingerir substâncias de que ele não precisa pode desequilibrar o seu organismo, prejudicando sua saúde. Por isso mesmo, a suplementação só pode ser utilizada sob prescrição de um médico veterinário.
Ele é o único profissional capaz de verificar as necessidades de seu cão e, provavelmente, contará com exames de sangue ou de laboratório para fazê-lo. Achar que você pode associar suplementos à alimentação apenas para deixar o cão mais forte, mais bonito ou com pelo mais viçoso, pode comprometer a saúde de seu bichinho, especialmente seus rins e fígado, que podem ter dificuldade em sintetizar as substâncias ingeridas.
Além disso, não custa lembrar que suplementos para cachorros e gatos são completamente diferentes de suplementos para humanos.
NUNCA troque um pelo outro. E saiba que até mesmo os produtos naturais podem ser tóxicos para o seu amigo. Não ofereça nenhum tipo de substância sem orientação do profissional especializado.
Vale lembrar, ainda, que o que funciona para outro cachorro não necessariamente funciona para o seu. Somente o veterinário poderá definir o tipo de suplemento e a dose adequada para cada cão. O uso adaptado da receita alheia pode ser ineficaz ou, pior do que isso, prejudicial.
O tempo de aplicação do suplemento também será informado pelo médico veterinário. Alguns produtos serão usados somente por um tempo, para atender a uma necessidade e/ou carência específica e temporária – como é o caso de gestações, recuperações de doenças e cirurgias, alergias etc.
Outros poderão fazer parte da dieta de seu cão por toda a vida, devido a alguma deficiência ou condição que seja para sempre – cães com obesidade e dietas restritivas, por exemplo.
Cachorros – bem como gatos e outros pets – costumam ter uma vida saudável e longa, apenas por meio de uma ração de qualidade.
Uma alimentação balanceada e completa normalmente garante pelo forte e viçoso, pele hidratada, metabolismo equilibrado e bom funcionamento da visão, sistema nervoso, sistema imunológico e órgãos vitais.
Por isso, em geral, o seu cão não vai precisar de suplementos. Às vezes, a inclusão de enzimas digestivas ou probióticos em sua dieta já resolve, pois, com frequência, o problema está na absorção de nutrientes, que esses produtos ajudam a sanar. Porém, se o seu amigo precisar de suplemento, não tem problema.
Há diversos produtos de qualidade no mercado e, com o auxílio de um veterinário, não haverá risco algum para a saúde a vida do cachorro.
Dicas de suplementos para cachorros
Suplemento Queranon 15kg
É um medicamento de excelente qualidade no foco na melhoria da pele e da pelagem. Ele contém cistina, extrato de leveduras e vitamina do complexo B.
Suplemento Seniox 500
É um produto de excelente qualidade, visando promover a saúde nutricional de cachorros e gatos. Contém ácidos graxos essenciais, vitaminas E, vitamina C e selênio.
Suplemento Hemolipet Sticks
É um suplemento de excelente qualidade em formato de bastões de grande palatabilidade. Isto facilita o consumo pelo animal, pois ele é como se fosse um petisco.
Suplemento Nutralife
É um suplemento rico em calorias utilizado para o rápido aporte nutricional de pequenos animais. Contém macro e microminerais, vitaminas hidro e lipossolúveis, aminoácidos essenciais e não-essenciais, Ômegas 3 e 6, Glicose, Prebióticos (MOS e FOS). A apresentação em pasta e o sabor carne conferem ótima aceitação e favorecem a absorção dos nutrientes da fórmula, sendo, portanto, um produto fundamental no caso de animais que necessitam de apoio nutricional imediato e eficaz.Suplemento Condroplex
Este suplemento ajuda no controle da dor e inflamação, protege as articulações, e é ideal para filhotes, idosos, obesos e raças predispostas. Pode ser utilizado em animais sadios que praticam atividades físicas constantemente, neste caso a suplementação vai atuar na prevenção da degeneração articular decorrente dos constantes impactos nas articulações provocadas pela intensidade do exercício.Perguntas e respostas sobre suplementos aos cachorros
Meu cão precisa de vitaminas?
A maioria dos cachorros recebe uma dieta completa e balanceada – incluindo vitaminas e minerais – a partir de ração comercialmente processada , segundo a FDA. Por isso, recomenda-se escolhe ruma ração de qualidade.
Existe algum perigo em dar vitaminas ao meu cachorro?
Possivelmente. Se um animal já come uma dieta balanceada e recebe quantidades excessivas de algumas vitaminas e minerais, eles podem ser prejudiciais, de acordo com a FDA e veterinários.
De fato, a suplementação pode realmente ser prejudicial. Por quê? Porque apesar de não ter uma quantidade suficiente de vitamina pode ser um problema, ter muita vitamina também pode causar problemas. Por isso, procure o veterinário.
Devo verificar com o meu veterinário antes da escolha pelo suplemento?
Sim! Recomenda-se a visita ao veterinário. Assim, ele examina o cão e verifica qual deficiência possui.
Muitos podem ser diagnosticados de uma deficiência de vitamina ou mineral. Se for esse o caso, seu veterinário irá recomendar um único suplemento vitamínico, não um multivitamínico.
Os suplementos contêm os nutrientes prometidos?
Mais uma vez, isso depende do tipo de suplemento que está comprando. Em caso de dúvida, vale a pena conversar junto ao seu médico veterinário.
Como escolher suplementos vitamínicos aos cachorros ?
Como observado, você deve sempre conversar junto ao veterinário sobre o que, se houver, a suplementação vitamínica do animal de estimação. Ingredientes em alguns suplementos de ervas podem interagir em contado da medicação, e é possível que os cachorros tenham muito de certas vitaminas.
Ajuda também:
- Procure marcas que encomendaram estudos clínicos dos produtos;
- Leia os rótulos com cuidado;
- Procure por um grande número no produto. Este é um sinal de que a empresa usa verificações de controle de qualidade;
- Escolha marcas reconhecidas;
- Desconfie de alegações que soam “boas demais”. Suplementos de vitaminas são apenas isso – suplementos. Eles não são curativos ou medicamentos;
- Não dê suplementos humanos a cachorros , pois eles podem conter ingredientes prejudiciais aos cães;
- Em geral, as melhores opções estarão disponíveis através do veterinário.
E ai na sua casa? O Seu pet também faz uso de algum medicamento veterinário?
Conte pra gente!