Qual seria a nossa vida diária sem os animais de estimação? É evidente que os nossos animais de estimação tornam nossa vida mais agradável. Eles se tornam verdadeiras companhias e cada vez mais a pesquisa tem afirmado o bem que fazem aos seres humanos.
Como ocorre com alguns animais de estimação, pessoas sozinhas, ou até mesmo famílias podem usufruir de momentos únicos que criam laços emocionais muito importantes, reduzindo o estresse e nos dando muitas experiências inesquecíveis.
Mas se eles são ótimas companhias, pesquisas tem revelado também a sua importância na terapia canina em animais. Muitas pessoas tem dúvida sobre como funciona. Então neste texto vamos esclarecer as principais dúvidas envolvendo o assunto. Acompanhe!
Como é terapia assistida por animais?
Muito tem se falado que a terapia assistida por animais pode reduzir a dor e a ansiedade em pessoas com uma ampla variedade de problemas de saúde.
De fato, o trabalho desses cães é motivar a criança em seu processo de recuperação e pode ajudar em qualquer área do hospital: emergências, hospitalizações ou consultas ambulatoriais.
As atividades tão variadas quanto a de distrair um paciente enquanto a enfermeira coloca um caminho ou incentivam a criança a superar seus medos ou tristezas.
O hospital não é um lugar agradável para eles , porque eles o relacionam com dor e tédio, de modo que a presença de um cão pode ser tão importante em sua permanência no centro e ajudar a mudar a perspectiva de sua passagem pelo hospital.
Como deve ser o cachorro?
Cada um dos peludos que vai trabalhar de certa forma dessa forma, foi treinado e selecionado especificamente para esses fins desde suas primeiras semanas de vida e passa por uma verificação de saúde a cada quatro meses.
São cães que vivem no hospital e surpreendem as crianças com suas visitas periódicas. Impossível resistir a um passeio com esse novo amigo, que dará tudo por nada!
Os cães podem ajudar as crianças a lidar com atividades estressantes, como consultas médicas e hospitalização, transmitindo segurança. E até mesmo acalmando.
Claro que para as crianças que se sentem mais inseguras, ou não e sentem á vontade com os cachorros, neste caso, a visita dos cachorros não acontece ou aos poucos, até para não causar nem transtorno ou trauma neste momento tão delicado que a criança enfrenta.
Falamos das crianças, mas também se direciona a todas outras pessoas que podem não se sentir tão à vontade na companhia de cachorros.
No que consiste a terapia animal de estimação?
Terapia para animais de estimação é um termo amplo que consiste em terapia e outras atividades assistidas por animais.
A terapia assistida por animais é um campo em expansão que utiliza cães ou outros animais para ajudar as pessoas a se recuperarem ou lidarem melhor com problemas de saúde, como doenças cardíacas, câncer e transtornos mentais.
Por outro lado, as atividades assistidas por animais têm um objetivo mais geral, como proporcionar conforto e recreação aos residentes das casas de repouso.
Como funciona a terapia assistida por animal?
Imagine que você está no hospital. O médico menciona o programa de terapia assistida por animais do hospital e pergunta se você estaria interessado. Você diz que sim, e o médico organiza alguém para lhe contar mais sobre o programa. Logo depois disso, um cão-guia e seu treinador o visitam no quarto do hospital. Eles ficam por 10 ou 15 minutos. Eles convidam você a acariciar o cachorro e fazer perguntas ao treinador.
Após a visita, você percebe que está sorrindo. E você se sente um pouco menos cansado e um pouco mais otimista. Você não pode esperar para contar à sua família tudo sobre esse cachorro adorável. Para dizer a verdade, você já está ansioso aguardando a próxima visita do cão.
Benefícios da terapia assistida por animais
A terapia assistida por animais pode reduzir significativamente a dor, ansiedade, depressão e fadiga em pessoas com vários problemas de saúde:
- Crianças submetidas a procedimentos odontológicos
- Pessoas que recebem tratamento contra o câncer
- Pessoas em instituições de longa permanência
- Pessoas com doenças cardiovasculares
- Pessoas com demência
- Veteranos com TEPT
- Pessoas com ansiedade
E não apenas as pessoas com problemas de saúde veem os benefícios; Os familiares e amigos que estão presentes nas visitas aos animais também dizem que se sentem melhor.
A terapia com animais de estimação também é usada em ambientes não médicos, como universidades e programas comunitários, para ajudar as pessoas a lidar com a ansiedade e o estresse.
A terapia de animais de estimação apresenta riscos?
A maior preocupação, principalmente em hospitais, é segurança e higiene. A maioria dos hospitais e outras instalações que usam terapia com animais de estimação tem regras estritas para garantir que os animais sejam limpos, vacinados, bem treinados e selecionados de acordo com seu comportamento apropriado.
Terapia assistida por animais em ação
Hoje existem diversos programas de terapia assistida por animais em diversas regiões do Brasil e do mundo. Cada um com suas regras.
Logo, os cachorros fazem visitas regulares a vários departamentos do hospital e até fazem visitas especiais, se solicitado.
Os cães são uma distração bem-vinda e ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade que podem acompanhar as visitas ao hospital.
Ter a presença de um cachorro pode mudar o clima não só em um hospital, mas no dia a dia de qualquer pessoa que passar por alguma situação de tristeza ou sofrimento. Lembre-se hoje também existem cachorros disponíveis para adoção. Adotar um cachorro é uma ótima forma de dar uma oportunidade para as duas partes.
Uma resposta