Vitiligo em cachorro: o que é e quais são os seus sintomas

Cachorro com vitiligo

Cachorro com vitiligo

Ainda não está esclarecida a causa do vitiligo em cães, sendo considerada uma doença genética. Alguns estudos apontam que o sistema imunológico possuem anticorpos que destroem a melanina, responsável pela coloração da pele. Como as pessoas, os cães também podem sofrer de vitiligo. Você sabe como se manifesta no cachorro?

O que é Vitiligo em Cachorro?

Essa condição médica é um distúrbio de pigmentação que afeta a pele dos cães, que tem a característica de áreas hipopigmentadas alternadas com áreas de pigmentação completamente normais. O vitiligo é um distúrbio de pigmentação causado pela destruição de melanócitos (as células que produzem o pigmento) da pele.

Normalmente o nariz, os lábios e a mucosa oral são as áreas frequentemente mais afetadas por essa doença inofensiva aparentemente. Sendo assim, provoca o aparecimento de manchas brancas em várias partes do corpo, mas também pode afetar olhos, boca e nariz ou membranas mucosas. Às vezes, o cabelo que cresce em uma área afetada pelo vitiligo fica branco.

Vitiligo em cachorro: Por que ocorre?

Ocorre quando as células responsáveis ​​pela coloração da pele são destruídas, mas até o momento o agente responsável ainda não foi identificado.

A observação de que a doença tende a ser mais comum em indivíduos que sofrem de doenças autoimunes  leva a pensar que o vitiligo também pode fazer parte dela, mas é uma hipótese ainda não comprovada.

O grau em que a condição se manifesta varia. Geralmente, a despigmentação começa nas áreas do nariz e dos olhos. Em alguns casos, a despigmentação para por aí.

Esses cachorros são descritos como tendo “nariz de neve”. Em outros casos, todo o corpo fica branco. Às vezes, até a retina (dentro do globo ocular) fica descolorida.

Como é feito o diagnóstico de vitiligo em cachorro?

O diagnóstico pode ser feito visualmente por um veterinário, no entanto, um teste cutâneo de treinamento também pode ser necessário para garantir que a condição seja vitiligo e não várias outras infecções cutâneas que podem causar desmaios semelhantes.

Qual a característica do vitiligo?

A característica fundamental do vitiligo é a despigmentação que causa na pele e no cabelo. Isso ficará mais visível no rosto. Especialmente ao redor do focinho, nos lábios, no nariz ou até nas pálpebras. Além disso, o vitiligo é uma doença progressiva.

Cães afetados nascerão perfeitamente pigmentados. Mas, à medida que crescem, a coloração nas áreas mencionadas se torna clara e perdendo intensidade. Por exemplo, um cão nascido de preto terá uma cor marrom chocolate.

Quais raças de cachorro sofrem de vitiligo?

No entanto, o vitiligo geralmente afeta algumas raças mais do que outras.

ou menor probabilidade de sofrer com isso. Mas, dada a possível relação com a despigmentação nasal, talvez as raças que sofrem dessa patologia tenham maior probabilidade de sofrer de vitiligo.

Seriam espécimes de galgo afegão, samoiedo, setter irlandês, ponteiro inglês, poodle, pastor alemão de cabelos brancos, dobermann, etc. Em algumas raças, como o Husky Siberiano, o Labrador ou o Golden Retriever, ocorre um distúrbio que pode ser confundido com vitiligo.

Como detectar vitiligo em cães?

Primeiro você precisa identificar as mudanças na cor do nariz do cão, pois ele pode ficar branco.

Pode ser um dos primeiros sintomas. Esse sintoma não é totalmente claro, mas pode mostrar sinais, pois essa alteração também pode ocorrer quando são animais velhos. Certifique-se sempre de levar o cão ao veterinário para um check-up completo.

Em segundo lugar, as manchas brancas que podem aparecer em todo o corpo devem ser identificadas. É possível que o vitiligo também apareça no pelo.

À medida que o cão cresce e passa de filhote para adulto, é necessário observar essa pequena transformação, pois o vitiligo geralmente aparece quando o filhote se torna adulto.

Ser uma doença herdada geralmente dura a vida inteira, mas manchas de um lado podem desaparecer e sair do outro.

Vitiligo em cachorros: técnicas de diagnóstico

Entre as manifestações clínicas destaca-se a dermatofitose nodular (Kerion) uma infecção localizada no nível da derme.

Algumas das diferentes ferramentas de diagnóstico, como a lâmpada de Wood, o exame microscópico dos cabelos para detectar elementos e cultura de fungos, podem dar resultados negativos falsos. Nestes casos, uma análise histológica deve ser realizada com corantes específicos.

Tratamento de vitiligo em cachorros

Quando diagnosticado o cachorro com vitiligo, geralmente é irreversível. Mas existe tratamento que pode.

Vamos ressaltar que o surgimento das lesões não diminui em nada a qualidade de vida dos cachorros.

Nesse caso, quando o cachorro é diagnosticado o cuidado maior é com a exposição ao sol. Deve-se cuidar! Indica-se passar protetor solar

Respostas de 2

  1. Meu cachorro Pincher tem 2 meses e quando eu comprei, ele não tinha manchinhas brancas no focinho nem na pata e agora tem. Ele já pode ter com essa idade?

  2. Meu caso nasceu marrom escuro. Hj ele é branco. Está com 5 anos e começou a aparecer uma mancha branca no nariz e boca. E nas patas tem algumas.Nao levei no veterinário ainda. Hj me dei conta que pode ser vitiligo. Tem perigo????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas