O abandono de animais está cada vez mais frequente em nossa sociedade, atualmente, passa de 30 milhões o número de animais abandonados e infelizmente o número não para de aumentar, pois muitos desses animais acabam procriando nas ruas e aumentando esse índice.
Nesse período de fim de ano, aumenta mais o número de abandono, devido à pessoas que compram animais para dar de presentes, ou pelo simples fato de acha-los bonitinhos, mas quando chega o momento de viajar e não encontram alguém para deixa-los, muitos são abandonados.
Um animal, assim como um humano, requer cuidados e paciência. Por isso se pensa em adotar um animal, tem de estar ciente de suas obrigações com aquela vida que depende de você.
Adotar ou comprar?
Existem algumas raças que são apaixonantes. São bonitas, mas nem sempre são ideias para o nosso estilo de vida. Nesta hora também é preciso pensar se você consegue arcar com os custos e despesas de um cão. Porque dependendo da raça o custo mensal é alto. Não basta apenas comprar e depois não conseguir comprar a ração adequada para essa raça.
Muitas pessoas estão escolhendo os vira-latas (mistura de raça) que são facilmente encontrados por ai. Seja em feiras de adoções, anúncio em jornais e revistas e até amigos que oferecem de forma gratuita. Adotar é uma linda atitude. Normalmente estes cães são de porte pequeno a médio e se adaptam a muitos locais. Mas mesmo assim não deixe de perguntar qual o porte que ele pode chegar.
7 Dicas incríveis para facilitar a adoção de pets
Se você nunca teve um animal e resolveu adotar um, é bom observar algumas dicas:
Adultos X Filhotes
- Filhotes são muito fofos, porém, precisam de paciência e disciplina, incluindo todos os cuidados com vacinas e uma alimentação específica, caso não tenha muito tempo a melhor opção é por um animal adulto. Caso não tenha tempo nenhum opte por um animal de pelúcia, pois todos os vivos precisam de um pouco de atenção e cuidados.
- Alguns animais pelo seu porte exigem maiores espaços e atividades físicas, se você mora em um apartamento pequeno e/ou não gosta de sair muito para passear com animal,opte pelos animais de pequeno porte e adultos.
- Se você se ausenta muito de sua casa e procura um animal mais independente, o gato pode ser a melhor escolha ou um cachorro com o perfil adequado. Embora todos precisam de carinho e atenção quando estão com o dono.
Animais para pessoas idosas e custos
4. Animais adultos e idosos, são ótimas companhias para pessoas idosas, pois são animais mais calmos e diferente do que muitos pensam, cães adultos possui um aprendizado e adaptação muito satisfatórios.
5. Animais também precisam de remédios, veterinários, etc. Sempre que pensar em ter um animalzinho, é importante saber que estes geram gastos e por isso, é sempre importante fazer uma reserva junto ao seu orçamento para emergências ou gastos diários com seu animal.
Ongs – Particularidades
6. Se você adotou e teve problemas de adaptação, saiba que muitas ONG’s permite que você tenha um tempo de adaptação com o animal, caso surja contratempos incontornáveis, a instituição aceita de volta.
7. Centros de adoções possuem regras, mas há medidas comuns a todos. O adotante precisa ser maior de idade e apresentar CPF, RG e comprovante de residência, passará também por uma entrevista para verificar suas reais condições para adoção. Após isso assinará um termo de responsabilidade, declarando assumir os cuidados com o animal.
4 motivos para adotar um cachorro hoje mesmo
Por mais que você saiba as vantagens de adotar um pet, nem sempre o dono pode acabar se sentido preparado. Claro que é preciso respeitar o momento e verificar se você tem todas as condições de cuidar do animal de estimação. Afinal, é preciso ter responsabilidade e cuidados com eles.
Mas se você quer mais alguns motivos para saber os benefícios de adotar um pet hoje mesmo, continue lendo o texto. Faça as reflexões em relação a cada tópico. E você pode ter certeza que a sua vida será modificada e você se tornará outra pessoa.
Diminuindo os espaços em ONGs
Você estará dando oportunidade para um cachorro ser adotado, uma nova chance de vida. É grande o número de cachorros que ocupam ONGs de protetores de animais. Grande parte delas está lotada. E se você adotar hoje mesmo irá ajudar a desafogar a quantidade de animais que se encontram nestes locais e que só esperam a companhia de um novo amigo para passar mais dias felizes aos seus lados.
É bom para as crianças
Muitas pesquisas tem relatado que o contato de crianças e cachorros é positivo.
Você não estará mais sozinho
Ao adotar você terá um companheiro não se sentindo assim mais sozinho. Vai lhe ensinar, cuidar, passear e você também pode aprender muitas coisas com ele. É uma troca de experiências. Uma das vantagens é que se adaptam bem a uma nova família e tem a vantagem de já ter a personalidade formada
Você aprende que animais não são mercadorias
Adotando diretamente em uma ONG você vai aprender que além de ter dado uma nova chance ao cachorro, ele também não é uma mercadoria, ou uma coisa. Eles têm sentimentos. Os animais são vidas e vidas não devem ser comercializadas. Adote por amor. A sua vida poderá ser modificada por esse ato.
Itens fundamentais após a adoção
Se você irá adotar hoje mesmo um cachorro, conheça alguns itens que são importantes para o cuidado do seu pet.
Ração: invista em rações de qualidade e que são ótimas para a saúde de seu pet.
Comedouro: para colocar a ração uma boa opção é comprar o comedouro. Ele vai durar por muito tempo. Este comedouro, por exemplo, ele vai fazer com que o cachorro não consiga comer muita comida/ração de uma só vez. Assim, fazendo-o comer mais devagar.
Brinquedo: cães adoram brincar. Uns mais que os outros. Por isso, invista em um brinquedo. Com o tempo você vai descobrindo qual ele vai gostar mais.
Qual o cachorro ideal pra mim?
Ás vezes a gente olha um cachorro e logo nos apaixonamos. Na hora nem pensamos se vamos ter espaço suficiente em nossa casa e se ele vai conseguir se adaptar neste local. É tanta emoção e paixão que só queremos levar logo pra casa o nosso novo amiguinho.
Mas nesta hora é preciso se atentar para alguns detalhes. Isso porque é muito comum acontecer de algumas pessoas adotarem na emoção e até muitas vezes comprarem por impulso um cachorro e depois ele não se adaptar e acaba sendo abandonado por essa família. Isso é triste e acontece. Assim é preciso pensar qual é a raça de cachorro ideal pra você!
Algumas características
Antes de falar em raça a primeira coisa a se pensar é como é o seu estilo de vida, qual o local que você mora. Não adianta amar um pastor alemão se você mora em um apartamento pequeno. É uma relação que poderá não dar certo. O estilo de vida também entra nesse quesito. Qual o tempo que você terá disponível para ficar com esse cão?
Algumas raças sentem muita falta de seu dono, outras não. O tempo também precisa ser pensado. Caso compre uma raça que necessita de cuidados constantes com a pelagem, por exemplo, você terá tempo para escovar? Vai conseguir manter banho e tosa constantemente?
Macho ou fêmea?
Essa também é outra dúvida. Escolher entre macho e fêmea? Muitos dizem que o macho é mais equilibrado que a fêmea e até protetor do ambiente, mas isso não quer dizer que ele pode não vagar pela vizinhança quando sentir que há uma fêmea no cio.
Quem adota uma fêmea precisa levar em consideração o seu ciclo reprodutivo. Mas todos garantem que elas são mais atentas também. Mas o temperamento e as características do macho variam principalmente nas raças. Podendo assim haver bastante diferença. Se você for comprar é bom pesquisar antes sobre a raça.
Em relação ao filhote ou adulto a gente sabe como são lindos os filhotes quando pequenos. Mas eles necessitam todo um aprendizado. Se você for comprar atente pra isso. Quem adota leva pra casa principalmente cães adultos, por um lado pode ser mais fácil pois já conhecem algumas regras, mas ás vezes há também desafios.
Ou seja, o cachorro ideal para você precisa levar em conta as características do seu estilo de vida também. Não adianta apenas adotar por adotar e depois abandonar. Adotar é para sempre, pense nisso!
Adotei um cachorro e agora?
Você adotou um cachorro? Parabéns! Essa é uma linda atitude. Seja a adoção por impulso, ou até mesmo já esperada, a gente nem precisa falar de quanto é bom adotar.
Mas se você adotou por impulso, não se preocupe. Esse texto vai trazer as informações mais completas para os donos que acabaram de um adotar um pet e procuram um guia para seguir.
Avisamos logo de início que você vai embarcar em novas experiências com o seu pet. Primeiro, tenha muita paciência, e segundo dê a ele todo amor que tiver, e você terá certeza que receberá muito carinho e companhia! Está preparado?
Dicas fundamentais para quem adotou um cachorro!
Preparamos algumas dicas que podem ajudar você no processo de adoção. Não se assuste porque no começo você pode até achar que não dará conta, mas depois que se adaptarem pode ter certeza que nunca mais estará sozinho.
Prepare a sua casa
A primeira coisa quando for levar o pet a sua casa, pense em utensílios que estão a sua vista e podem ser perigosos. Por exemplo, um inseticida. Outro ponto é pensar em objetos que talvez o cão possa querer brincar.
Lembra aquele conjunto de louças que ganhou da sua avó e está na estante? Talvez o cão consiga alcançar, encostar e quebrar. Não que isso vá acontecer, mas é bom pensar em objetos que queira preservar e não deixe a vista, principalmente nas primeiras semanas de adaptação!
Prepare as suas coisas
Depois que preparou a sua casa, cuidando com os utensílios perigosos, e guardando ou protegendo objetos que gosta, é hora de pensar nas coisas do cachorro.
A primeira coisa é na ração. Dependendo do porte do cachorro, a ração vai ser diferente. Vá até uma agropecuária e converse com o vendedor. Ele poderá lhe auxiliar e dar boas dicas.
Não se esqueça de comprar potes para água e comida! E alias muito água sempre! Isso é importante para a saúde do cão. E outra dica é comprar brinquedos para o seu pet se ele ainda não tem. Lembre-se: é preciso entreter os cães.
E por fim, outro item são os tapetes higiênicos se ele mora dentro de casa. Se for filhote, tenha muita paciência e persistência para ensiná-lo a fazer as necessidades ali.
Consulta com médico veterinário
Agora que você conseguiu organizar as coisas do pet e também a sua casa, é hora de levá-lo para uma consulta com o veterinário. Até porque nunca sabemos como eles estão ainda mais quando foram adotados!
Isso porque muitos dos pets que vivem nas ruas são contaminados com doenças que podem ser transmitidas para humanos. As mais comuns são: Cinomose, Parvovirose, e parasitas.
Na consulta poderá tirar várias dúvidas, até sobre a ração e outras que tiver. Por isso, não deixe de levar o seu cãozinho ao veterinário.
Comandos de ação e paciência
Feita essas etapas você já pode ensinar o seu pet alguns comandos básicos como: aqui não, senta, lá fora, muito bom.
Escolha do nome
E claro, você escolhe um nome que achar que mais combina com ele. Mais uma dica: cuidado para não dar nomes de familiares ou seus apelidos. Isso pode deixá-los constrangidos. Então, sempre pense nisso!
Duas dicas ajudam: escolher nomes curtos e com consoantes fortes: Por exemplo, Tobe!
Brinque e faça companhia
Você adotou o pet e agora ele é de sua responsabilidade. Dessa forma, é importante você brincar com ele, fazer companhia. Tire alguns minutos do dia para dar atenção a ele. Mesmo que tenha um dia corrido. Você pode ter certeza que ele vai amar!
Claro que você não precisa ficar sempre com ele e não precisa sentir culpa por se ausentar. Mas pode pensar em possibilidades para diminuir a ansiedade do pet quando você está longe.
Que tal investir em comedouros, ossos próprios para cães, brinquedos, ou até mesmo música e TV? Eles simplesmente adoram!
Como já falamos, tenha muita paciência. Ensine o novo membro da família todas às normas da casa e tenham uma convivência harmônica por muitos anos.
Você adotou e fez um lindo gesto pela vida dele e pela sua também! O principal é lembrarmos que os animais que adotamos serão eternamente gratos por terem um novo lar e afeto da sua família.
Dicas aos tutores de primeira viagem na adoção
Prepare a casa
Antes de adotar um cachorro ou gato, é importante preparar a sua casa. Esconda itens perigosos, por exemplo, produtos químicos, fios elétricos e objetos pontiagudos.
Mas também deixe de lado qualquer coisa que possa ser vista pelo novo amigo e que lembre um brinquedo. Se deseja evitar que o travesseiro favorito seja mastigado, certifique-se de mantê-los fora do alcance do amigo peludo. Deixe muitos brinquedos mastigáveis aos cães – não gosta de ficar entediado, e nem os cães !
Previna pulgas, carrapatos e vermes
Isso é especialmente importante. Compre produtos que mantenham as pulgas longe do pet. A visita ao veterinário é recomendada.
Dê ao seu amigo canino muito amor e carinho
Lembre-se, a vida de um cão é muito, muito mais curta que a vida humana comum. Ele passa rapidamente, então seja o melhor amigo do seu filhote e demonstre amor todos os dias!
Aprendendo com eles!
Se tem algo que podemos aprender com os animais de estimação é viver o momento presente. Os animais praticavam a atenção plena muito antes de se tornar popular no setor humano. Embora certamente experimentem medo e trepidação às vezes, qualquer ansiedade é baseada nas circunstâncias do momento.
Eles raramente pensam ou se preocupam em relação ao futuro. Animais de estimação tendem a confiar que suas necessidades serão fornecidas de forma contínua. Embora não se preparar ao futuro não seja tão prático as pessoas, viver no momento é uma prática útil. Preocupar-se com o futuro prejudica o momento presente.
E mais. Aprendemos com eles a fazer PAUSAS. Os gatos dormem sem apologia de 12 a 16 horas por dia. Talvez seja um pouco demais a maioria das pessoas, mas quando os gatos estão acordados, eles estão alertas e completamente presentes.
Existe uma sabedoria simples, mas profunda, em obter a quantidade necessária de sono que você possa ser o melhor durante o dia. Gatos e cachorros ouvem seus corpos e recebem o descanso de que precisam quando precisam.
Adotar é uma atitude linda e uma contribuição para nosso mundo. Muitos animaizinhos estão precisando apenas de uma oportunidade, por isso, antes de comprar, dê uma passada em algum abrigo em sua cidade ou próximo à ela. E se você quer saber se vale a pena adotar? Vale sim, vale muito, afinal, nada como chegar em casa e ter o amor sincero e o olhar de agradecimento de um bichinho.
Uma resposta