BLOG

Medicamentos para suínos [Guia 2021]

Medicamentos para suínos

No texto de hoje vamos falar mais sobre os medicamentos para suínos. Você também vai entender melhor a sua classificação e para que são usados.

Os medicamentos utilizados na suinocultura podem ser agrupados em oito grandes áreas:

  • Antibióticos e substâncias antibacterianas.
  • Minerais, por exemplo ferro, vitaminas e eletrólitos.
  • Sedativos e analgésicos .
  • Paraseticidas para tratar sarna, piolhos e vermes.
  • Vacinas e soros (e medicamentos diversos).
  • Hormônios.
  • Promotores de crescimento e probióticos.
  • Suplementos de colostro.

Para cada medicamento individual, uma folha de dados do fabricante estará disponível, fornecendo diretrizes sobre seu uso, precauções específicas e quaisquer contra-indicações. Por isso, é sempre importante ler a bula do medicamento quando for comprar.

Os medicamentos podem ser administrados a porcos individuais ou grupos de porcos para tratamento ou prevenção de doenças.

Tratamentos individuais são geralmente administrados por via oral no caso de leitões, por injeção em porcos mais velhos e ocasionalmente na pele ou por vagina.

Nos surtos de doenças, os tratamentos em grupo são realizados com medicamentos para alimentação animal, injeções ou na água.

O tratamento de sarna ou piolho pode envolver o uso de sprays. Onde os medicamentos são usados ​​para prevenir doenças, eles podem ser usados ​​de várias maneiras.

O método de tratamento mais eficiente e econômico é administrar medicamentos, por injeção ou por via oral, ao porco individual.

Os animais doentes não comem muito e, contrariamente à opinião popular, também não bebem muito. Em surtos de doenças, portanto, o tratamento de porcos doentes na ração ou na água não é clinicamente eficiente.

Além disso, em um grupo de porcos afetados por pneumonia, por exemplo, é improvável que mais de 20% desses animais tenham lesões suficientes para requerer tratamento e, portanto, 80% do grupo seriam tratados desnecessariamente. Este custo deve ser adicionado ao dos doentes em 20%.

No entanto, a medicação em grupo pode ser útil para prevenir o desenvolvimento de mais doenças. Pode haver problemas práticos no tratamento de um grande número de porcos individuais. No entanto, a resposta é muito melhor.

Os medicamentos são administrados de várias maneiras, dependendo do tipo de medicamento e de sua disponibilidade. Alguns medicamentos são tóxicos por injeção e podem estar disponíveis apenas por via oral, enquanto outros podem ser aplicados e absorvidos pela pele.

Leva algum tempo para que qualquer medicamento seja absorvido pelo sistema para atingir níveis suficientes para ter um efeito terapêutico e depois ser excretado do corpo. A frequência do tratamento é determinada usando esse conhecimento.

 Doenças parasitárias em porcos

As doenças parasitárias nos porcos ocuparam o segundo lugar nas fazendas modernas, devido ao fato de terem sido amplamente controladas com pisos de cimento e de que os problemas nutricionais ou bacterianos são os primeiros em importância.

No entanto, as parasitoses continuam a desempenhar um papel importante na produção, o problema é que elas geralmente passam despercebidas e apenas as lesões hepáticas causadas por Ascaris suum são levadas em consideração, no momento em que os animais chegam à trilha, mas existem diferentes espécies de parasitas que afetam a criação de porcos, especialmente os suínos nas fases de crescimento.

Como usar os medicamentos para porcos

Medicamentos para suínos:

Os seguintes métodos de administração são utilizados na criação de suínos:

  • Por injeção: intravenosa, subcutânea, intradérmica e intramuscular.
  • Tópica: o medicamento é aplicado na superfície do corpo. Um exemplo seria o uso de preparações de organofosforados ou sprays para o controle da sarna.
  • Oral: a maioria dos antibióticos injetáveis ​​também está disponível para administração oral.
  • Via útero: os pessários (pequenos tabletes de fusão lenta) podem ser colocados no útero após interferência no parto. Da mesma forma, antibióticos podem ser depositados na vagina anterior em casos de infecção.
  • Via reto: este não é um método normal para administrações em suínos, embora em casos de meningite associada a envenenamento por sal e privação de água, a água possa ser pingada no reto para corrigir o desequilíbrio.

O método de administração será indicado no rótulo do frasco, e isso sempre deve ser seguido. Por exemplo, injeções intravenosas são usadas para anestesia, injeções intradérmicas para testar animais quanto à tuberculose e injeções subcutâneas para certos tipos de antibióticos ou algumas vacinas.

A via de injeção mais comum, no entanto, é intramuscular para antibióticos, injeções de ferro e vacinas à base de óleo. Ocasionalmente, podem ser administradas injeções na articulação para artrite ou nas glândulas mamárias para mastite.

Medicamentos para suínos

Abaixo está um resumo de alguns dos produtos de desparasitação normalmente encontrados nas lojas de alimentos para animais e nas lojas de produtos agrícolas.

Guarda de segurança (fenbendazol)

  • É um produto alimentado por via oral, que vem como um sedimento quando rotulado para suínos.
  • Controla worms de pulmão, de estômago, de nodular, de redondo e de rim.
  • Os pellets Safe-Guard devem ser preparados ou misturados na alimentação de suínos e alimentados por um período de 3-12 dias, dependendo da taxa na qual são misturados.
  • Não há tempo de retirada para o produto de proteção e ele pode ser alimentado até o abate.
  • Observe que o Safe-Guard não trata de problemas de parasitas externos (piolhos ou sarna).

Ivomec (Ivermectina)

  • Pode ser encontrado como um produto injetável, oral (pré-mistura) ou tópico na maioria das lojas.
  • Controla vermes gastrointestinais (lombriga grande, verme do estômago vermelho, verme nodular, verme de rosca), vermes do pulmão, piolhos e ácaros da sarna em suínos.
  • A ivermectina injetável deve ser injetada por via subcutânea sob a pele, no pescoço do animal.
  • O tempo de retirada é de 18 dias antes do abate para o produto injetado ou 7 dias para o produto oral.

Noromectina (Ivermectina)

  • Este produto é o mesmo que ivermectina, o nome do rótulo é diferente.
  • Todas as informações acima para ivermectina se aplicam.
  • O tempo de retirada é de 7 dias para o produto quando administrado em alimentos para animais.

Dectomax (Doramectina)

  • É um produto injetável rotulado para suínos.
  • Controla vermes redondos, verme de pulmão, verme de rim, piolhos e ácaros da sarna.
  • Dectomax deve ser injetado por via intramuscular, no colo dos animais.
  • O tempo de retirada é de 24 dias antes do abate
0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas