BLOG

Medicamentos para doenças de pele em suínos

doenças de pele em suínos

Hoje no texto vamos falar sobre os parasitas que são um dos males que pode encontrar na sua pecuária, podem ser muito perigosos, pois dependendo do tipo, podem causar diferentes doenças nos animais da sua quinta. Nesse sentido, é importante saber como afetam os animais, como tratar adequadamente uma praga e como limpar e desinfetar o ambiente para prevenir novas infecções.

Hoje contamos alguns detalhes sobre os parasitas que causam a sarna suína, damos algumas indicações para reconhecer seus sintomas e algumas dicas para prevenir e tratar este tipo de problema em sua fazenda. Por isso, a importância de medicamentos para doenças de pele em suínos.

A sarna sarcóptica ou sarna do porco é uma das doenças mais comuns que você pode encontrar se tiver porcos. É uma doença de pele dos suínos causada pela ação do ácaro Sarcoptes scabiei var. suis.

Este ácaro pode afetar todos os tipos de estágio produtivo: leitões, de transição, porcos de engorda … por isso é importante estar vigilante para agir se necessário.

SINTOMAS E TRATAMENTO DA SARNA SUÍNA

doenças de pele em suínos
Medicamentos para doenças de pele em suínos

Para detectar a presença de Sarcoptes deve-se prestar atenção principalmente ao comportamento dos animais e à aparência de sua pele. Os porcos sentem coceira e alterações na pele, portanto, se você os vê coçando constantemente, deve examiná-los para ver se têm parasitas.

Em relação à pele dos porcos, você verá irritações e crostas, principalmente na cabeça, orelhas, pescoço e costas, embora em casos graves as lesões possam ser vistas por todo o corpo do animal.

Além disso, o tecido inflama e pode rachar, gerando feridas que podem ser contaminadas com bactérias do meio ambiente. Os animais afetados se coçam e também podem se tornar feridas com probabilidade de infecção.

Se você detectar sintomas de sarna suína em seu rebanho, há várias maneiras de tratar o animal. Uma opção é pulverizar produtos tópicos no corpo de porcos com sarna. A ivermectina também pode ser aplicada por via subcutânea, sempre seguindo as instruções do veterinário.

Doenças de pele em suínos

TRATAMENTO DA SARNA NA SUA FAZENDA

Este parasita é transmitido por contato, portanto, se você detectar que um de seus animais tem sarna suína, deve isolá-lo e tratá-lo longe do resto dos animais. Outras vias de contágio podem ser o contato com paredes contaminados, por isso é importante desinfetar e limpar bem as instalações quando o problema for detectado.

Por último, a sarna pode ser transmitida por utensílios de manejo de animais, por isso é recomendável limpá-los e desinfetá-los adequadamente.

Nestes casos, é importante seguir três passos para manter os animais em perfeitas condições.

Limpe o local

A limpeza das instalações é fator fundamental para a prevenção de qualquer tipo de contaminante. No caso de um de seus animais sofrer de sarna, você pode usar os detergentes para limpar completamente o ambiente.

Desinfetar instalações 

Depois de limpar os diferentes espaços, deve proceder à desinfecção. Para isso, pode utilizar um desinfetante de amplo espectro indicado para diversos tipos de instalações que também elimina os maus odores.

Aplique inseticidas em sua fazenda:

Para evitar o aparecimento de ácaros e insetos é recomendável aplicar inseticidas periodicamente. Se você deseja um produto que o ajude a evitar diversos tipos de pragas, pode usar alguns de amplo espectro como o Arpon G , adequado para o combate a insetos voadores e ácaros, ou o Arpon Diazipol, um inseticida emulsificante que combate insetos voadores e rastejantes.

Outra forma de prevenir o aparecimento desta doença é realizar banhos ou pulverizações periódicas a cada 2 ou 3 meses em todo o gado. Você pode usar o Previo LC5 para limpar a pele dos animais e prevenir o aparecimento de ácaros e germes na pele. É importante cuidar desses procedimentos, principalmente antes de um transporte.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas