BLOG

Quais são os medicamentos antiparasitários para aves?

medicamentos antiparasitários

Neste texto vamos abordar quais os medicamentos antiparasitários para aves e também falar das doenças que mais acometem as aves. Acompanhe o texto.

Doenças em aves

Nematóides

Os nematóides, também chamados de lombrigas, podem ser encontrados em quase todos os sistemas corporais da ave. Eles são mais comumente associados ao trato intestinal. A infestação ocorre quando a ave ingere os ovos que contaminaram a comida, água, brinquedos ou solo. Os ovos eclodem, as larvas tornam-se adultas e os adultos produzem mais ovos que são eliminados do corpo nas fezes e contaminam o ambiente.

Outra ave, ou a mesma, pode ingerir os ovos e o ciclo recomeça. Aves com forte infestação geralmente apresentam sinais como falta de economia, crescimento insuficiente ou diarreia. Alguns tipos de nematóides invadem o trato respiratório causando dificuldades respiratórias.

O diagnóstico é feito pela observação dos vermes nas fezes ou, mais comumente, pelo exame do material fecal ao microscópio.

Nesse caso, o tratamento é feito com fenbendazol , ivermectina ou pamoato de pirantel e geralmente é repetido em 14 dias.

Sempre consulte seu veterinário sobre o tratamento com qualquer um desses medicamentos. Alguns deles não devem ser usados ​​em certas espécies, por exemplo, fembendazol não deve ser usado em algumas das aves menores, como canários e calopsitas.

A prevenção inclui a limpeza diária das gaiolas, incluindo todos os itens que contenham material fecal, como pratos com comida / água.

medicamentos antiparasitários
Quais são os medicamentos antiparasitários para aves? Foto – Pixabay

Trematódeos e cestódeos (vermes e tênias)

Aves de companhia enjauladas devem ter muito pouco risco de exposição a vermes e vermes. Esses parasitas têm um ciclo de vida indireto que requer um hospedeiro intermediário, como um caracol ou minhoca. O hospedeiro intermediário come o ovo do parasita e então, por sua vez, o pássaro come o hospedeiro intermediário infestando-se com o parasita.

Já para esse tratamento pode ser utilizado praziquantel ou epsiprantel.

Remover material fecal diariamente e evitar que a ave ingerir hospedeiros intermediários deve ajudar a prevenir que a ave pegue trematódeos e cestódeos.

Protozoários

Os parasitas protozoários são um grupo diverso que inclui coccídios, Giardia e cryptosporidia. Os dois primeiros podem causar fezes tingidas de sangue e diarreia. O diagnóstico é feito pelo exame de uma amostra fecal muito fresca.

Aves infectadas com coccídia geralmente são tratadas com Amprolium, e aquelas com infecções por Giardia são tratadas com metronidazol .

Os criptosporídios afetam as células dos tratos respiratório e intestinal, causando sintomas como diarreia intensa, secreção nasal, sinusite e tosse. Um tratamento eficaz não está disponível atualmente. Novamente, reduzir a contaminação fecal é necessário para prevenir a infecção com os protozoários.

A coccidiose aviária causa lesões intestinais severas, por este motivo também acaba prejudicando absorção dos nutrientes.

Artrópodes

Os artrópodes parasitas de pássaros incluem ácaros, piolhos e carrapatos. As infestações podem ocorrer na pele ou penas, embora algumas possam infestar o trato respiratório. Alguns desses parasitas têm todo o seu ciclo de vida na ave, enquanto outros vivem parte de sua vida no meio ambiente. O

s sintomas incluem mastigação de penas , perda de penas, pena de baixa qualidade e inflamação da pele. Os parasitas às vezes podem ser vistos na ave a olho nu. O tratamento depende de qual artrópode foi encontrado.

Conclusão

Portanto, esta é uma pequena lista dos muitos parasitas que podem ser um problema para as aves.

Os pontos comuns na prevenção incluem obter a ave de um criador respeitável, colocá-la em quarentena antes de expô-la a outras aves, realizar exames fecais de rotina, fornecer saneamento adequado e tratar a ave, se necessário. Se sua ave apresentar algum sintoma de parasitas externos ou internos, leve-a a um veterinário.

Um diagnóstico adequado por um veterinário eliminará tratamentos desnecessários que podem ser prejudiciais para a ave.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
maria virginia andrade vichy

Tenho duas galinhas que estao com o papo bem grande , mole e despenado. Como posso saber se é uma infecção e que tipo?

AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas