BLOG

Manejo nutricional de aves

nutrição das aves

Os guias de boas práticas de higiene para criadores devem encorajar o uso de práticas higiênicas apropriadas nas fazendas para controlar esses riscos na produção primária e operações relacionadas.

Alcançar a boa saúde das aves, do celeiro e do intestino requer excelência operacional e atenção aos detalhes. Uma combinação de nutrição de qualidade, orientação veterinária e maior consideração pelo manejo do celeiro e das aves ajudará a garantir que as aves tenham a melhor chance possível de desempenho em seu potencial máximo.

Em relação aos custos, a ração concentrada é o insumo mais importante para a produção avícola, portanto, a disponibilidade de ração de baixo preço e alta qualidade é essencial para a expansão da avicultura.

Para máximo desempenho e boa saúde, as aves precisam de um suprimento estável de alimentos energéticos, proteínas, aminoácidos essenciais, minerais, vitaminas e, o mais importante, água.

Avanços recentes na nutrição avícola se concentraram em três grandes áreas:

  1. compreender o metabolismo e as necessidades de nutrientes;
  2. determinar a presença de nutrientes nos ingredientes alimentares; e
  3. formular as dietas mais baratas possíveis que atendam às necessidades de nutrientes.

Manejo nutricional de aves como funciona?

nutrição das aves
Manejo nutricional de aves Foto – Pxabay

Na prática, as dietas das aves são formuladas a partir de uma mistura de ingredientes como cereais, subprodutos de cereais, gorduras, fontes de proteína vegetal, subprodutos animais, suplementos vitamínicos e minerais, aminoácidos cristalinos e aditivos alimentares.

O aumento dos custos e o declínio do fornecimento de alimentos tradicionais nos países em desenvolvimento devem limitar a expansão futura da produção de aves.

Esta situação destaca a necessidade urgente de melhorar a utilização da ampla gama de alimentos alternativos disponíveis para esses países. Em muitos casos, os recursos alimentares não são usados, são desperdiçados ou são usados ​​de forma ineficiente.

O uso da maioria dos alimentos alternativos é atualmente desprezível devido às limitações impostas por fatores nutricionais, técnicos e socioeconômicos. No entanto, ao contrário dos sistemas de produção avícola comercial intensiva, os sistemas de produção avícola familiar e semi-industrial são adequados para o uso desses alimentos.

Um sério problema nutricional nos países em desenvolvimento é a contaminação biológica e química dos alimentos para aves, que pode ter consequências graves no desempenho das aves e na segurança dos produtos avícolas para os humanos.

Entre os contaminantes potenciais, as micotoxinas são as mais difundidas, especialmente em condições de calor e umidade, e a descontaminação de micotoxinas deve fazer parte das estratégias de alimentação.

Algumas áreas de foco críticas são as seguintes:

  1. Biossegurança
    • Práticas de biossegurança bem definidas em toda a produção de frangos (pré, durante e pós-colocação) são cruciais para o sucesso da produção avícola.
    • A biossegurança eficaz pode ajudar na higiene, no controle de insetos e vermes na fazenda e ajudar a limitar a transmissão de doenças dentro e entre os celeiros.
  2. Tempo ocioso entre bandos
    • O tempo de inatividade adequado de pelo menos 14 dias com medidas adequadas de limpeza e desinfecção entre as colocações do lote ajuda a reduzir a transmissão de doenças entre os lotes e permite tempo para se preparar para o próximo lote.
  3. Preparação pré-colocação
    • A preparação pré-colocação é necessária antes que o novo lote chegue para ajudar a prevenir perdas durante a incubação e o resto do crescimento.
    • Pontos de verificação a serem lembrados: aquecedores, temperatura do piso, sondas de temperatura e umidade relativa, ventilação, bebedouros, alimentadores, etc.
  4. Prevenção da coccidiose
    • A coccidiose é uma doença causada por um parasita intestinal microscópico. Este parasita pode afetar a integridade intestinal e predispor as aves a outros problemas intestinais. Manter a integridade intestinal durante este tempo por meio de tecnologias inovadoras fornecidas que é fundamental para permitir que as aves atinjam seus níveis máximos, apesar dos desafios de saúde intestinal.
  5. Manejo de cria
    • Com as capacidades genéticas aprimoradas de hoje e o rápido crescimento das aves, mais tempo está sendo gasto durante a fase crítica de criação. Como resultado, garantir um bom início na produção de aves pode ter um impacto significativo na saúde e no desempenho futuro das aves.
    • O período inicial é um momento importante para o crescimento intestinal e o desenvolvimento de uma microflora equilibrada.
  6. Gerenciamento de lixo
    • A cama em um aviário atua como cama para os pássaros. Além de ficar de pé e descansar na cama, os pássaros bicarão naturalmente a cama. A condição e a qualidade da cama têm um impacto na saúde intestinal e na lucratividade dos frangos, desde o momento em que os pintinhos são colocados durante toda a produção.
    • A cama úmida apresenta um ciclo vicioso para a saúde intestinal. Sem o manejo adequado, mesmo em manchas, a cama molhada pode servir como um terreno fértil para patógenos em potencial e pode ser um ponto de partida para o estresse intestinal que se desenvolve e leva a doenças. À medida que os problemas com a cama molhada aumentam, os níveis de amônia no celeiro aumentam, o que pode ser potencialmente prejudicial à saúde das aves. É muito mais fácil prevenir e gerenciar as condições de umidade da cama antes de começarem.
    • Alguns fatores a serem considerados podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de cama úmida: tipo de material, qualidade da cama, profundidade da cama, qualidade da água, gerenciamento da linha de bebedouros, gerenciamento da iluminação, ventilação e temperatura.
    • A cama muito seca e empoeirada pode ser uma das muitas indicações de que as aves podem não estar bebendo o suficiente. Muito material empoeirado pode causar problemas respiratórios.

 

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas