Doenças em suínos: conheça as mais comuns

Doenças em suínos

Neste artigo, conheça as doenças em suínos mais comuns e conheça os melhores medicamentos antibióticos para  tratamento.

Doenças em suínos mais comuns

Bronquite

Esta é uma inflamação dos brônquios, causada por germes, vermes ou poeira, também devido à umidade excessiva, leitos úmidos e galpões sujos. Ocorre em porcos com tosse persistente, febre leve, inapetência, muco nasal e respiração ruidosa.

Os vermífugos devem ser administrados, mas por pessoas especializadas, bem como por inalações expectorantes: reparos novos e higiênicos devem ser fornecidos; alimente os leitões com leite.

Cólera ou peste suína

Produzida por um vírus filtrável, esta doença é altamente contagiosa e os animais atacados devem ser colocados nas mãos dos veterinários para que possam ser diagnosticados com segurança e curados.

O único método para tratar a cólera é a aplicação de soro específico nos animais atacados e, como método preventivo, a vacinação dos porcos.

Esta doença é conhecida porque os animais perdem o apetite, têm febre e tosse, a pele fica pigmentada, os músculos ficam rígidos, os olhos emitem uma supuração purulenta e os animais adquirem uma constipação seguida de diarreia.

Se não for atacado rapidamente, os porcos geralmente morrem dentro de alguns dias.

Envenenamento

Quando você encontra casos de envenenamento, que podem ser causados ​​pela ingestão de arsênico, chumbo, sal comum, água sanitária, alimentação em condições muito ruins, etc.

Eles são reconhecidos porque os animais apresentam sintomas comuns de dores estomacais violentas com morte rápida ou doença lenta com diarreia.

Para combater mudanças na dieta devem ser imediatamente alteradas e sais de magnésia deve ser administrada na proporção de uma colher de sopa para cada 45 quilos de peso vivo, fornecendo o antídoto correspondente quando foi descoberto que tipo de veneno é ingerido pelo porco.

Doenças em suínos

Hemorroidas

Quando uma membrana vermelha sangrenta chamada mucosa retal retrovertida aparece no ânus, é um sinal dessa doença, cuja causa é constipação ou inflamação do reto, que é remediada pela administração de alimentos laxantes e poeira que afetam a parte com alume e cálcio. Dependendo do caso é necessária uma operação cirúrgica porque a doença está muito avançada.

Indigestão

A indisposição provém de nutrição inadequada e se manifesta por perda de apetite, febre baixa, constipação e afundamento dos flancos. Nesses casos mude a dieta por alguns dias e forneça aos animais uma colher de sopa de sais laxantes para cada 50 quilos de seu peso, dissolvidos na sopa.

Minhocas

As minhocas no intestino, comumente chamadas Ascaris suis, são reconhecidas porque o animal perde carne, sua pele fica seca, sofre de fraqueza geral, está com febre, não se desenvolve e tem orelhas caídas.

Então você deve manter o animal atacado por jejum por meio dia e depois aplicar um anti-helmíntico à base de óleo de chenopodium.

Paralisia

Embora as causas da paralisia não sejam exatamente conhecidas, essa perda de controle sobre os músculos pode ser atribuída à deficiência de vitaminas, ou seja, à falta de certas vitaminas na dieta.

Os machos andam trêmulos e a doença é gradual, enquanto as fêmeas sentem o ataque repentinamente e seus membros posteriores ficam imóveis.

Não existem tratamentos para esses casos, por isso é aconselhável abater os animais rapidamente.

Assumindo que as causas provêm da alimentação, os animais em crescimento não devem ser alimentados inteiramente com milho.

Sintomas da doença suína

Doenças em suínos

A peste suína clássica produz sintomas semelhantes: febre, depressão, diminuição do apetite, vômitos, diarreia, vermelhidão da pele das orelhas, abdômen e pernas, manchas na pele, abortos e mortalidade importantes.

A síndrome respiratória reprodutiva suína primeiro afeta porcas prenhe, que produz abortos e natimortos e, em alguns casos, orelhas cianóticos.

Além disso, causa problemas respiratórios em leitões ou porcos de engorda e alta mortalidade, principalmente no desmame.

Como evitar doenças em suínos?

  • Não insira seus animais de fazenda, ou subprodutos sem certificação sanitária.
  • Não permita que pessoas de fora entrem na fazenda.
  • Implementar barreiras à entrada, como trocar de roupa e botas, banho de pés, limpeza e desinfecção, etc.
  • Não alimente seus animais com resíduos.
  • Mantenha-os livres de ectoparasitas.
  • Implemente um sistema de limpeza e desinfecção de veículos. Além disso, o local de carregamento e descarregamento deve estar longe da área onde os animais estão alojados.
  • Mantenha um livro de registros de visitas e veículos atualizados.
  • Não troque equipamentos, máquinas e itens com outros porcos.

Os medicamentos indicados para tratamento são:

  • Florfenimax
  • Lincomax
  • Silverm
  • Neomax
  • Medmaxi
  • Maximulin
  • Dipiren
  • Baycox
  • Sulfaforte
  • Draxxin

Respostas de 2

  1. Bom dia!! Meu nome é Adriana e comprei uma porca rosa na beira da estrada. Fiquei com dó pq iam matar ela para comer. Detalhe moro em um apto é não sei como cuidar de um porco. Estou dando ração de cachorro pra ela. Comprei a ração de porco mas ela não quis comer. Será que alguém pode me ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas