BLOG

Granja de galinha: É lucrativo? Como montar?

granja de galinha

Muitas famílias tem optado em produzir galinhas para comercializar.

Além de simples e barato, a venda de galinhas e ovos fornece renda extra às famílias.

https://www.youtube.com/watch?v=THob3RTL_eA

Acompanhe neste texto informações sobre granja de galinha.

Granja de galinha dá dinheiro?

A avicultura hoje é uma atividade agrícola muito lucrativa. A carne de aves possui importantes vantagens para o consumo humano e é produzida em escala industrial em todo o mundo.

Por isso, muitos tem optado em migrar ou até iniciar neste setor. Ele pode sim trazer um bom rendimento, mas é importante um conhecimento sobre a área antes de começar com granja de galinha.

No Brasil, há muitas indústrias que empregam milhares de funcionários e tem um ótimo lucro, mas essa atividade pode ser também para produtores menores.

Como montar uma granja de galinha?

As galinhas são baratas e não requerem muito cuidado. O cuidado com as galinhas é muito simples e o custo mais caro que você pode ter é mesmo com a implantação da granja. Galinhas podem encontrar comida no chão. Mas isso não quer dizer que você não deve fornecer alimento adequado. Lembre-se de que se você quer lucrar nessa área precisa se empenhar e fazer um bom trabalho.

A maioria das pessoas está ciente das condições de superlotação em que as galinhas poedeiras são submetidas a fazendas industriais em todo o mundo.

Mas ainda existem alguns agricultores que se preocupam com o bem-estar das galinhas e as criam ao ar livre, sem deixar de lado o correto manejo da criação.

O que uma granja de galinha precisa ter?

O galinheiro deve ser um local iluminado e ventilado. Mas, ao mesmo tempo, deve proteger as galinhas da chuva, do sol excessivo no verão e do possível ataque de predadores.

Lembre-se de que uma galinha fria, úmida ou com medo não põe ovos .

O tamanho deve ser apropriado para a quantidade de animais que você deseja ter. Se o espaço for muito pequeno, eles podem ser estressados.

Você deve higienizar o local a cada 15 ou 20 dias, removendo os excrementos e desinfetando com produtos específicos.

Fornecer camadas e cabides

Dentro do galinheiro, você deve colocar camadas ou ninhos para botar ovos lá . Você deve colocá-los nos locais mais escuros e silenciosos e preenchê-los com aparas de palha, esparto ou serragem.

Além disso, você deve instalar cabides ou prateleiras de madeira para dormir , colocando-os para que as galinhas não manchem as fezes.

Lembre-se de que, na natureza, esses animais dormem em galhos de árvores.

Garanta a eles um espaço para passear fora do galinheiro

Além do galinheiro, esses animais precisam de espaço ao ar livre para se movimentar livremente . O exercício diário contribuirá para a sua boa saúde e a melhor qualidade dos ovos.

Calcule no mínimo um metro quadrado por frango.

Lembre-se de que as galinhas são famosas por comer quase tudo. Portanto, é conveniente mantê-los separados das áreas de cultivo ou das plantas favoritas do seu jardim.

Lembre-se de trancá-los à noite para mantê-los protegidos de possíveis predadores.

Confira abaixo dicas para criação de galinhas em granja:

  • Uma granja de galinha é um negócio e deve ser gerenciada como tal. Para obter lucro, é necessário reduzir ao máximo os custos.
  • Os dados de produção de uma granja são muito importantes. Tenha total confiança em seu conhecimento para que, no momento de uma reunião técnica, você possa discutir e se relacionar com a parte técnica. Dessa forma, as decisões nutricionais serão tomadas na linha que é usada com mais confiabilidade. Os dados de produção disponíveis facilitam bastante a tomada de decisões.
  • Tente evitar desperdícios, principalmente alimentos. Representa o custo mais alto na granja.
  • Simplifique o transporte dentro da granja. Use o mesmo carrinho que levará comida, ao mesmo tempo, para levar a produção de carne e pronta para as galinhas. Isso reduz o custo do combustível.
  • Terceirizar serviços de transporte, como ovos, por exemplo. Essa medida reduz custos e investimentos no caminhão.
  • Conheça o seu produto. Ele entende completamente todo o processo que irá gerar essa carne de frango. Muitas vezes, o agricultor aprecia pouco o argumento do produto. Aprenda sobre outras maneiras de ganhar dinheiro com a criação de galinhas.

Uma galinha saudável deve ter as seguintes características:

  • Ser ativo
  • Aparência vívida e brilhante
  • Corpo ereto
  • Plumagem em bom estado
  • Crista de cor marcante, vermelha ou laranja
  • Não há muco nas narinas (localizado na parte superior do bico )

Como montar uma pequena granja de ovo?

Se você está procurando maneiras de obter lucro com granja de ovo é preciso optar pelas galinhas poedeiras. Nós explicamos para você, passo a passo e de uma maneira fácil.

Em média, cada galinha produz quase um ovo por dia, totalizando 300 anualmente.

Como regra, eles sofrem uma queda na produção, especialmente durante os meses em que é muito frio (ou muito quente) e, especialmente, durante o dia em que são reduzidos, depois retomam a taxa usual de deposição durante o período da primavera.

O ovo é um alimento básico na alimentação humana, com o qual você pode fazer uma grande variedade de receitas. Se você deseja garantir pelo menos um ovo por dia durante o ano, muito mais saudável do que aqueles que compra no supermercado, nada melhor do que criar suas próprias galinhas poedeiras.

Antes de tudo, você deve ter uma pequena terra ou casa no campo para cuidar bem das galinhas. Há quem decida fazer um galinheiro com gaiolas, mas não recomendamos esse sistema para o bem-estar das galinhas e porque isso reduzirá a qualidade do ovo.

É necessário as galinhas vivam em um habitat favorável à postura dos ovos. Vamos passar algumas dicas para ter uma boa produção de ovos:

Construção ou escolha do galinheiro

O galinheiro é um elemento necessário para criar galinhas poedeiras. Elas precisam de um espaço protegido durante a noite para depositar seus ovos. Também é importante construir este galinheiro seguindo algumas diretrizes:

  • Você deve garantir sua proteção. Se estamos no campo, devemos proteger nossas galinhas de predadores como raposas, mas também gatos e cães são uma ameaça. Isto significa, por exemplo, recorrer a cercas, tendo a previsão de cercar a rede pelo menos 35-40 cm.
  • Limite de insolação da estrutura. Durante o verão e durante o dia, em resposta ao calor, para regular a temperatura do corpo, as galinhas tendem a produzir menos ovos. Portanto, é uma boa ideia usar materiais isolantes para paredes e teto. E que o local tenha uma boa ventilação.
  • Preste atenção especial à construção do telhado. De fato, você deve proteger as galinhas mesmo no caso de chuvas fortes. É importante prestar atenção nos meses em que a meteorologia é mais complicada.

Proteger galinhas de parasitas

Sua saúde também é muito importante, os parasitas são um problema frequente para as galinhas, especialmente o ácaro vermelho, que lembramos que também pode infectar seres humanos. Nesse caso, a prevenção desempenha um papel fundamental, portanto, você deve manter o local limpo.

Além disso, lembre-se de que, durante o período de verão, as galinhas tendem a ficar doentes. Recomenda-se usar vapor de 100 graus e posteriormente, produtos de limpeza específicos, prestando atenção especial a cavidades e rachaduras.

Idealmente, você deve ter pelo menos 4-5 metros quadrados disponíveis para cada amostra. De fato, durante o dia, as galinhas não serão encontradas no galinheiro, mas preferem ficar explorando livremente. Dessa forma, eles obtêm (ingerindo conchas de caracóis, areia ou seixos) o cálcio necessário para as cascas de ovos. Além disso, quanto maior o espaço disponível para os animais, maior seu bem-estar e sua produção.

Cuide da fonte de alimentação

O filósofo Feuerbach escreveu: “Somos o que comemos”, por isso, se queremos animais saudáveis ​​e felizes, é necessário cuidar de sua dieta.

As galinhas são animais onívoros, comem quase tudo o que lhes é proposto, mas, ao fazê-lo, enfrentamos alguns riscos, principalmente a falta de alguns componentes fundamentais para uma nutrição adequada.

Portanto, para uma nutrição adequada, é importante que você saiba que deve dar cereais como cevada, aveia e trigo. Outros alimentos que não devem ser desperdiçados são os vegetais frescos e seus resíduos, por exemplo: folhas de couve-flor, repolho.

Finalmente, como parte importante de sua dieta, não devemos esquecer de sempre deixar um suprimento abundante de água fresca disponível. Tudo isso ajudará a melhorar a qualidade dos ovos.

Com essas diretrizes, suas galinhas poedeiras serão bem mantidas e fornecerão ovos frescos todos os dias.

Sistemas de produção de ovos

Esses são os principais fatores que devemos levar em consideração ao escolher o sistema de produção de ovos.

Densidade

Densidade é definida como o número máximo de galinhas por superfície construída. Os regulamentos estabelecem os seguintes limites:

  • Solo, em um nível: 7-8 galinhas por metro quadrado
  • Aviário, em vários níveis: 12-35 galinhas por metro quadrado
  • Baterias enriquecidas : 40-60 galinhas por metro quadrado

Alimento

A ingestão de ração deve ser maior na produção no solo e no aviário, pois as galinhas podem se mover facilmente e fazer mais exercícios.

Investimento de frango

O investimento por frango será sempre maior no caso de produção no solo ou no aviário (cerca de 25 a 35 euros por ave), enquanto a produção de baterias permite custos mais baixos (21 a 28 euros por ave).

Qualificação do ovo “campero”

Devemos levar em conta a crescente conscientização do bem-estar animal entre os consumidores. Nesse sentido, os sistemas de produção no solo e o aviário permitem que as aves tenham acesso a um parque ao ar livre, com o qual seus ovos adquirirão o status de campistas. No entanto, isso não acontece com a produção de ovos em gaiolas de bateria.

Qual o maior produtor de ovo do Brasil?

O Estado de São Paulo é o maior produtor de aves do Brasil, concentrando 30,9% da produção brasileira.

E Bastos, por sua vez, é o maior produtor de ovos no Estado, representando 36% do total paulista.

Como é produzido o ovo de granja?

ovos de granja

O trabalho e o esforço que a produção de ovos de granja seja um sucesso, aliada a perfeitas condições dessas galinhas.

O setor avícola é líder em inovação e na implementação de novas tecnologias  para satisfazer os consumidores mais exigentes.

Para uma boa produção é necessário segurança alimentar, saúde animal, rastreabilidade e bem-estar animal, bem como especificações de qualidade do mercado.

Ovo caipira, orgânico e de granja: quais são as diferenças?

  • Ovo orgânico: é produzido em um sistema extensivo, ou seja, as galinhas ficam soltas no terreno;
  • Ovo caipira: também segue a mesma regra de ser colocado por galinhas criadas soltas, mas sua alimentação não precisa ser exclusivamente orgânica;
  • Ovo de granja: é aquele produzido em um sistema comercial, de larga escala, por isso ele é mais barato.
  • Ovos de camperos: é que eles são de maior qualidade e com mais benefícios para a saúde humana. Geralmente é maior que os ovos normais e com melhor aparência. Estes ovos fornecem uma grande variedade de proteínas e vitaminas, como vitamina A, B8, B12, D, ferro, fósforo, selênio ou zinco.

Ovos orgânicos

Por outro lado, a compra de ovos orgânicos também constitui uma tendência de alta devido às suas inúmeras qualidades e propriedades nutricionais.

Para considerar um ovo como orgânico, as galinhas que os produzem devem ser alimentadas com produtos orgânicos. Na dieta dessas galinhas não pode haver componente químico ou fabricado. Além disso, essas galinhas devem ter no mínimo oito horas de escuridão ininterrupta para descansar e também devem ter acesso ao exterior e ter um espaço mínimo para se mover.

No que diz respeito aos benefícios de seu consumo, deve-se notar, primeiro, seu sabor e tamanho. O sabor é mais rico e natural e seu tamanho é maior que a maioria dos ovos.

Como no caso dos ovos de campista, eles são especialmente ricos em vitaminas e nutrientes. Eles contêm altas doses de vitaminas como B7 e ajudam a prevenir algumas doenças infecciosas. E é um alimento adequado para todas as fases da vida, especialmente para mulheres grávidas, crianças e idosos.

Como distinguir ovos orgânicos e orgânicos no supermercado

ovos de granja

Se você for ao seu supermercado ou loja de alimentos confiável para comprar ovos orgânicos precisará conhecer o código de controle.

Granja de galinha automatizada

A granja automatizada é construção e montagem de instalações avícolas, fazendas e armazéns para engorda de galinhas.

Para esse empreendimento é importante escolher uma empresa certificada que acompanhe todas as fases e etapas do projeto de construção da granja de galinha automatizada, desde a terraplenagem e fundações até a instalação de todos os acessórios e comissionamento da fazenda, fornecendo o material e recursos humanos necessários sem a o cliente não deve se preocupar com nada.

A granja automatizada é voltada a agricultores profissionais que desejam montar uma fazenda de aves ou galinhas em qualquer lugar do território nacional.

Ao escolher uma empresa capacitado, terá o aconselhamento profissional e materiais e acabamentos da mais alta qualidade. Poderá assim contar com melhorias nas instalações.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego Mendeiros Da Silva

Estarei montando uma área para a criação de aves,e assim ficaria muito grato se possível fosse conseguir uma dessas parceria!inclusive

Vanuza

Muito bom o conteúdo

Paulo Fernando Soares de Carvalho

Gostei muito deste matéria, estou pesquisando, pois tenho 120 hectares em Cuiabá – MT e como falei, pesquisando para criar frangos para corte. Se alguma empresa interessar em fazer parceria, por gentileza entre em contato. Novamente parabenizo a matéria. É simplesmente ótima. 11984053873. Paulista

Evandro Gouveia da Silva

Eu estou querendo saber mas e quero ter parcerias, seria de grande ajuda.

Mecho com galinhas e porcos

AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas