Quem tem criação de aves sabe que uma das preocupações são as doenças que podem acabar com a produção.
Neste artigo conheça os principais antibióticos, anti-inflamatórios e medicamentos para aves.
Principais doenças que atingem galinhas
As doenças das galinhas são diferentes e geralmente muito graves. As doenças podem atingir as aves constituindo a ameaça mais perigosa para as fazendas industriais.
A peste, a cólera e o gripe aviaria são as três principais doenças das galinhas, mas também a bronquite e a encefalite infecciosa são graves. Além disso, os parasitas externos, incluindo o ácaro vermelho, e os numerosos parasitas internos representados por diferentes espécies de vermes não devem ser esquecidos.
A verminose da galinha é uma forma parasitária generalizada em fazendas rurais. Seu perigo não está relacionado apenas aos danos diretos causados pelo parasita, mas também ao fato de que o enfraquecimento dos animais os torna muito mais sensíveis a adquirir outras doenças.
A verminose das aves pode ser devida a vermes cilíndricos (nematóides) e vermes planos (cestóides).
Conheça algumas doenças comuns que atingem as aves:
- Capilariose: Vermes filiformes localizados no bócio, estômago e intestino.
- Lombrigas: Minhocas redondas amarelo-brancas, com 4-8 cm de comprimento. Eles estão localizados no intestino delgado e têm um ciclo direto.
- Tênia: Vermes chatos que podem atingir até 25 cm de comprimento. Eles vivem no intestino.
- E ainda a presença a presença de vermes vermelhos que vivem ligados à mucosa da traqueia sugando sangue.
Como ocorre as infecções nas aves?
As galinhas são parasitárias se ingerirem seus ovos e hospedeiros intermediários (minhocas, caracóis, moscas, etc.) A infecção de doenças pode ocorrer de diversas formas. Podendo a infecção ocorrer entre as aves, ou ainda de infecções intercorrentes. Mas se não tratar pode levar a morte dessas aves e isso acarretar em um prejuízo para o produtor de aves.
Quais são as vacinas para as galinhas?
Uma vacinação é definida como a incorporação de um agente infeccioso atenuado ou inativado dentro de um corpo vivo para produzir um grau de imunidade que é medido através de uma resposta imunológica.
As vacinas aviárias são responsáveis por estimular a imunidade ativa em bandos devidamente imunizados, capazes de proteger as aves da exposição a cepas patogênicas presentes nas operações de aves.
Para isso, é necessário consultar um médico veterinário para que ele possa avaliar bem a situação.
Vacinas básicas
As vacinas que são administradas na maioria das operações comerciais de aves estão incluídas neste grupo.
- Marek
- Gumboro
- Varíola aviária
- Newcastle
- Bronquite infecciosa
- Reovirose aviária
- Coriza infecciosa
- Encefalomielite Aviária
- Coccidiose aviária
Vacinas adicionais
As vacinas que são administradas em regiões ou territórios específicos onde a referida entidade infecciosa foi claramente identificada parecem ser uma ferramenta eficaz para o controle de uma entidade infecciosa. Eles incluem:
- Cólera aviária
- Hepatite por organismos de inclusão
- Laringotraqueíte aviária
- Gripe aviária
- Metapneumovirose aviária (ART)
- Colibacilose
Principais antibióticos para aves
Principais antiinflamatórios para aves
O objetivo do seu uso de antiinflamatórios para aves é aliviar os sinais clínicos de processos degenerativos músculoesqueléticos, traumas e analgesia em atos pós cirúrgicos.
Além disso, são muito empregados no pré operatório, diminuindo assim o uso de anestésicos e obtendo uma recuperação pós-operatória mais satisfatória.
Produtos veterinários para aves
Quem pratica a avicultura precisa de produtos veterinários para a criação de aves. Confira abaixo os mais populares da loja veterinária AB Araujo:
- Bebedouro para frangos e codornas é indicado para granjas, viveiro ou até ao ar livre, disponibilizando água a vontade aos animais
- Agulha Hipodérmica Hoppner permite maior praticidade e ainda garante total conforto ao animal
- Baycox é um excelente produto para combater a coccidiose em aves, auxiliando na conquista de ótimos resultados de produção
- Proverme Anti-helmíntico eficaz no controle dos nematódeos em bovinos, equídeos, suínos, aves, cães e gatos
Também é necessário ficar atento às vitaminas para as aves, no sentido de melhorar seu crescimento e desenvolvimento.
Indicação de loja de produtos veterinários
AB Araujo é uma tradicional loja veterinária.
A origem da empresa remonta ao final dos anos 80, em que a atuação começou na área de aves, dando suporte técnico e comercial em toda a região norte do Paraná. No decorrer dos anos, tornou-se distribuidora de diversas empresas, expandindo sua área de atuação para suínos, bovinos, equinos e outros.
A AB Araujo entrou no comércio virtual de seus produtos em 2013 e continua expandindo seus negócios online até a presente data. Além de vender produtos veterinários e agrícolas, ela comercializa produtos de marcas de confiança, e isso traz mais credibilidade ao consumidor e cliente.
Inclusive já são mais de 20 mil clientes que foram atendidos pelo site. Eles fazem a pesquisa, selecionam, escolhem as condições de pagamento, efetuam o pagamento e aguardam o produto chegar a sua casa. Tudo isso na comodidade de sua casa. Não precisa nem sair de casa para comprar o produto.
Mas a loja tem sede física também. Ela está situada na cidade de Maringá, no Estado de Paraná. Então, se você é de Maringá, aproveite para fazer uma visita a equipe que está por trás da AB Araújo.
- E-mail :atendimento@blog.abaraujo.com
- Telefones: (44) 3224 3151 e (44) 99957 6367
- Endereço: Av 19 de dezembro, 170 – Zona 04, Maringá – Paraná
Na loja veterinária AB Araujo, você encontra medicamentos, suplementos, aditivos e rações para aves, suínos, bovinos, ovinos, equinos e animais domésticos.
- entrega para todo o Brasil;
- 5 % de desconto no boleto;
- Tudo em 3 vezes sem juros;
- Ambiente 100% seguro para fazer a sua compra.
Respostas de 2
Bom dia!!! muito boa a explicação sobre as galinhas e medicamentos.
Boa tarde! Pode da amoxicilina para as galinhas?