BLOG

Ração Canina: Mitos e verdades

racao-canina-mitos-e-verdades

Além de mostrar que você é um tutor responsável, preocupar-se em dar uma boa alimentação para o seu animal vai resultar, em médio ou longo prazo, em menores despesas com veterinários e medicamentos.

Sem contar a grande vantagem de ter em casa um pet com bom funcionamento intestinal: conforto e bem-estar para eles e para nós também.

Hoje, há um enorme cardápio de opções para oferecer ao seu bichinho, por isso é importante saber escolher o que mais se aproxima do ideal para cada um em particular. As rações são fáceis de encontrar, atendem às necessidades dos bichinhos, são práticas e têm custo razoável.

Contudo persiste uma crença de que as rações industrializadas provocam doenças, inclusive câncer, em razão do excesso de conservantes químicos, mas veterinários especializados em nutrição animal discordam.

dietas-naturais-para-caes
No caso da alimentação natural, é necessário que o balanceamento do preparo seja feito por profissionais capacitados. (Foto: Envato Elements)

Não há evidências científicas que comprovem essas teorias. Rações de melhor qualidade passam por certificação rigorosa e utilizam conservantes como vitamina E e antioxidantes naturais, ou conservantes químicos em baixíssima quantidade.

 

Leia também: Produtos Agropecuários: Quais são os principais?

 

A ração não é a vilã


De acordo com os especialistas, é comum ouvir que o número de casos de câncer entre os animais aumentou. Para eles, isso é atribuído à longevidade alcançada pelos bichos de estimação. Antes, os animais que chegavam aos sete anos já eram considerados idosos. Agora,
espera-se que ultrapassem os 15.

Com isso, cresceu também a incidência de doenças, o que não deve ser atribuído ao uso de rações.

Na contramão, dietas caseiras sem balanceamento têm levado animais aos consultórios com deficiências nutricionais, que muitos veterinários sequer haviam atendido.

Quando a opção do tutor for a alimentação natural, que bem feita pode ser benéfica, é necessário que o balanceamento do preparo seja feito por profissionais capacitados para compreender as necessidades específicas daquele bicho.

 

Por dentro das rações caninas


As rações recomendadas por profissionais são as chamadas
premium e super premium. Elas reúnem carboidratos, gorduras, fibras, minerais e vitaminas. A proteína, que é um dos ítens importantes, deve compor cerca de 20% do produto.

quantidade-de-racao-correta-para-evitar-obesidade
Para evitar obesidade, é importante ficar atento à quantidade oferecida. (Foto: Envato Elements)

Também deve-se observar o extrato etéreo, que é a gordura da ração e um ingrediente caro, por isso, está presente em rações de melhor qualidade.

Para que o produto seja considerado bom, a ração deve conter em torno de 14% dessa gordura em sua composição. Assim como ocorre com os humanos, o teor de gordura é importante para garantir energia ao animal. Na embalagem, encontram-se os prebióticos como mananoligossacarídeo, inulina e frutooligossacarídeos, que tornam o produto mais digestivo.

Já o hexametafosfato de sódio ajuda a prevenir a formação da placa dentária. As rações com grande quantidade de fibras ou minerais são consideradas de pior qualidade, mas, dependendo da necessidade, são indicadas para ajudar no tratamento de animais obesos ou diabéticos. Portanto, é necessário ficar atento a cada bichinho.

 

Veja as 4 Melhores Vitaminas para cachorro em 2023!

 

Dicas de rações


É importante sempre procurar pela versão
premium, ou, ainda melhor, super premium de cada marca.

Avanços da indústria


O segmento viabiliza a criação de produtos cada vez mais específicos para os animais, de acordo com a espécie, raça, tamanho, idade e doenças.

Até mesmo os alimentos classificados como de manutenção ou terapêuticos apresentam características variáveis para que os bichos respondam melhor à determinada sensibilidade, como predisposição para doenças de pele, por exemplo.

Os alimentos terapêuticos funcionam como coadjuvante no tratamento. Para os animais com problemas renais, foram desenvolvidos produtos com baixa quantidade de sódio e potássio. Do mesmo modo, existem produtos para os diabéticos ou com colesterol alto. As rações mais específicas contribuem para que a necessidade do medicamento seja reduzida.

Ainda de acordo com os especialistas, o mais prático para uma boa alimentação é optar por rações de alta qualidade e ficar atento à quantidade oferecida, evitando o sobrepeso. Os tutores devem evitar produtos de baixa qualidade, que podem conter micotoxinas em sua composição, causando danos aos bichanos.

 

Dicas e cuidados com a ração do seu pet


Com a variação de temperatura, condições e clima, é fundamental se atentar aos cuidados com a ração do seu
pet. Vamos aprender um pouco mais?

No verão, por exemplo, devemos ficar atentos com altas temperaturas e umidade nos cuidados no armazenamento da ração do seu pet, esse período ocorre muitas doenças transmitidas pela alimentação. 

A manipulação e armazenamento correto da ração garantem a qualidade deste alimento e consequentemente a saúde do seu animal.

Com os dias mais quentes, há um favorecimento na proliferação de pragas como insetos e roedores, isso expõe o alimento à contaminação e o animal a doenças, como a leptospirose transmitida pela urina de ratos.

As aves também são outro problema a se observar, pois suas fezes podem transmitir doenças ao seu animal, por isso é sempre bom manter o alimento em um local de difícil acesso para as aves.

Os zootecnistas sempre alertam para os cuidados com a ração, e por isso deixam algumas dicas básicas:

  • Ao abrir a embalagem de ração, procure armazenar em um local que não tenha umidade ou excesso de calor. 
  • Após aberto, o produto mantém o valor nutricional por seis semanas aproximadamente, depois o alimento começa a perder substancialmente o valor dos nutrientes. 
  • Não deixar restos de ração na vasilha, o animal ao comer a ração pode umedecê-las com saliva e esta ração além de poder fermentar ainda estará suscetível a fungos e bactérias. 

Atenção!


Há pessoas que devolvem as sobras para o saco de ração. O que
não deve ser feito
, pois o resto daquela ração pode contaminar o pacote inteiro, podendo levar seu animal à uma intoxicação alimentar.

 

  • Caso queira tirar a ração da embalagem, a melhor opção é guardá-la num pote hermético, mas pode-se guardar em latas de alumínio ou vidro, esses também são indicados para armazenamentos. 
  • Rações úmidas também se deve ter cuidado no armazenamento, principalmente após aberto, manter no máximo por três dias refrigerado, e fechado. 
  • Procure optar por comedouros anti-formigas, pode ajudar contra pragas comuns da residência. 
  • Uma dica muito boa é separar a quantidade semanal que seu animal irá comer em um recipiente adequado, para evitar o abrir e fechar do pacote de ração, pois além do calor e umidade, a oxigenação faz com que o alimento perca seu frescor e esteja suscetível à contaminação. 
  • Colocar a quantidade ideal, de acordo com o tamanho do animal. 
  • Jamais use o comedouro do seu animal como “pá”, para enchê-lo de ração, isso aumentará as chances de expor o alimento a restos de comidas, bactérias, saliva e germes.
jamais-use-o-comedor-como-pa
Jamais use o comedouro do seu animal como “pá”, para enchê-lo de ração. (Foto: Envato Elements)

Conclusão


Todos sabem que
a ração é a melhor opção ao seu animalzinho, por isso, deve-se também ter o cuidado de escolher a melhor ração e mais adequada para seu pet, observando sempre a data de validade e a situação da embalagem, para não ter nenhum problema futuro com seu cão ou gato.  Mantendo o alimento de seu pet bem conservado, estará garantindo a saúde e qualidade de vida do seu bichinho.

Aqui na AB Araujo você terá a certeza de que estará adquirindo os melhores produtos para garantir o bem-estar e a saúde nutricional do seu pet.

 

Acesse nossa loja e conheça nosso catálogo! 

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Existe uma lista enorme de alimentos que podem causar intoxicação em nossos bichinhos, por isso, sempre a melhor opção é a ração. Pois esta já é balanceada, com ingredientes ideais para nossos pets. Em caso de dúvidas sempre procurar por um Médico Veterinário ou um Zootecnista, esses poderão lhe indicar a melhor ração para animal. […]

AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas