BLOG

Ração de crescimento para porcos, galinhas e frangos

Há diversos tipos de rações de crescimento. Para escolher o ideal, converse com um médico veterinário.

Ração de crescimento para galinhas

O crescimento da ave é tão rápido que um pintinho de 1 dia, com 50 gramas, aos 40 dias pesará aproximadamente 2,5 kg, ou seja, seu peso aumentará 50 vezes.

A que se deve esse aumento na velocidade de crescimento?

A criação de galinhas se sustenta, desde seu nascimento, sobre 4 pilares, cujos avanços se traduziram em melhores taxas de crescimento, com menor necessidade de alimento, consequentemente menores custos, melhorando a acessibilidade: genética; nutrição; manejo das aves; e sanidade.

Para comprar a ração, escolha uma balanceada que costuma estar disponível em agropecuárias.

Na criação de aves, a alimentação é completamente natural, sendo 90% do alimento balanceado consumido, composto por milho (63%) e soja (27%), de produção local e colheita do mesmo ano, de maneira que as matérias primas são sempre frescas.

Como ingredientes complementares são utilizados conchas moídas ou cinza de ossos como fonte de cálcio e fósforo, aminoácidos essenciais e núcleos minerais e vitamínicos.

Ração de crescimento

Ração de crescimento para porco

A alimentação representa entre 65 – 70% dos custos da criação de porcos. O estágio de conclusão do crescimento representa mais de 70% desse percentual, por esse motivo, precisamos realizar uma nutrição de precisão.

Devemos formular dietas equilibradas que contenham os nutrientes necessários e nas quantidades corretas, considerando cada estágio fisiológico, peso, idade, sexo, potencial genético, estado de saúde e temperatura do ambiente.

Ração de crescimento

A dieta dos suínos devem ser projetadas usando o conceito de proteína ideal “sem déficit ou excesso” de aminoácidos, usando os dados fornecidos por laboratórios bromatológicos, de aminoácidos digestíveis ileais padronizados e que garantam: segurança, rastreabilidade, bem-estar dos animais e que sejam amigáveis ​​ao meio ambiente com a menor excreção de nitrogênio e fósforo.

Ração de crescimento para frangos

Sejam filhotes na fase de crescimento, adultos na fase de postura ou adultos na fase de engorda, os frangos precisam ser alimentados corretamente diariamente para garantir o sucesso da criação e a obtenção de benefícios.

Restos de alimentos, cereais e alimentos para animais são os produtos mais utilizados na alimentação de aves.

No entanto, isso é insuficiente para garantir a nutrição dos frangos e alguns pontos devem ser considerados que não faltam em cada uma das fases pelas quais passam.

Em uma granja de frangos, um bom exemplo é fornecer altos níveis de cálcio. Quanto a outros detalhes:

  • Após oito semanas, os filhotes comem a ração de crescimento. É necessário garantir que o nível de proteínas seja próximo de 16%, no caso de aves destinadas à postura. Galinhas para engorda devem consumir uma ração de crescimento contendo até 20% de proteína.
  • Com 10 semanas de idade, sobras podem ser introduzidas na alimentação de galinhas, embora excessos devam ser evitados para que eles não substituam a ração por esse alimento.
  • Tenha sempre um pouco de areia por perto, pois ajuda as galinhas a digerir frutas e legumes. Galinhas alimentadas apenas com a ração não precisarão de areia em suas instalações.
  • Respeite as informações alimentares. Nunca ofereça às galinhas uma ração que não seja indicada para sua fase. Por exemplo, a proporção de postura dada aos pintos antes das 18 semanas de idade, pois contém muito cálcio, pode danificar os rins e reduzir a expectativa de vida do pássaro.
  • À noite, cubra os restos de comida para evitar o aparecimento de pragas nas instalações.

Ração de crescimento para cachorro

Ração de crescimento

Ao contrário do que muitos pensam, se alimentarmos o filhote com quantidades restritas de uma dieta equilibrada e adequado ao tamanho que o cão terá quando for adulto, quando atingir essa idade, será do mesmo tamanho que será sobrecarregado, o que pode não fazer bem a ele.

Isso é muito adequado porque permitirá que, ao desenvolver em velocidade mais lenta, a estrutura esquelética não sofra o estresse biomecânico causado pelo excesso de peso e pelo crescimento acelerado.

A melhor maneira de obter uma taxa de crescimento lenta é monitorar rigorosamente o peso corporal durante o crescimento e manter o filhote em ótimas condições corporais.

Outro aspecto importante é que filhotes de raças grandes e gigantes devem sempre ser racionados, pelo menos durante o desenvolvimento. Alimentar-se livremente não é recomendado porque aumenta o risco de ingestão excessiva, o que leva a taxas de crescimento descontroladas. Além disso, a dieta “ad libitum” afeta os sistemas de regulação hormonal do crescimento.

4 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas