BLOG

Ração para galinha: Melhore desempenho da sua produção

A maneira mais conveniente de alimentar as galinhas é com uma ração balanceada. Nesse texto vamos falar mais sobre a ração para galinha, qual a melhor ração para ela botar ovo e muito mais. Acompanhe o texto!

Melhor ração para galinha caipira

A maioria das rações para galinha caipira contém, farelo de proteína de soja, vitaminas e suplementos minerais.

As rações comerciais geralmente contêm antibióticos e arsênico para promover a saúde e melhorar o crescimento, combater a coccidiose e às vezes contêm inibidores de fungos. No entanto, é possível obter alimentos balanceados sem medicação, observe os rótulos para ver se eles contêm aditivos.

Numa granja de galinhas, os alimentos são sedimentados para que a galinha possa comer mais. Porém, muitos produtores de aves “naturais” baseados em pastagens consideram que a carne é melhor quando a ave está se exercitando mais.

Se a galinha está comendo uma dieta fibrosa, é fornecido um grão. Na avicultura, esse grão geralmente não é usado porque a dieta é pobre em fibras. Galinhas ao ar livre também ingerem pequenas pedras.

Rações diferentes são frequentemente usadas, dependendo da fase de produção galinha. As porções iniciais são ricas em proteínas, um ingrediente caro nos alimentos. No entanto, as rações de crescimento e acabamento podem ser baixas em proteínas, já que as galinhas mais velhas requerem menos proteína.

Uma dieta inicial possui cerca de 24% de proteínas, uma com 20% de crescimento de proteínas e um acabamento de 18% de proteínas.

Os alimentos para galinhas poedeiras geralmente têm cerca de 16% de proteína. Rações especiais estão disponíveis para frangos de corte, pintos, estratos e criadores. Você também pode fornecer grãos integrais à condição.

O acesso à água limpa é importante. Níveis totais de sólidos dissolvidos acima de 3000 ppm em água podem interferir na saúde e produção de aves.

Melhor ração para galinha botar

melhor ração

As galinhas são normalmente alimentadas com dietas granuladas, pois acredita-se que resultem em melhor crescimento e menor conversão alimentar. Essa é uma ideia generalizada, de modo que todos os nutricionistas e gerentes de fábrica tentem garantir a granulação adequada dos alimentos utilizados.

Galinhas alimentadas com dietas à base de trigo e com níveis de energia relativamente baixos (isto é, com pouca gordura) podem ser encontradas com alimentos granulados que possuem grânulos duros e poeira muito seca no alimentador.

É importante garantir que os alimentos contenham menos de 15% de multas nos pratos, colhendo amostras representativas dos conduítes (não diretamente dos pratos onde sempre haverá uma seleção) e valorizando isso. parâmetro na fazenda, não na fábrica de ração.

A presença de partículas muito finas na ração também é contraproducente para a eficácia das dietas.

avicultura

Melhor ração para galinha caipira botar ovo

melhor ração

A decisão de criar galinhas poedeiras em sua casa para a produção de ovos é uma excelente maneira de aproveitar a galinha. Mas é importante ficar atento ao seguinte:

Idade

As  galinhas começam a botar ovos aos cinco ou seis meses de idade. Como em todas as espécies animais, os jovens são mais férteis e, portanto, são mais frequentemente colocados do que os mais velhos. Seu ciclo definitivamente cessa aos oito anos.

Alimentação

As galinhas são onívoras. Uma dieta pobre em que o cálcio e a proteína são escassos pode influenciar a quantidade e a qualidade da postura.

Os ovos das galinhas criadas em liberdade têm um sabor melhor do que os das galinhas criadas em gaiolas industriais, uma vez que estas são alimentadas com ração para acelerar o processo em detrimento da qualidade do produto.

A época do ano

O ciclo anual de postura de ovos é condicionado pelas horas diárias de luz. Há certas estações do ano em que as galinhas podem parar de pôr , especificamente o outono em nossas latitudes, quando os dias são mais curtos. A primavera é a melhor hora para por ovos.

Na criação de galinhas, a luz da cabine não é desligada para tentar confundir os animais, fazendo-os acreditar que é sempre a luz do dia. No entanto, isso afeta negativamente o seu nível de estresse, o próximo ponto que detalharemos.

Estresse

Como toda mãe,  uma galinha precisa de paz de espírito para gestar . Caminhar por espaços abertos, evitar ruídos e calor e descansar oito horas por dia são diretrizes que ajudarão você a obter galinhas felizes e ovos de qualidade.

Saúde

Se você notar que suas galinhas pararam de botar ovos, elas podem sofrer de um problema de saúde. Observe se eles têm piolhos que os impedem de dormir. Também pode ser que um seja estéril devido a causas genéticas.

Ao calcular  quantos ovos uma galinha põe, lembre-se de que ela não põe vários ovos de uma só vez, mas fornece um de cada vez, geralmente logo de manhã, depois de os formar no útero há cerca de 18 ou 22 horas Portanto, é difícil dar mais de um ovo por dia.

Sob condições ideais, as galinhas poedeiras depositam cerca de 300-320 ovos / ano, raças nativas ou ovelhas criadas 200-250 ovos/ano e galinhas puras 100-150 ovos/ano.

Então para comprar ração vale a pena comprar uma ração de qualidade, ou até mesmo moear o milho que dá muita energia para galinha, principalmente as que vivem ao ar livre.

Posso fabricar a ração na propriedade?

galinha caipira

Alguns produtores decidem misturar suas próprias porções para garantir que apenas ingredientes “naturais” sejam usados.

Os ingredientes da alimentação de aves incluem concentrados de energia, como subprodutos de milho, aveia, trigo, cevada, sorgo e moinho.

Os concentrados de proteínas incluem farelo de soja e outro farelo de oleaginosas (amendoim, gergelim, cártamo, girassol, etc.), farelo de algodão, fontes de proteínas animais (farinhas de carne e ossos, soro de leite seco, farinha de peixe, etc.), feijões como feijões secos e ervilhas forrageiras e alfafa.

Os grãos são geralmente moídos para melhorar a digestibilidade. A soja geralmente precisa ser aquecida por extrusão ou tostagem antes da alimentação, para desativar um inibidor de proteína.

A soja é geralmente alimentada na forma de farelo de soja, não na forma de “gordura total” porque o óleo valioso é extraído primeiro. Soja inteira, torrada, é rica em gordura, o que fornece energia às aves.

A alimentação de frango geralmente contém farinha de soja, um subproduto da indústria de oleaginosas. Na indústria, a soja é descascada e cortada em pedaços finos (folhas) para melhorar a ação do solvente (geralmente hexano) que é transmitido pela soja para extrair o valioso óleo.

Os óleos vegetais, como o óleo de soja, são utilizados para fins comestíveis e industriais. A soja é então torrada com um método de tratamento térmico para desativar um inibidor, que pode interferir na digestão de proteínas no animal.

No entanto, as galinhas também podem ser alimentadas com soja não extraída (com toda a sua gordura). Uma vantagem de alimentar com soja não extraída é que ela ainda contém o óleo que fornece alta energia às aves gordas. A soja não extraída precisa ser tratada termicamente, torrada com calor seco e moído, enrolada ou enrolada antes de ser misturada em uma porção.

Outro método de tratamento térmico é o extrudado. A extrusão consiste em pressionar os grãos através dos orifícios de uma matriz em um expansor-extrusor, o que cria atritos que aquecem o feijão suficientemente (às vezes também é aplicado vapor).

O resultado é um material empoeirado que não requer retificação adicional. A soja torrada e extrusada não deve ser armazenada por longos períodos de tempo, especialmente em climas quentes, porque o óleo fica rançoso.

Normalmente, é adicionado sal mineral às rações para galinhas.

Dietas orgânicas certificadas para galinhas

Rações mistas em casa são particularmente úteis para produtores de aves orgânicas certificados. Embora estejam disponíveis para a compra de rações de aves orgânicas previamente misturadas, elas podem ser caras e podem ter que ser transportadas por longas distâncias.

Muitos produtores procuram fontes locais de ingredientes orgânicos para alimentos balanceados. Alguns produtores cultivam seus próprios insumos orgânicos.

A maioria dos programas padrão para a produção animal certificada exige que 100% da ração seja certificada organicamente e que não sejam utilizados antibióticos, agentes antiparasitários, estimulantes de crescimento ou inseticidas que não estejam na lista de programas não aprovados como produtos naturais.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagna Curvelo da Silva

Boa tarde tenho 100 galinha poedeiras só põem 35 não passa de 40 e muito difícil por mais tenho tôdo cuidando pocivel

Guilherme

Elas não tão na muda ? Me chama no whatsapp 989080415 o

walter nogueira

qual a marca
de ração que devo usar para melhorar a produção de ovos

Maria de Fátima silva

Bom dia
Qual a melhor ração de postura e onde encontrar
Ou a composição da mesma

Luiz Gonçalves

Tenho 6 galinhas Embrapa 51 e 6 galinhas pescoço pelado. Elas estão com 10 meses e apenas 1 galinha de pescoço pelado está botando. Qual a melhor ração ou qual a composição para fazer uma ração de qualidade?

walter nogueira

tenho 40 galinhas pescoço pelados só estão botando 2 (sem fazer propaganda qual é a melhor a marca de ração
)

geder menezes faria

Solicito informação se posso colocar folha seca e triturada de neen, na ração para galinha, e qual a quantidade devo colocar.
obrigado

AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas