BLOG

TM 700: para que serve esse medicamento?

TM-700 é indicado para o tratamento via ração das doenças infecciosas de suínos, aves, crustáceos e peixes, produzidas por microrganismos sensíveis à oxitetraciclina.

Trabalhe com seu veterinário para identificar os agentes envolvidos na doença respiratória suína. O diagnóstico adequado ajudará a determinar os diferentes patógenos presentes, para que as opções mais eficazes de prevenção e tratamento possam ser implementadas.

O envio regular de amostras de sangue e tecido a um laboratório de diagnóstico ajudará a mantê-lo atualizado sobre o que está acontecendo em sua operação.

Como usar TM 700?

tm 700
TM 700: para que serve esse medicamento?

Misturar na ração, as quantidades de TM-700 indicadas abaixo, para obter as doses recomendadas, que seguem as indicações do “Feed Additive Compendium”. As doses podem ser modificadas a critério do médico veterinário.

Aves que não se destinam à produção de ovos para consumo humano

Dose de Terramicina 500 g/ton. 0,715 kg de TM-700 por tonelada de alimento. Doenças respiratórias _ (Mycoplasma sp., E. coli, Pasteurella sp.) _ , sinovite _ (Mycoplasma sp.) _ , cólera _ (Pasteurella sp.) _ , tifo aviário _ (Salmonella sp.) _ .

Suínos

Dose de Terramicina 22 mg/kg de peso vivo/dia. 1,125 kg de TM-700 por tonelada de alimento. Pneumonia _ (Pasteurella sp., Haemophillus sp., Mycoplasma sp., Bordetella bronchiseptica) _ , metrite _ (Corynebacterium sp.) _ , abcessos _ (Streptococcus sp., Corynebacterium sp.) _ , erisipela _ (Erysipelotrix rhusiopathiae) _ , leptospirose _ (L. pomona) _ , diarréia _ (T. hyodisenteriae) _ . exemplo para um animal com 45 kg de peso, consumindo 1,8 kg de alimento por dia.

Crustáceos e Lagostas

Dose de Terramicina 2.250 g/ton. 3,220 kg de TM-700 por tonelada de alimento. Infecções por Aerococcus viridans.

Salmonídeos

8,3 g de Terramicina, ou seja: 11,85 g de TM-700 por kg de peso vivo/dia. Kg de TM-700 por tonelada de alimento de acordo com o consumo e peso dos salmões. Doença ulcerosa _ (Haemophilus piscium) _ , furunculose _ (Aeromonas salmonicida) _ , septicemia hemorrágica _ (Aeromonas liquefaciens) _ e doença por pseudomonas.

Bagres

8,3 g de Terramicina, ou seja: 11,85 g de TM-700 por kg de peso vivo/dia. Kg de TM-700 por tonelada de alimento de acordo com o consumo e peso dos peixes. Septicemia hemorrágica _ (Aeromonas liquefaciens) _ , e doença por pseudomonas

 Esse medicamento ajuda no controle da  Doença Respiratória Suína (SRD) e é a causa predominante de mortes em porcos e criadores / finalizadores, de acordo com o Sistema Nacional de Monitoramento de Saúde Animal. Os sintomas podem variar dependendo dos patógenos presentes. Conheça um pouco mais sobre doenças.

Pneumonia micoplasmática (enzoótica)

Uma tosse seca, cortante e não produtiva geralmente é o sinal clínico inicial de pneumonia micoplasmática (enzoótica), causada por M. hyopneumoniae . Nem todos os porcos em uma caneta tossem, mas vários podem começar a tossir com outros que tossem em currais próximos. À medida que os porcos ficam doentes, eles comem menos ração e diminuem o consumo de ração. Isso pode ser difícil de detectar, porque nem todos os porcos estão doentes de uma só vez. A variabilidade em porcos da mesma idade se desenvolverá à medida que a eficiência alimentar se deteriorar e ocorrerem interrupções no crescimento.

Actinobacillus pleuropneumoniae (APP)

A APP é uma doença respiratória grave e contagiosa. O curso clínico é agudo, agudo, subagudo ou crônico. Os porcos morrem repentinamente na forma peracuada. Eles têm temperaturas muito altas – até 107 ° F – e muito pouco, se houver algum sinal respiratório. Perto do final, os porcos podem ter sérias dificuldades respiratórias, com a boca aberta e uma descarga espumosa e tingida de sangue do nariz e da boca. A pele do nariz, orelhas, pernas e talvez todo o corpo adquira uma cor azul devido à falta de oxigênio no sangue.

Os animais são geralmente deprimidos na forma aguda. Eles se recusam a comer e têm problemas respiratórios graves, tosse e, às vezes, respiração de boca aberta. Insuficiência cardíaca e circulatória também podem estar presentes.

Nas formas subaguda e crônica, há pouca ou nenhuma febre, e a intensidade e espontaneidade da tosse mudam consideravelmente. O apetite tende a diminuir e muitos porcos que sobrevivem ganham pouco.

Bordetella bronchiseptica e Pasteurella multocida

B. bronchiseptica e P. multocida geralmente atuam como invasores secundários na doença respiratória suína. Os sistemas imunológicos são comprometidos por um invasor primário, como o M. hyopneumoniae , criando assim um ambiente nos pulmões danificados para que essas bactérias entrem e causem pneumonia grave. Os sinais clínicos incluem os do agente primário da doença, mas também incluem tosse crônica ocasional, respiração difícil, menor taxa de crescimento e conversão alimentar.

Síndrome reprodutiva e respiratória porcina (PRRS)

O vírus PRRS tem como alvo macrófagos nos pulmões, deixando os pulmões altamente suscetíveis a patógenos bacterianos e virais comuns. O vírus é transmitido por secreções nasais, saliva, fezes, urina, sêmen, movimento de porcos portadores, transmissão aérea (até 3 km) e botas e roupas contaminadas. Porcos infectados com o vírus PRRS apresentam sinais sistêmicos da doença, incluindo febre e apetite reduzido. Sua frequência respiratória pode aumentar, mas a tosse não é típica. Uma diminuição na economia e aumento na mortalidade é comum.

Vírus da Gripe Suína (SIV)

O SIV é conhecido por seu rápido início e os porcos geralmente apresentam sinais nas primeiras 12 a 48 horas após a infecção. Um sinal perceptível de porcos infectados com SIV é uma tosse forte, latindo, seguida por sintomas semelhantes aos da gripe. Os porcos perdem o apetite, ficam letárgicos, se amontoam e se amontoam. Os porcos afetados correm em altas temperaturas (105 ° a 107 ° F) e apresentam respiração abdominal difícil e de boca aberta (pancadas).

Streptococcus suis

S. suis é comumente transportado na amígdala e na cavidade nasal de porcos e muitas vezes é um contribuinte oportunista e secundário da pneumonia. É onipresente nos suínos e sobrevive na poeira e nas fezes em seu ambiente normal. Juntamente com os sintomas respiratórios da pneumonia, pode aumentar a morbimortalidade e causar baixo ganho de peso. Os resultados da infecção são influenciados pelo status imunológico do hospedeiro, fatores ambientais e fatores de virulência do organismo.

Haemophilus parasuis

H. parasuis é um residente bacteriano comum do trato respiratório superior dos suínos e causa uma condição sistêmica grave (Doença de Glässer) caracterizada por polisserosite fibrinosa
(inflamação das cavidades do revestimento da membrana), artrite e meningite. Os sinais clínicos em rebanhos ingênuos incluem febre e apatia, seguidos por diminuição do apetite e anorexia. Respiração difícil, guinchando (indicando dor), articulações inchadas, claudicação, tremores, falta de coordenação, cianose, decúbito e morte súbita podem ocorrer.

Nos rebanhos convencionais, infecções crônicas em porcos de criação podem resultar em porcos com baixo desempenho. Tosse (às vezes de apenas dois ou três episódios), respiração difícil, perda de peso, claudicação e pelagem áspera são os principais sinais clínicos.

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas