Coccidiose aviária

A coccidiose aviária é uma doença causada pelo protozoário do gênero Eimeria ssp. é responsável por lesões intestinais severas e o encurtamento da altura dos vilos intestinais, prejudicando absorção dos nutrientes. Prejudica dessa forma o desempenho dos frangos de corte e aumenta a mortalidade do lote.

Ciclo biológico da coccidiose aviária

O ciclo biológico da Eimeria é dividido em três fazes:

Esporogonia

Ocorre no ambiente em temperatura entre 28º a 30º, oxigenação e umidade relativa entre 40 e 80%. Nessa fase ocorre a divisão meiótica e mitótica das células, resultando na formação do oocisto esporulado que contém quatro esporocistos com dois esporozoítos em cada.

Assexuada

O oocisto é ingerido pelo hospedeiro através de ração ou água contaminada, se rompe na moela liberando esporocistos. No intestino os esporocistos sofrerem ação da tripsina quinase e sais biliares liberando os esporozoítos. Os esporozoítos invadem os enterócitos se multiplicam por fissão múltipla formando os esquizontes, unidade repleta de merozoítos.

Sexuada

Os merozoítos diferenciando-se em macrogametas (gametas femininos) e microgametas (gametas masculinos). O macrogameta é fecundado pelo microgameta, formando o oocisto “imaturo” que será liberado na luz intestinal. O oocisto será depositado no ambiente junto com as fezes recomeçando o ciclo.

Tipos de Coccidiose

Existem dois tipos de coccidiose:

Subclínica

Causa aumento da conversão alimentar prejudicando o desempenho dos frangos de corte.

Aguda

Causa diarreia que varia de mucoide a sanguinolenta, desidratação, penas arrepiadas, anemia, despigmentação da pele, prostração, redução do peristaltismo intestinal, perda de peso e infecção bacteriana secundária.

Controle da coccidiose aviária 

Manejo sanitário

Em caso de contaminação de um lote, antes que o galpão receba um novo lote, a cama deve ser descartada junto com qualquer material que sirva de vetor.  O galpão deve ser limpo e desinfetado, o uso de vassoura de fogo é recomendada. O vazio sanitário de no mínimo três semanas deve ser realizado.

A limpeza e desinfecção do aviário normalmente são feitas com desinfetantes. Entretanto, fique atento o oocisto é resistente a maioria deles.

Desinfetantes que podem ser utilizados são à base de amônia, bromometano e determinadas moléculas e substâncias lipossolúveis. Observe a concentração e tempo de exposição recomendados pelos fabricantes.

A desinfecção de uniformes e botas dos funcionários ajuda a diminuir a proliferação do oocisto.

Antibióticos

Para a prevenção e controle da coccidiose com medicamentos são utilizados com muita frequência anticoccidianos misturados na ração.

A tabela abaixo apresenta os anticoccidianos que podem ser utilizados de acordo com Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento para frangos de corte.

Anticoccidiano Teor em PPM (g/ton de ração) Período de retirada
Amprólio+Etopabato 250 do aditivo pronto para uso (correspondendo a 125 a 250/4) 5 dias antes do abate
Clopidol 125 a 250 5 dias antes do abate
Clopidol + Metilbendazol 500 do aditivo pronto para uso (correspondendo a 100 a 125/8 a 10) 5 dias antes do abate
Decoquinato 20 a 40 3 dias antes do abate
Diclazuril 1 5 dias antes do abate
Halofuginona 3 5 dias antes do abate
Lasalocida 75 a 125 5 dias antes do abate
Maduramicina Amônio 5 a 6 5 dias antes do abate
Maduramicina + Nicarbazina 500 do aditivo pronto para uso (correspondendo a 100 a 3,75/40 a 50) 10 dias antes do abate
Monensina Sódica 100 a 120 3 dias antes do abate
Monensina+ ÁC. 3-Nitro 500 do aditivo pronto para uso (correspondendo a 100 a 100 a 120/50) 5 dias antes do abate
Narasina 60 a 80 5 dias antes do abate
Nircabazina 125 10 dias antes do abate
Narasina + Nicarbazina 80 a 100 do aditivo pronto para uso 10 dias antes do abate
Robenidina (Cloridato de) 33 5 dias antes do abate
Salinomicina Sódica 44 a 66 5 dias antes do abate
Salinomicina + Ác. 3-Nitro 500 do aditivo pronto para uso (correspondendo a 100 a 44 a 66/25 e 50) 5 dias antes do abate
Semduramicina 25 5 dias antes do abate
Senduramicina + Nicarbazina 500-600 do aditivo pronto para uso (correspondendo a 100 a 15 a 18/40 e 48) 10 dias antes do abate

O período de retirada do anticcocidiano deve ser respeitado para que não exista problemas de resíduos nas carcaças.

Cabe destacar que diante de qualquer dúvida, somente um bom especialista saberá indicar o melhor remédio para as aves, de acordo com o correto diagnóstico da situação.

Fonte:

  • NOGUEIRA, Flávia Aparecida. Efeito do barbatimão verdadeiro (Stryphnodendron adstringens Mart.) Coville, na dieta de frango de corte. 2013. v, 43 p. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, 2013.
  • MAPA Instrução Normativa Nº 51, 2006.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas