Dicas nutricionais para frangos de corte em estresse térmico

A temperatura ambiente influencia o metabolismo enérgico das aves sendo necessária uma correção nos níveis energéticos da ração. É recomendado o aumento no nível energético da ração que pode ser realizado com a inclusão de 4 a 6% de óleo ou gordura.

O nível de proteína e aminoácidos deve ser corrigido de acordo com o nível de energia na ração.

A suplementação de vitamina C vem apresentando bom resultado para diminuir o estresse calórico pode ser adicionada na ração (1g/kg ou 1200 a 3000 ppm) ou na água.

As exigências de vitamina A, E e D são aumentadas em situação de estresse por calor, o mesmo ocorre com o cálcio. É recomendado o uso de ingredientes ricos nesses compostos ou a suplementação.

A suplementação com selênio e zinco melhora a resposta do sistema imunológico das aves. O ideal é que se determine o balanço eletrolítico da ração para a correta correção dos níveis dos minerais.

O acido acetilsalicílico funciona como tranquilizante e redutor da temperatura corporal da ave, melhorando seu desempenho.

A ração devidamente balanceada deve ser servida por tempo prolongado nos horários mais frescos do dia. Uma observação interessante, diz respeito aos aviários dark (aviário fechado com pressão negativa e luminosidade preponderantemente escura).

Nestes casos, o criador tem adotado o manejo de luz apagando-a durante os horários mais quentes, para estimular o frango a dormir nessas horas, e aumentando a luminosidade durante a noite, para aumentar o consumo de ração no horário mais fresco.

Outro fator muito importante e que deve ser observado é a temperatura da água que deve estar por volta de 18 a 20ºC para garantir o consumo adequado pelos animais.

Algumas substâncias podem ser utilizadas para estimular o consumo de água como o bicarbonato de sódio 6,25g/l ou 0,36% de Cloreto de potássio suplementando na água.

Hoje em dia, com o alto desempenho e inovações tecnológicas em ambiência aviária, que permite a manutenção de uma temperatura e umidade adequada (como aviários dark e blue), a alimentação tem se mantido em um alto nível durante todos os períodos do ano.

Ou seja, essa adaptação para cada estação pode ser substituída por uma ração com níveis nutricionais, de vitaminas, promotores de crescimento, antibióticos e outro, de acordo com o período de vida do frango, e não do clima. Tais fatores contribuem muito com o crescimento seguro da ave, afastando de vez o mito do uso de hormônios no processo de produção.

Fontes:

  • FURLAN, R. L.; MACARI, M. Termorregulação. In: MACARI, M.; FURLAN, R. L.; GONZALES, E. Fisiologia aviaria aplicada a frangos de corte. 2 ed. Jaboticabal: FUNEP, p. 209-228, 2002.
  • RABELLO, C.B.V. Produção de aves em clima quente. In: Zootec 2008. Anais… João Pessoa, p. 1-11, 2008.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas