Os guias de boas práticas de higiene para criadores devem encorajar o uso de práticas higiênicas apropriadas nas fazendas para controlar esses riscos na produção primária e operações relacionadas.
Alcançar a boa saúde das aves, do celeiro e do intestino requer excelência operacional e atenção aos detalhes. Uma combinação de nutrição de qualidade, orientação veterinária e maior consideração pelo manejo do celeiro e das aves ajudará a garantir que as aves tenham a melhor chance possível de desempenho em seu potencial máximo.
Em relação aos custos, a ração concentrada é o insumo mais importante para a produção avícola, portanto, a disponibilidade de ração de baixo preço e alta qualidade é essencial para a expansão da avicultura.
Para máximo desempenho e boa saúde, as aves precisam de um suprimento estável de alimentos energéticos, proteínas, aminoácidos essenciais, minerais, vitaminas e, o mais importante, água.
Avanços recentes na nutrição avícola se concentraram em três grandes áreas:
- compreender o metabolismo e as necessidades de nutrientes;
- determinar a presença de nutrientes nos ingredientes alimentares; e
- formular as dietas mais baratas possíveis que atendam às necessidades de nutrientes.
Manejo nutricional de aves como funciona?
Na prática, as dietas das aves são formuladas a partir de uma mistura de ingredientes como cereais, subprodutos de cereais, gorduras, fontes de proteína vegetal, subprodutos animais, suplementos vitamínicos e minerais, aminoácidos cristalinos e aditivos alimentares.
O aumento dos custos e o declínio do fornecimento de alimentos tradicionais nos países em desenvolvimento devem limitar a expansão futura da produção de aves.
Esta situação destaca a necessidade urgente de melhorar a utilização da ampla gama de alimentos alternativos disponíveis para esses países. Em muitos casos, os recursos alimentares não são usados, são desperdiçados ou são usados de forma ineficiente.
O uso da maioria dos alimentos alternativos é atualmente desprezível devido às limitações impostas por fatores nutricionais, técnicos e socioeconômicos. No entanto, ao contrário dos sistemas de produção avícola comercial intensiva, os sistemas de produção avícola familiar e semi-industrial são adequados para o uso desses alimentos.
Um sério problema nutricional nos países em desenvolvimento é a contaminação biológica e química dos alimentos para aves, que pode ter consequências graves no desempenho das aves e na segurança dos produtos avícolas para os humanos.
Entre os contaminantes potenciais, as micotoxinas são as mais difundidas, especialmente em condições de calor e umidade, e a descontaminação de micotoxinas deve fazer parte das estratégias de alimentação.
Algumas áreas de foco críticas são as seguintes:
- Biossegurança
- Práticas de biossegurança bem definidas em toda a produção de frangos (pré, durante e pós-colocação) são cruciais para o sucesso da produção avícola.
- A biossegurança eficaz pode ajudar na higiene, no controle de insetos e vermes na fazenda e ajudar a limitar a transmissão de doenças dentro e entre os celeiros.
- Tempo ocioso entre bandos
- O tempo de inatividade adequado de pelo menos 14 dias com medidas adequadas de limpeza e desinfecção entre as colocações do lote ajuda a reduzir a transmissão de doenças entre os lotes e permite tempo para se preparar para o próximo lote.
- Preparação pré-colocação
- A preparação pré-colocação é necessária antes que o novo lote chegue para ajudar a prevenir perdas durante a incubação e o resto do crescimento.
- Pontos de verificação a serem lembrados: aquecedores, temperatura do piso, sondas de temperatura e umidade relativa, ventilação, bebedouros, alimentadores, etc.
- Prevenção da coccidiose
- A coccidiose é uma doença causada por um parasita intestinal microscópico. Este parasita pode afetar a integridade intestinal e predispor as aves a outros problemas intestinais. Manter a integridade intestinal durante este tempo por meio de tecnologias inovadoras fornecidas que é fundamental para permitir que as aves atinjam seus níveis máximos, apesar dos desafios de saúde intestinal.
- Manejo de cria
- Com as capacidades genéticas aprimoradas de hoje e o rápido crescimento das aves, mais tempo está sendo gasto durante a fase crítica de criação. Como resultado, garantir um bom início na produção de aves pode ter um impacto significativo na saúde e no desempenho futuro das aves.
- O período inicial é um momento importante para o crescimento intestinal e o desenvolvimento de uma microflora equilibrada.
- Gerenciamento de lixo
- A cama em um aviário atua como cama para os pássaros. Além de ficar de pé e descansar na cama, os pássaros bicarão naturalmente a cama. A condição e a qualidade da cama têm um impacto na saúde intestinal e na lucratividade dos frangos, desde o momento em que os pintinhos são colocados durante toda a produção.
- A cama úmida apresenta um ciclo vicioso para a saúde intestinal. Sem o manejo adequado, mesmo em manchas, a cama molhada pode servir como um terreno fértil para patógenos em potencial e pode ser um ponto de partida para o estresse intestinal que se desenvolve e leva a doenças. À medida que os problemas com a cama molhada aumentam, os níveis de amônia no celeiro aumentam, o que pode ser potencialmente prejudicial à saúde das aves. É muito mais fácil prevenir e gerenciar as condições de umidade da cama antes de começarem.
- Alguns fatores a serem considerados podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de cama úmida: tipo de material, qualidade da cama, profundidade da cama, qualidade da água, gerenciamento da linha de bebedouros, gerenciamento da iluminação, ventilação e temperatura.
- A cama muito seca e empoeirada pode ser uma das muitas indicações de que as aves podem não estar bebendo o suficiente. Muito material empoeirado pode causar problemas respiratórios.