Neste texto vamos abordar quais os medicamentos antiparasitários para aves e também falar das doenças que mais acometem as aves. Acompanhe o texto.
Doenças em aves
Nematóides
Os nematóides, também chamados de lombrigas, podem ser encontrados em quase todos os sistemas corporais da ave. Eles são mais comumente associados ao trato intestinal. A infestação ocorre quando a ave ingere os ovos que contaminaram a comida, água, brinquedos ou solo. Os ovos eclodem, as larvas tornam-se adultas e os adultos produzem mais ovos que são eliminados do corpo nas fezes e contaminam o ambiente.
Outra ave, ou a mesma, pode ingerir os ovos e o ciclo recomeça. Aves com forte infestação geralmente apresentam sinais como falta de economia, crescimento insuficiente ou diarreia. Alguns tipos de nematóides invadem o trato respiratório causando dificuldades respiratórias.
O diagnóstico é feito pela observação dos vermes nas fezes ou, mais comumente, pelo exame do material fecal ao microscópio.
Nesse caso, o tratamento é feito com fenbendazol , ivermectina ou pamoato de pirantel e geralmente é repetido em 14 dias.
Sempre consulte seu veterinário sobre o tratamento com qualquer um desses medicamentos. Alguns deles não devem ser usados em certas espécies, por exemplo, fembendazol não deve ser usado em algumas das aves menores, como canários e calopsitas.
A prevenção inclui a limpeza diária das gaiolas, incluindo todos os itens que contenham material fecal, como pratos com comida / água.
Trematódeos e cestódeos (vermes e tênias)
Aves de companhia enjauladas devem ter muito pouco risco de exposição a vermes e vermes. Esses parasitas têm um ciclo de vida indireto que requer um hospedeiro intermediário, como um caracol ou minhoca. O hospedeiro intermediário come o ovo do parasita e então, por sua vez, o pássaro come o hospedeiro intermediário infestando-se com o parasita.
Já para esse tratamento pode ser utilizado praziquantel ou epsiprantel.
Remover material fecal diariamente e evitar que a ave ingerir hospedeiros intermediários deve ajudar a prevenir que a ave pegue trematódeos e cestódeos.
Protozoários
Os parasitas protozoários são um grupo diverso que inclui coccídios, Giardia e cryptosporidia. Os dois primeiros podem causar fezes tingidas de sangue e diarreia. O diagnóstico é feito pelo exame de uma amostra fecal muito fresca.
Aves infectadas com coccídia geralmente são tratadas com Amprolium, e aquelas com infecções por Giardia são tratadas com metronidazol .
Os criptosporídios afetam as células dos tratos respiratório e intestinal, causando sintomas como diarreia intensa, secreção nasal, sinusite e tosse. Um tratamento eficaz não está disponível atualmente. Novamente, reduzir a contaminação fecal é necessário para prevenir a infecção com os protozoários.
A coccidiose aviária causa lesões intestinais severas, por este motivo também acaba prejudicando absorção dos nutrientes.
Artrópodes
Os artrópodes parasitas de pássaros incluem ácaros, piolhos e carrapatos. As infestações podem ocorrer na pele ou penas, embora algumas possam infestar o trato respiratório. Alguns desses parasitas têm todo o seu ciclo de vida na ave, enquanto outros vivem parte de sua vida no meio ambiente. O
s sintomas incluem mastigação de penas , perda de penas, pena de baixa qualidade e inflamação da pele. Os parasitas às vezes podem ser vistos na ave a olho nu. O tratamento depende de qual artrópode foi encontrado.
Conclusão
Portanto, esta é uma pequena lista dos muitos parasitas que podem ser um problema para as aves.
Os pontos comuns na prevenção incluem obter a ave de um criador respeitável, colocá-la em quarentena antes de expô-la a outras aves, realizar exames fecais de rotina, fornecer saneamento adequado e tratar a ave, se necessário. Se sua ave apresentar algum sintoma de parasitas externos ou internos, leve-a a um veterinário.
Um diagnóstico adequado por um veterinário eliminará tratamentos desnecessários que podem ser prejudiciais para a ave.
Respostas de 2
Tenho duas galinhas que estao com o papo bem grande , mole e despenado. Como posso saber se é uma infecção e que tipo?
Interessante esse assunto, geralmente acesso esse site e sempre acho conteúdo interessante como esse. story insta