BLOG

Criação De Galinha: Guia Manejo [Atualizado]

criação de galinhas

A criação de galinhas no Brasil é uma é fonte de renda tanto para pequenos produtos rurais, como também agricultores que contam com granjas voltadas ao seu manejo.

Como se chama a criação de galinhas?

A avicultura é a criação de aves para produção de alimentos, como carne e ovos. A avicultura se divide em Avicultura de corte e postura. Destaque para a criação de frangos e galinhas.

Criação de galinhas em pequenas propriedades

É um fácil cultivo porque não é necessário muito investimento. Sendo assim, um local adequado, um bom espaço, milho já é um bom começo.

Claro que estamos falando de forma resumida, mas criação de galinhas principalmente em pequenas propriedades, são ótimas para fonte de consumo e também de renda.

No Brasil, a carne de frango é a mais consumida pelos brasileiros e uma aliada na dieta saudável. Ela é barata, saborosa, e de fácil preparo. Por isso, o seu consumo tem crescido muito no decorrer dos anos.

Aliado a isso, o Brasil é o 2º maior produtor do mundo e o maior exportador de carne de frango. Dados estes que mostram o quando a carne de frango tem destaque aqui no país, seja em uma pequena propriedade ou em granja.

Confira neste texto mais informações em relação a criação de galinha de granja, caipira e poedeira e quais as diferenças no manejo de cada uma delas.

Criação de galinha de granja

De acordo com o Manual publicado pela Embrapa sobre a criação de galinha caipira na agricultura familiar: noções básicas, algumas questões são importantes em relação a criação e manejo. Vamos conferir:

Instalações

As instalações em qualquer avicultura são indispensáveis a que exista uma produção rentável, seja a subsistência ou comercialização.

Cercado

Para que haja um controle da criação, existe a necessidade de que em volta do galinheiro seja construído um cercado.

Alimentação

  • Pintinhos: alimentá-los com ração inicial as aves, que se trata de uma ração balanceada de acordo com as exigências nutricionais do pinto, e claro, água limpa a disposição.
  • Aves adultas: Ração balanceada que atende às exigências nutricionais da ave.

Como alimentar uma galinha?

Sendo normalmente granívoras, as galinhas poedeiras podem ser alimentadas com uma mistura de cereais.

Seus alimentos estão disponíveis comercialmente de diferentes formas: alimentos completos, que fornecem ao animal os nutrientes diários necessários, e alimentos complementares, que devem ser integrados a outros elementos, como frutas.

De qualquer maneira, seria o caso de disponibilizar às galinhas um espaço a se coçar, de modo a adicionarem grama, insetos e pedrinhas à dieta que ajudem na digestão.

Qual é a ração para galinhas ideal?

galinha caipira

A melhor ração para galinhas são os alimentos sedimentados. As galinhas comem pouco e fazem viagens frequentes ao alimentador para alimentar, isso requer energia.

A peletização reduz a quantidade de energia necessária para a ave se alimentar.

No entanto, muitos produtores de aves “naturais” baseados em pastagens consideram que a carne é melhor quando a ave está se exercitando mais.

Se o pássaro está comendo uma dieta fibrosa, é fornecido um grão como casca de ostra para ajudar a moer a comida grossa na moela.

Em aves industriais, esse grão geralmente não é usado porque a dieta é pobre em fibras. Pássaros ao ar livre também ingerem pequenas pedras.

Criação de galinha caipira

laying hens 4133953 960 720

Conforme manual da Embrapa, as galinhas caipiras de verdade são originadas a partir daquelas que foram introduzidas no Brasil na época do descobrimento.

Muitas galinhas caipiras são criadas soltas, ou delimitada em um espaço. Porém a fama da carne da galinha caipira é bem conhecida.

Muitos afirmam que sua carne e seus ovos são muito mais saborosos que os produzidos em granjas industriais e vendidos nos supermercados.

Segundo dados, no mundo, existem aproximadamente 300 raças de galinhas consideradas domésticas (gallus gallus domesticus).

Confira abaixo as principais raças de galinhas que são usadas para melhoramento genético das galinhas caipiras:

  • Australorp
  • Brahma
  • New Hampshire
  • Plymouth Rock Barrada
  • Rhode Island Red
  • Turken

Criação de galinha caipira para corte

galinha caipira corte

Como os animais não se estressam e isso não afeta a postura dos ovos, eles precisam ter abrigos adequados.

Existem muitos tipos de galinheiros, em madeira, alvenaria ou chapa, mas todos devem atender a certas características: o espaço para uma única galinha deve ter pelo menos quatro metros, deve proporcionar uma área interna bem exposta e ventilada, com temperatura incluída entre seis e trinta graus, de preferência entre quinze e vinte e quatro.

Até a umidade deve ser bem regulada e, acima de tudo, devemos providenciar o fornecimento de uma caixa de areia, com pelo menos dez centímetros de espessura e formada indistintamente a partir de aparas de madeira, serragem ou palha.

Criação de galinha poedeira

galinha caipira poedeira

O termo galinhas poedeiras refere-se a todas as aves desta raça criadas a produção de ovos, uma vez que depositam pelo menos uma por dia, totalizando quase trezentas por ano.

De qualquer forma, é importante ter em mente que existem no inverno e, frequentemente, até no verão a produção de ovos pode cair.

Causas comuns das galinhas poedeiras não produzirem ovos

Normalmente, as causas de uma redução ou desaparecimento de ovos postos podem ser: estação ou alimentação.

Quando está muito frio ou muito quente, as galinhas tendem a produzir menos ovos.

A falta de ovos também pode ser devido a um problema de alimentação, por exemplo, um desequilíbrio na presença de cálcio e vitamina D, essencial a formação da concha, ou por questões ambientais, dadas por um galinheiro muito lotado ou mal cuidado.

avicultura

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] criação de galinhas se sustenta, desde seu nascimento, sobre 4 pilares, cujos avanços se traduziram em melhores taxas […]

Erika

Olá, sou mestranda da UFES do programa de Biologia Vegetal. Estou fazendo um projeto de divulgação científica sobre como lidar com cobras e lagartos que invadem galinheiros. Gostaria de saber se poderiam indicar alguma medida de prevenção. Imagino que a construção de galinheiro totalmente fechado por telas, sem frestas e erguido do solo (construído sob hastes) deve ser indicado, certo? Se puder me ajudar com a pesquisa, agradeço demais. Não encontrei trabalhos científicos sobre o assunto e é um assunto relevante, porque a maior parte desses animais são mortos quando encontrados no galinheiro.
Agradeço sua atenção,
Erika Belotti Merísio
Lattes iD(http://lattes.cnpq.br/3278426828417040)

[…] Mas ainda existem alguns agricultores que se preocupam com o bem-estar das galinhas e as criam ao ar livre, sem deixar de lado o correto manejo da criação. […]

AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas