BLOG

Tratamento para doenças em galinhas caipiras: o que precisa saber

Tratamento para doenças

A criação de galinhas caipiras é um dos motores do agronegócio.  Isto porque, estes animais são uns dos maiores produtores de alimentos no Brasil. Do mesmo modo, a criação de galinha caipira é extremamente relevante em termos sociais e econômicos para as populações rurais de vários países da África, da Ásia e da América do Sul.

Neste sentido, quando há alguma doença com as galinhas caipiras é preciso correr para tratar. Sendo assim, é importante que os criadores estejam atentos a doenças que podem acometer estes animais e conheçam bem os possíveis tratamentos.

Pensando nisso, selecionamos algumas informações que podem ajudar você a prevenir e a tratar as doenças mais comuns nas galinhas caipiras. Descubra como manter seus animais protegidos.  Suas galinhas e sua empresa agradecem!

CONHEÇA AS PRINCIPAIS DOENÇAS QUE PODEM ATINGIR AS GALINHAS CAIPIRAS

Como vimos, é importante cuidar das suas galinhas caipiras e garantir que elas estejam o mais saudáveis possível.  Antes de mais nada, você precisa conhecer as principais doenças que podem atingir este animalzinho.

Uma das doenças mais comuns em galinhas caipiras é a cólera aviária. Esta é uma doença contagiosa que ocorre em aves domésticas como por exemplo, galinhas, patos, perus bem como marrecos e gansos. Esta condição é causada pela bactéria Pasteurella multocida.

Outra doença bem comum que pode afetar as galinhas caipiras é uma condição conhecida como New Castle.  A New Castle é uma doença viral de disseminação rápida e fatal.  Ela produz sintomas respiratórios, em geral acompanhados por manifestações nervosas, diarreias e um inchaço da cabeça.  Sua transmissão ocorre a partir do contato direto com aves doentes

Já a bronquite Infecciosa é uma doença que costuma atingir as aves mais jovens.  A infecção pode ocorrer através da inalação de esporos dos fungos presente no ar.  O agente causador da doença é um fungo, que prejudica geralmente o sistema respiratório, globo ocular e tecido subcutâneo das aves.

OUTRAS CONDIÇÕES QUE PODEM AFETAR SUA GALINHA CAIPIRA

Tratamento para doenças
Tratamento para doenças em galinhas caipiras: o que precisa saber – Foto – Pixabay

Além destas doenças, a galinha caipira pode sofrer ainda com outras condições. São elas:

  • Doençade Gumboro,
  • Varíola ou Bouba Aviária,
  • Doençade Marek,
  • Salmoneloses,
  • Verminoses,
  • Coccidiose,

Há ainda outras doenças que podem atingir a galinha caipira. Desta forma, é importante você sempre contar com um veterinário.  Apenas ele poderá dar um diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento.

CONTROLE SANITÁRIO É O MELHOR TIPO DE PREVENÇÃO CONTRA DOENÇAS AVIÁRIAS

Muitas das doenças que afetam as galinhas caipiras não possuem tratamento. Portanto, a dica principal é sempre investir em prevenção.  O indicado é sempre contar com a ajuda de um especialista caso você perceba que há algo errado com suas aves.

O controle sanitário é o melhor tipo de prevenção. Por exemplo, o manejo sanitário é a limpeza e a desinfecção das instalações e dos equipamentos do aviário onde se cria galinha caipira. 

Da mesma maneira, é importante que o avicultor tenha conhecimento dos problemas sanitários de sua região. Isto fará com que você evite desperdício de tempo e dinheiro com medicamentos desnecessários

TRATAMENTOS COM ANTIBIÓTICOS PODEM FAZER A DIFERENÇA NO CASO DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

As doenças mais comuns em galinhas caipiras são as doenças respiratórias.  Para isto, o tratamento com antibióticos é uma boa ideia para o controle da doença clínica. No entanto, o criador deve saber que este tratamento não elimina as aves portadoras.

Do mesmo modo, um bom programa de biosseguridade e um programa de vacinação das aves que estão na área endêmica são necessários no controle da coriza Infecciosa das galinhas. Isto porque, como já vimos a maioria das doenças não possui tratamento. Um exemplo é a Cólera aviária, New Castle e bronquite.

Outras doenças podem ser tratadas ou prevenidas com plantas e medicamentos, como é o caso da Bouba Aviária ou Caroço.

Consulte um especialista. Crie um plano inteligente de prevenção. Desta forma, suas galinhas caipiras estarão protegidas.

 

 

 

 

 

0 0 votes
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alberto Soares

CRIU APROXIMADAMENTE 120 BICOS DE AVES (galinhas, patos, picotes e ganços).
Gostaria de receber um folheto explicativo das principais doenças e os respectivos remédios. São aves caipiras, criação de sítio.

Dermivaldo

Será que vc poderiam me dar uma orientação? Lá no sítio, as galinhas estão morrendo todas, não sei o que é; Estão morrendo aos montes. Ficam sorumbática e vaõ enfraquecendo, caindo e morrendo. Será que tem haver com muita chuva? O galinheiro fica próximo ao córrego e inclusive uma parte dele fica encharcado.

AB Araujo: Produtos Veterinários e Agropecuários

Os melhores produtos veterinários e agropecuários para sua criação de aves, suínos, pássaros, equinos, cachorros e gatos.

Consulta com Veterinário Online? Saiba Mais:

Conteúdos do nosso Blog

Sobre o que você quer ler?

Mais Lidos

Entenda tudo sobre antibióticos para cães

Tudo sobre Antibióticos para Cães

Os antibióticos são medicamentos poderosos que podem tratar uma variedade de infecções bacterianas em cães. No entanto, eles devem ser usados com cautela e apenas